Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/09/2009 - 11:33

Fort Paletes completa dez anos e quer dobrar de tamanho

A Fort Paletes está completando dez anos de existência e se prepara para os desafios da segunda década de vida pensando em dobrar de tamanho em 5 anos. Hoje a empresa produz 985 mil paletes por ano e é saudada pelos clientes por índices como pontualidade, qualidade, higiene de seus equipamentos e respeito ao meio ambiente.

“A Cacau Show escolheu a Fort Paletes como seu fornecedor por causa de aspectos fundamentais para nós, o alto padrão dos equipamentos e a preocupação em desenvolver produtos ambientalmente sustentáveis”, informa Alexandre Tadeu da Costa, presidente da empresa que é a maior franqueadora de alimentos do País.

O nome Canozo está intimamente ligado à produção de paletes de madeira, pois é da família o pioneirismo da fabricação deste equipamento no Brasil – a Canozo Madeiras foi por muito tempo uma das maiores fábricas do segmento no País. Há 10 anos, Augusto Cesar Canozo Júnior - 35 anos e Marcelo Canozo, que adquiriram experiência desde a adolescência na empresa do pai, criaram a Fort Paletes, uma empresa independente, e continuaram a história na cidade de Itararé, em São Paulo.

“Escolhemos Itararé por se tratar da área de maior reflorestamento do Estado de São Paulo, região também vizinha dos reflorestamentos do Paraná e próxima dos grandes centros consumidores do Sul e Sudeste do Brasil”, explica Augusto Cesar Canozo Júnior. Nessa oportunidade de expandir os negócios da família os dois filhos buscaram parcerias que se ajustaram ao potencial estratégico do local escolhido, a proximidade grandes fornecedores. “Fizemos a escolha apostando que ela poderia reduzir custos”, lembra hoje Marcelo Canozo, 32 anos, o sócio que dirige a empresa.

No inicio as dificuldades foram as mesmas de qualquer empresa nova. A produção era pequena e a estrutura física também não ajudava: tudo era produzido em um pequeno galpão de 500 m² e poucas maquinas. “Para combater essa pequenez criamos um lema: vamos crescer e para isso o caminho é a qualidade. O nível do produto fabricado hoje tem de ser melhor do que o produzido ontem; essa era a nossa crença e o nosso primeiro compromisso”, relembra Marcelo Canozo.

A esse credo os filhos de Augusto Cesar Canozo acrescentaram um item que nenhum cliente deixa de perceber: pontualidade de entrega. Victor Hugo Figueiroa Soares, analista da Prysmian Cabos e Sistemas do Brasil Limitada, garante: “Depois que passamos a utilizar a Fort Paletes não tivemos mais problemas com a qualidade destes equipamentos. Além de ser produto de alto padrão, a empresa garante nível impecável de pontualidade na entrega”.

A estratégia do início deu certo e hoje a Fort Paletes conta com estrutura física de 3.500 m² em um terreno de 10.800 m². O maquinário para a produção de paletes passa por contínua modernização, assim como as estufas para secagem de madeira. Hoje, os 100 colaboradores diretos da empresa respondem pela fabricação de 3.500 paletes por dia.

Sustentabilidade ambiental acima de tudo - A Fort Paletes tem compromisso com a sustentabilidade ambiental e só trabalha com madeiras reflorestadas. Seus fornecedores detêm certificação FSC e, além disso, a fábrica de Itararé faz aproveitamento de 100% dos resíduos gerados.

Atenta ao mercado, a empresa inova sempre. Além da venda de equipamentos novos e reforma de usados, criou inédito modelo de locação de paletes de madeira, pelo qual o cliente aluga os paletes sem a necessidade de devolvê-los. “Trata-se de sistema muito semelhante ao leasing bancário, uma proposta vantajosa e muito competitiva para o cliente, uma inovação da Fort Paletes.

Preocupada com a defesa do segmento em que atua, a Fort Paletes participa da vida associativa. Marcelo Canozo foi eleito pela segunda vez consecutiva presidente da Associação Brasileira de Fabricantes de Paletes PBR (Abrapal), entidade que representa os fabricantes de paletes Padrão Brasil e defende a bandeira da ética e qualidade na fabricação desses equipamentos.

Investir para melhorar - Além da certificação ISO 9.000, já em andamento, a Fort Paletes está importando novas maquinas automáticas para a fabricação de paletes de madeira, que aumentará sua capacidade de produção de 3.500 dia - para 5.500 paletes por dia, o que permitirá reduzir o tempo de entrega de pedidos para no máximo 12 horas. Nesses projetos a empresa vai investir 1,5 milhão de euros.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira