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27/04/2007 - 09:32

Base de clientes da Oi cresce 19% no serviço móvel e 32% na banda larga em 12 meses

Receita bruta sobe para R$ 6,2 bilhões e resultado líquido atinge R$ 343 milhões no primeiro trimestre de 2007.

Rio de Janeiro – A Tele Norte Leste Participações, holding que controla a Oi, encerrou o primeiro trimestre de 2007 com receita bruta de R$ 6,2 bilhões, 5,5% superior à do mesmo período de 2006. A receita líquida atingiu R$ 4,3 bilhões e o resultado líquido foi de R$ 343 milhões.De março de 2006 a março deste ano, a base de telefonia móvel incorporou 2,1 milhões de novos clientes, acumulando expansão de 19%, mais uma vez superior ao crescimento médio do mercado (14%). No fim do primeiro trimestre, a Oi liderava o serviço de telefonia móvel em sua área de atuação (Região 1), com participação de 27,2%.

O número de clientes do Oi Velox, serviço de acesso à internet em banda larga, aumentou 32% em relação a março de 2006. No fim do primeiro trimestre, os acessos do Oi Velox já equivaliam a 8,2% das linhas de telefonia fixa em serviço.

Em relação ao primeiro trimestre de 2006, a base de clientes da empresa aumentou 8%. No fim de março, a Oi tinha cerca de 28,9 milhões de clientes, dos quais 14,3 milhões em telefonia fixa, 13,4 milhões em telefonia móvel e 1,2 milhão em banda larga.

- Continuamos a crescer em ritmo vigoroso, o que mostra o retorno que estamos tendo com a estratégia de investir em banda larga, mobilidade e convergência – afirmou o diretor de Finanças e Relações com Investidores da Oi, José Luis Salazar.

Ebitda – O Ebitda (lucro antes de despesas financeiras, impostos, depreciações e amortizações) consolidado atingiu R$ 1,4 bilhão, com declínio de 2,4% em relação ao primeiro trimestre de 2006. A margem Ebitda foi de 33,7%.

Investimentos – No primeiro trimestre, os investimentos da Oi totalizaram R$ 344 milhões, o equivalente a 8% da receita líquida consolidada da empresa. Desse montante, R$ 279 milhões foram destinados à telefonia fixa e R$ 65 milhões, à telefonia móvel. Para todo o ano de 2007, os investimentos programados são de R$ 2,4 bilhões, sendo 80% para telefonia fixa e 20% para telefonia móvel.

Endividamento – Ao fim do primeiro trimestre, a dívida bruta da companhia totalizava R$ 8,8 bilhões, 20% inferior à do mesmo período de 2006. A dívida líquida caiu 28% e encerrou março em R$ 4,2 bilhões, ajudando a reduzir as despesas financeiras em 23% ante o primeiro trimestre de 2006. O saldo de caixa e aplicações financeiras alcançou R$ 4,6 bilhões.

Telefonia móvel (TNL-PCS) – No primeiro trimestre de 2007, a receita operacional bruta da empresa de telefonia móvel aumentou 31% em relação aos primeiros três meses de 2006, para R$ 1,3 bilhão. A receita líquida cresceu 33%, para R$ 1 bilhão, e a receita com serviços móveis (excluindo a venda de handsets) teve alta de 44%, atingindo R$ 1,1 bilhão.

A receita com chamadas originadas totalizou R$ 374,2 milhões, com expansão de 25% em relação ao primeiro trimestre de 2006. O faturamento com serviços de valor adicionado – como SMS, envio de fotos e downloads de vídeos – avançou 17%, alcançando R$ 66,2 milhões.

Na empresa de telefonia móvel, o lucro líquido atingiu R$ 45,6 milhões, contra um prejuízo de R$ 28,1 milhões nos primeiros três meses do ano passado. O Ebitda atingiu R$ 183,3 milhões, com margem de 18,3%.

Oi Internet – Lançado em fevereiro de 2005, o provedor Oi Internet terminou o primeiro trimestre de 2007 com 2,8 milhões de clientes. Deste total, 2,4 milhões utilizavam o acesso discado e cerca de 430 mil já haviam aderido ao serviço de banda larga. O provedor está presente em mais de 2,2 mil localidades.

Novidades Oi: Parceria Sky+DirecTV - A Oi iniciou, no dia 21 de abril, parceria comercial com a Sky+DirecTV para oferta conjunta que integra os serviços dos pacotes Oi Conta Total, que reúnem internet em banda larga, telefonia fixa, telefonia móvel e longa distância, com TV por assinatura. Com a oferta, os usuários dos serviços das duas empresas terão descontos substanciais nas mensalidades, além de isenção de taxa de adesão e equipamentos (no caso do serviço Oi Velox o modem ADSL; e, no caso da SKY+DirecTV, decodificador e kit antena). Os descontos podem variar de R$ 500 a R$ 1300.

Planos de minutos – Lançados em maio de 2005, os Planos de Minutos encerraram o primeiro trimestre de 2007 com cerca de 2,6 milhões de clientes, o equivalente a 18% das linhas de telefonia fixa em serviço. Com características até então restritas à telefonia móvel, como a tarifação de chamadas por minutos, a possibilidade de transferir o tempo não utilizado para o mês seguinte e a opção de detalhamento da conta, os planos têm quatro opções de franquia (230, 350, 500 e 1000) e três modalidades (Fale, Fale & Navegue Noite, e Fale & Navegue Sem Limites).

Oi Paggo – Após um piloto em Natal e Uberlândia, o Oi Paggo foi lançado no Rio de Janeiro no início do ano e terminou o mês de março com mais de 60 mil usuários e 5 mil lojistas cadastrados. O Oi Paggo é um serviço pioneiro que permite ao cliente fazer compras via aparelho móvel da Oi na rede de lojistas credenciados pela Paggo. Através de SMS (mensagens de texto), o lojista e o cliente podem realizar as transações de compra e venda sem a necessidade do terminal que transmite as informações do cartão de crédito. A transferência dos dados dura poucos instantes e é operacionalizada entre o Oi do cliente e o do estabelecimento.

VPN VIP Global - A Oi anunciou em 13 de abril de 2007 o VPN VIP Global, uma solução para redes convergentes que possibilita a interligação de empresas às suas filiais ou escritórios no exterior. O serviço permite o tráfego de dados, voz e vídeo por grandes empresas que precisam de uma rede eficiente e segura para a transmissão de suas informações corporativas. A solução é robusta e garantida pela mais avançada tecnologia do mercado, o padrão MPLS, com a vantagem de atender aos clientes Oi que atuam fora do país. Dessa forma, as empresas podem integrar todas as aplicações de dados, voz e vídeo de suas filiais no Brasil e no exterior usando um único contato, a Oi.

Oi e MY Fox - A Oi e a MY Fox, divisão da Fox Latin American Channels voltada para o mercado de telefonia celular, anunciaram, em 18 de abril, uma parceria para fornecimento de conteúdo para os clientes da Oi. São imagens, hits, jogos e vídeos das séries 24 Horas, Nip/Tuck, My Name is Earl, Prison Break e dos programas do NatGeo, que poderão ser baixados no portal Wap da Oi.

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