Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/09/2009 - 10:34

Cursos profissionalizantes na área odontológica são porta de entrada para o mercado de trabalho

O objetivo primordial de um curso técnico é acelerar a entrada do jovem no mercado de trabalho, sobretudo no setor produtivo. De olho nessa demanda, o número de escolas técnicas se multiplica no Brasil. Em 2003, eram 2,7 mil. Em 2006, o censo escolar apontava a existência de 3,3 mil escolas. O Ministério da Educação estima que esse número já esteja na casa dos 3,5 mil atualmente.

"Faz parte da cultura da classe média brasileira o estudante fazer o ensino médio tradicional e se tornar bacharel, o que provoca a falta de técnicos qualificados no mercado de trabalho e um aumento no número de desempregados com nível superior. Segundo dados do Ministério da Educação, apenas 10% das matrículas do ensino médio são em nível técnico no Brasil. Para se ter uma ideia, países mais desenvolvidos, como a Coréia do Sul, têm índices entre 40% e 50%”, afirma professora Angela Maria Aly Cecílio, coordenadora dos Cursos de Auxiliar e Técnico em Saúde Bucal do CETAO. Os dados do Censo Escolar de 2007 comprovam a afirmação da coordenadora dos Cursos Técnicos do CETAO: dos 8,2 milhões de alunos do ensino médio, apenas 670 mil estavam no ensino técnico – o que corresponde a 8% das matrículas.

Diferentemente dos cursos do nível superior, um curso técnico só é criado para suprir a demanda de mão-de-obra de uma região. Segundo informações do Ministério da Educação, o alto crescimento das vagas nos cursos técnicos de saúde - 35,3% de 2003 a 2005 - ilustra esse processo. Área que mais cresceu em todo o país, a Saúde é hoje a de maior peso no total das matrículas dos técnicos, com 31,5%. “O mercado de trabalho odontológico vem sendo marcado por profundas mudanças de cunho sócio-econômico, político e cultural, principalmente no que diz respeito à busca e à valorização dos serviços odontológicos pelo paciente. Desta forma, é preciso abrir a visão do cirurgião-dentista no que diz respeito à utilização de pessoal auxiliar capacitado para as atividades, a fim de proporcionar ao paciente um atendimento de qualidade. Com a regulamentação da profissão de técnico em saúde bucal, a figura do ‘aprendiz da profissão’ vai ficando no passado”, defende Angela Cecilio, que também é especialista em Cirurgia Buco-Maxilo-Facial , Mestre em Ciências , Consultora de Biossegurança e Treinamento de Pessoal Auxiliar.

Como o CETAO forma seus técnicos - As carreiras de Técnico em Saúde Bucal (TSB) e de Auxiliar em Saúde Bucal (ASB) são ocupações da área da Saúde cuja formação está regulamentada nacionalmente pela Lei Nº 11.889, de 24 de dezembro de 2008. O Técnico em Saúde Bucal e o Auxiliar em Saúde Bucal estão obrigados a se registrar no Conselho Federal de Odontologia e a se inscrever no Conselho Regional de Odontologia em cuja jurisdição exerçam suas atividades. “Hoje, o TSB e o ASB compõem a equipe de saúde bucal e realizam atividades necessárias à prestação de cuidados no âmbito da promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal. Atuam nas unidades e serviços de saúde públicos ou privados, conveniados ou não ao SUS, estando em expansão sua inserção em equipes de Saúde da Família”, diz Yara Yassuda, que compartilha com Angela Cecílio a coordenação dos cursos técnicos do CETAO.

Os cursos técnicos utilizam a infra-estrutura do CETAO, dispondo de laboratórios, consultórios e biblioteca. Na sua estrutura curricular, ele se apresenta em dois módulos curriculares. “O primeiro fornece a certificação de Auxiliar em Saúde Bucal, qualificando esse profissional para auxiliar o cirurgião-dentista na organização do consultório e no atendimento aos pacientes, nas ações de promoção e educação em saúde, dentre outras atribuições”, explica Yara Yassuda. O segundo módulo do Curso é uma continuidade do primeiro, capacita e certifica o Técnico em Saúde Bucal, “permitindo que este profissional possa dar apoio técnico ao cirurgião-dentista e, sob supervisão deste, realizar procedimentos na cavidade oral do paciente, de acordo com a legislação vigente”, explica Yara.

Para saber como se inscrever nos Cursos de Auxiliar e Técnico em Saúde Bucal é preciso entrar em contato pelos telefones (11) 5051 2370/ 5051 6209, ou pelo e-mail: [email protected]. O conteúdo programático completo do curso está disponível no site do CETAO: http://www.cetao.com.br/areas.asp?id=93&idc=64

Clínicas do CETAO - As clínicas odontológicas do CETAO estão disponibilizando vagas para novos pacientes. O agendamento do atendimento pode ser feito de segunda à sexta-feira, pelos telefones (11) 50512370/50516209, entre 08:00 e 18:00 horas.As clínicas do CETAO são voltadas para a formação e aprimoramento técnico dos alunos dos cursos de pós-graduação e extensão em Odontologia. Têm fundamental importância no binômio ensino-aprendizagem nos módulos de disciplinas clínicas.O atendimento comunitário conta com uma estrutura de 45 consultórios, 2 laboratórios multidisciplinares, 3 salas de RX, 2 salas de espera para cerca de 70 pacientes. Os atendimentos mensais chegam a 4.000 pacientes e contam com a supervisão de um corpo docente de cerca de 128 professores.

O CETAO é uma Instituição de Ensino Superior, reconhecida pelo Ministério da Educação, que promove cursos de extensão e especialização em Odontologia. Fundada há 11 anos, está presente em 07 países, ministrando cursos para dentistas no Brasil e no exterior. [Site: www.cetao.com.br | E-mail: [email protected]]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira