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27/04/2007 - 09:32

Sadia acelera crescimento e fecha primeiro trimestre com aumento de 180% no Ebitda

Vendas e lucro líquido avançam e empresa apresenta resultados acima do esperado para o período.

A Sadia S.A confirma suas expectativas e registra um primeiro trimestre marcado pela volta do crescimento e da recuperação da rentabilidade, confirmando o sucesso da estratégia adotada pela empresa desde o ano passado. Os bons resultados obtidos no período decorrem do esforço contínuo da empresa em direção a um crescimento firme e sustentável. E ocorrem após o impacto da redução do consumo mundial de aves causada pela gripe aviária, pelo embargo Russo à carne suína brasileira e pela desvalorização cambial, que pressionaram negativamente os resultados de todo o setor, principalmente durante o primeiro semestre de 2006.

Ao conseguir acelerar a recuperação dos resultados, a Sadia obteve um lucro líquido de R$ 96,2 milhões, superando em 43,6% o desempenho de 2006. O Ebitda registrou avanço de 180% no período, totalizando R$ 231,4 milhões. A margem Ebitda aumentou de 5,5% no 1T06 para 12,2% no 1T07. Como conseqüência do bom desempenho operacional, o endividamento líquido da Sadia voltou a situar-se abaixo dos 50% do patrimônio líquido.

Com o crescimento contínuo das vendas, tanto no mercado interno quanto no externo, a empresa registrou um avanço de 23,5% na receita bruta, alcançando R$ 2,2 bilhões no primeiro trimestre de 2007. Também contribuíram para a recuperação efetiva dos resultados a forte demanda por aves, bovinos e produtos industrializados no mercado internacional.

Mercado Interno - O primeiro trimestre deste ano foi marcado pelo firme crescimento no mercado interno, cujo volume físico de vendas atingiu 224,8 mil toneladas, um avanço de 6,7% acima do total do mesmo período de 2006. A Sadia obteve receita de R$ 1,2 bilhão neste mercado, 13,7% superior ao 1T06. Com o resultado, o mercado doméstico respondeu por 54% da receita operacional bruta da Sadia.

A linha de industrializados lidera as vendas internas, confirmando a estratégia da companhia em focar seus negócios em produtos de maior valor agregado. O volume comercializado somou 186,3 mil toneladas de produtos industrializados, que representa crescimento de 12,9% na comparação com período anterior. Em termos de receita, o avanço foi de 14,7%, totalizando R$ 930,8 milhões no período. A participação deste segmento no volume total comercializado no mercado interno cresceu de 78,3% no primeiro trimestre de 2006 para 83% no mesmo período de 2007.

As vendas de aves foram 23,3% menores em volume devido à retomada das exportações para a Europa e Oriente Médio. A receita do segmento, no entanto, registrou recuperação, com um crescimento de 14,7%, totalizando R$ 101 milhões. A compensação pode ser explicada pelo aumento de 49,4% no preço médio das aves registrado no 1T07. O mesmo pôde ser observado no segmento de bovinos, com queda de 42% no volume de vendas por conta da estratégia de direcionamento do produto para o mercado externo.

Devido à permanência do embargo russo para a maioria dos Estados brasileiros, a oferta de suínos continuou direcionada para o mercado doméstico. Com isso, o volume de vendas e a receita operacional bruta avançaram 19%, comparados com o primeiro trimestre de 2006.

Mercado Externo - No mercado internacional, as vendas alcançaram um volume total de 266,2 mil toneladas no trimestre, um aumento de 22,5% em relação ao mesmo período do ano passado. A receita cresceu 37,2%, atingindo R$ 999,6 milhões. Os principais destinos, em termos de receita, foram: Oriente Médio, seguido por Europa, Eurásia, Ásia e Américas.

O segmento de aves inteiras e partes foi o principal responsável pela excelente performance da empresa no mercado externo. Mesmo com a valorização média do real frente ao dólar foram embarcadas 207,9 mil toneladas do produto, um volume 17,4% maior que o mesmo trimestre do ano passado. A receita cresceu 35,1%, passando de R$ 530,5 milhões para R$ 717 milhões.

Os embarques de produtos industrializados, de maior valor agregado, também registraram forte crescimento, impulsionados pelas vendas de assados e grelhados para a Europa. O volume cresceu 16,5%. A receita obteve avanço de 22,2% na comparação entre os períodos, somando R$ 105,2 milhões.

Os embarques de carne suína cresceram significativamente em comparação ao primeiro trimestre de 2006, período em que o impacto do embargo russo foi mais sentido pelo setor. Com a retirada da restrição para o Mato Grosso e Rio Grande do Sul, o volume comercializado aumentou 66,7% no primeiro trimestre de 2007, enquanto a receita subiu 88,5%, somando R$ 97,2 milhões no período.

Seguindo a estratégia de direcionar o segmento de bovinos para o mercado internacional, o produto foi o que registrou o maior crescimento percentual tanto em volume de vendas quanto em receita. O volume comercializado cresceu 87,3%, totalizando 13,5 mil toneladas. A receita avançou 99,1%, representando R$ 76,3 milhões.

Investimentos e Perspectivas - A Sadia realizou investimentos de R$ 177 milhões no primeiro trimestre de 2007, valor 18,1% inferior comparado ao 1T06. O montante está sendo destinado para ampliação e modernização dos seus parques fabris, além da construção da fábrica de processamento de carne na Rússia e da unidade agroindustrial de Lucas do Rio Verde (MT).

A Sadia prevê um crescimento entre 9% a 11% nas vendas físicas totais em 2007. Para o mercado interno, a empresa estima crescimento entre 8% e 10% no volume de vendas. Já no mercado externo, a Sadia espera um aumento entre 10% a 12% no volume embarcado devido à retomada na demanda global por aves. As estimativas são baseadas no aumento da capacidade industrial, nos ajustes operacionais que vêm sendo realizados nos últimos anos, na modernização das unidades da companhia, além da expectativa de um cenário externo mais favorável.

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