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29/09/2009 - 10:41

Sincoquim e Grupo Pão de Açúcar vencem 1º Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade


Editora MOL e ProjetoTerra também foram premiados. Empresas levaram para casa a premiação no valor de R$ 15 mil cada uma.

São Paulo – A Fecomercio anunciou no dia 23 de setembro (quarta-feira), os vencedores do 1° Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade. A Editora Mol, o Projeto Terra, o Sincoquim e também o Grupo Pão de Açúcar venceram em suas respectivas categorias. O Prêmio foi entregue na sede da Fecomercio em São Paulo, e contou com a participação de empresários e personalidades do setor do comércio varejista.

O Grupo Pão de Açúcar foi vencedor da categoria Grande Empresa, com o projeto supermercado verde, em Indaiatuba, interior de São Paulo. Com um aporte de R$ 7,5 milhões, a rede criou o primeiro supermercado verde da América Latina, que segue padrões de sustentabilidade na oferta de produtos, infraestrutura adequada para economia de energia e de recursos naturais, estacionamentos para carros biocombustíveis e para bicicletas, além de gestão de resíduos.

“As próximas unidades lançadas a partir do ano que vem seguirão os princípios das lojas verdes”, afirma Hugo Bethlem, vice-presidente executivo do Pão de Açúcar, que recebeu das mãos do presidente da Fecomercio, Abram Szajman, o cheque de R$ 15 mil, que segundo Bethlem será doado para o Instituto Pão de Açúcar.

Vencedora da categoria Pequena e Média Empresa, a Editora Mol criou a revista “Sorria”, que tem por objetivo captar recursos para a construção de um novo hospital para o GRAAC – Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer, bem como mobilizar a sociedade em torno da causa do câncer infanto-juvenil. “Agradeço a todos os parceiros, principalmente à Droga Raia que acreditou no nosso trabalho e nos ajudou a arrecadar R$ 2 milhões nesse um ano e meio de existência da revista para doação ao GRAAC”, afirma o presidente da Editora MOL, Rodrigo Wright Pipponzi .

Abram Szajman espera que mais empresas possam participar da próxima edição do prêmio. “O Brasil precisa crescer, sobretudo, incorporando a dimensão da sustentabilidade socioambiental à sua cultura. Só assim construiremos um futuro de paz e um planeta de todos”, diz Szajman.

Varejo influencia sustentabilidade - O presidente do Conselho de Estudos Ambientais da Fecomercio e idealizador do Prêmio, o professor José Goldemberg, explica que o varejo tem um papel decisivo no fortalecimento da cultura sustentável, pela sua proximidade com o consumidor final. “Há um reconhecimento de que é preciso redirecionar o desenvolvimento dos países em direção à sustentabilidade, movimentando-nos para uma economia mais verde e há dois caminhos para que isso aconteça: ou mudam-se os padrões de consumo da população, ou se desenvolvem novos padrões de tecnologia”, diz Goldemberg.

Porém, novas tecnologias demoram a ser desenvolvidas e às vezes são problemáticas, diz o professor. “O que funciona é mudar o padrão de consumo e não são as indústrias que farão isso. Quem está em contato com o usuário é o varejo, que ao adotar novos padrões – como eliminar o uso das sacolas plásticas – influencia a população a criar novos hábitos”, completa Goldemberg.

O Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade, lançado no ano passado em comemoração aos 70 anos da entidade, premiou també m a categoria Entidade , cujo vencedor foi o Sincoquim ( Sindicato do Comércio Atacadista de Produtos Químicos) com o Prodir - Processo de Distribuição Responsável. Por meio desse processo, as distribuidoras de produtos químicos e petroquímicos se comprometerão a dirigir suas ações quanto ao manuseio, uso, armazenamento, transporte e disposição de produtos buscando a melhoria contínua e a proteção para a saúde, segurança dos funcionários, clientes, comunidade e meio ambiente.

Fecomercio Sustentável - A iniciativa de criar o Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade faz parte da campanha Fecomercio Sustentável que tem a finalidade de incentivar a criação de soluções práticas e viáveis que contribuam com a preservação ambiental. Ao todo concorreram 28 projetos, totalizando 26 empresas participantes e uma entidade empresarial.

Um ponto importante que o prêmio também expõe é a possibilidade de uma empresa de pequeno ou médio porte, que possua recursos limitados, realizar grandes projetos sustentáveis. Segundo a Fecomercio, o evento também tem o intuito de chamar a atenção dos empresários para a importância de assumirem responsabilidades sociais e ambientais. De maneira geral, todos os projetos apresentaram idéias inovadoras, práticas e que se fazem cada vez mais necessárias, sendo muito bem conceituados pela organização e pela banca julgadora. [ Foto: Abram Szajman, presidente da Fecomercio, e Rubens Medrano, presidente do Sincoquim – Sindicato do Comércio Atacadista de Produtos Químicos e Petroquímicos no Estado de São Paulo].

Perfil: A Fecomercio (Federação do Comércio do Estado de São Paulo) é a principal entidade sindical paulista dos setores de comércio e serviços. Representa 152 sindicatos patronais, que abrangem cerca de 600 mil empresas. O setor comercial corresponde a 11% do PIB brasileiro e gera em torno de cinco milhões de empregos.

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