Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/09/2009 - 12:02

CPFL é a primeira empresa da América Latina a integrar grupo mundial da IBM que discute Smartgrid


Liderada pela IBM, a missão da entidade é modelar, acelerar e compartilhar o desenvolvimento global de Smartgrid.

São Paulo – A CPFL Energia é a primeira empresa da América Latina a ingressar na Global Intelligent Utility Network Coalition (GIUNC), um grupo mundial de companhias do setor elétrico que trabalha com a IBM para acelerar a adoção de tecnologias Smartgrid no mundo. A entidade é dedicada a encontrar formas de desenvolver mercados, identificar redução de custos, buscar maior eficiência operacional e difundir conhecimento por meio de lições aprendidas e melhores práticas.

No Brasil, a IBM convidou a CPFL para participar do GIUNC, apoiando a empresa a ter acesso a tecnologias e projetos que estão sendo desenvolvidos para transformar a forma como a energia é gerada, transmitida, distribuída e consumida. As mudanças nesses processos visam agregar inteligência em toda a rede para reduzir, significativamente, interrupções e falhas, além de melhorar o atendimento, planejar a demanda atual e futura e aumentar a eficiência no consumo.

Como membro do GIUNC, a CPFL participará das reuniões de equipes de trabalho trocando experiências e colaborando com o grupo. “Estamos orgulhosos em sermos a primeira empresa da América Latina a ingressar na GIUNC. Vamos usufruir ao máximo dessa iniciativa, contribuindo com nossa experiência e replicando no Brasil projetos inovadores desenvolvidos em outros países, melhorando ainda mais os serviços prestados aos nossos clientes”, comenta Rubens Bruncek, Diretor de Engenharia e Gestão de Ativos da CPFL Energia.

Segundo Elton Tiepolo, executivo da área de Utilities da IBM Brasil, a entrada da CPFL no grupo insere o Brasil nas discussões mundiais de melhores práticas do uso de Smartgrid no setor elétrico. “As empresas podem ter acesso a iniciativas de sucesso que ajudam na redução de custos e evitam o desperdício de eletricidade. Mudanças neste segmento também contribuem para um planeta mais inteligente e sustentável”, complementa Tiepolo.

Com a parceria, a CPFL se junta a outras importantes companhias mundiais, como a DONG Energy da Dinamarca, a North Delhi Power Limited da Índia, a Country Energy da Austrália, a CenterPoint Energy, a Pepco Holdings, Inc, Progress Energy, a San Diego Gas & Electric e a Southern California Gas Co dos Estados Unidos. Entre as iniciativas já realizadas pelo grupo está a criação de um Modelo de Maturidade, ferramenta para o planejamento da transformação do Smartgrid que pode ser utilizada gratuitamente por qualquer empresa.

Global Intelligent Utility Network Coalition - A GIUNC foi criada pela IBM em 2007 para ajudar a acelerar a adoção de tecnologias e soluções de Smartgrid globalmente. Este esforço inclui: o desenvolvimento de uma comunidade com membros que atuem no segmento de energia para colaboração, compartilhamento de conhecimentos, educação e inovação; trabalho com entidades e empresas buscando padronizações, e o desenvolvimento e a implementação de soluções e tecnologias Smartgrid. [ www.ibm.com/energy | http://twitter.com/ibmbrasil]

Perfil: A CPFL Energia é a maior empresa privada do setor elétrico brasileiro e atua em três segmentos: distribuição, geração e comercialização de energia. Na distribuição atende 6,4 milhões de clientes em 568 municípios, nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná. Na comercialização, tem 21% do mercado livre brasileiro. Na geração, a holding controla relevantes empreendimentos em São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Goiás, Tocantins e Minas Gerais.

Seu parque gerador é composto por 33 PCH´s (Pequenas Centrais Hidrelétricas) e tem participação relevante em oito Usinas Hidrelétricas. Atualmente sua capacidade de geração de energia atinge 1.737 MW, devendo alcançar 2.202 MW até 2010, quando a usina hidrelétrica Foz do Chapecó estiver operando comercialmente, e o contrato de cogeração da CPFL Bioenergia estiver em vigor.

A CPFL Energia tem ações negociadas no Novo Mercado da Bovespa e na Bolsa de Valores de Nova Iorque, dois dos ambientes do mercado de capitais com o mais alto grau de governança corporativa. A carteira da CPFL Energia integra importantes índices do mercado de capitais, como o ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial) da Bovespa, o IBrX-50 e o MSCI – Morgan Stanley Capital International. O free float da CPFL Energia é de 28,2%. O faturamento bruto em 2008 foi de R$ 14,4 bilhões. [www.cpfl.com.br]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira