Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/09/2009 - 12:31

Brasil e Espanha: novos destinos para a demanda de Outsourcing da Europa que está deixando a Índia

São Paulo- Depois de muito tempo à sombra da Índia, que foi o principal destino global para o desenvolvimento de projetos terceirizados no setor da Tecnologia da Informação, a Espanha está se tornado o novo alvo de recursos para as empresas européias que demandam por serviços offshore e nearshore.

Segundo um estudo realizado recentemente pela Forrester Research, que analisou o mercado europeu, especialmente o espanhol, de fornecimento de soluções de TI, esta tendência não envolve apenas a questão da proximidade geográfica entre as companhias européias e a Espanha. Também envolve a capacidade que os países da América Latina têm de contribuir com sua mão de obra local, que devido à semelhança lingüística e cultural em relação aos espanhóis, possibilita a prestação de serviço offshore através da Espanha.

Para as novas companhias da Europa que fazem uso do outsourcing, migrar suas demandas para os fornecedores espanhóis se torna uma condição perfeita, pois é possível melhorar os processos de colaboração, assim como as relações de trabalho, abstendo as diferenças que podem representar uma barreira para o sucesso da terceirização.

A mesma regra vale para os países latino-americanos. A Espanha facilita o acesso de empresa européias aos serviços de offshore desenvolvidos na América Latina, como por exemplo o Brasil, devido as similaridades culturais e lingüística, que são fatores que amenizam as distâncias e tornam relativamente mais fácil os processos para manter uma estreita relação entre os profissionais envolvidos num projeto. Para as companhias européias que utilizam a terceirização de serviços a nível global, os fornecedores espanhóis se tornam perfeitos aliados para complementar, através do nearshore, os programas de offshore já existentes.

E as vantagens não param por aí. A Espanha é reconhecida por obter um profundo conhecimento do setor de TI, o que significa ter capacidade para realizar projetos complexos. Comparando este cenário ao momento em que vive a Índia, onde o setor de outsourcing sofre desgaste, inflação salarial e escassez de profissionais, as vantagens dos baixos custos proporcionados pelos indianos estão diminuindo cada vez mais frente à necessidade do mercado comprador europeu, que focou grande parte de sua demanda no país que compõe a terceira letra do acrônimo BRIC.

A pesquisa desenvolvida pela Forrester ainda ressalta que a decisão de como terceirizar e onde demandar esses serviços são passos significativos para melhorar a situação econômica atual, visto que não há nenhuma dúvida que o interesse pela entrega remota de projetos de TI está aumentando.

O setor financeiro, por exemplo, que opera a partir de regulamentos, exige que os serviços terceirizados estejam em conformidade com suas normativas, o que torna as práticas desenvolvidas por meio do outsourcing um modelo seguro, eficiente e rentável.

. Por: Carlos Eres, CEO da GFT Iberia Holding, que concentra a sede espanhola do grupo e as filiais presentes nos Estados Unidos e no Brasil, onde a companhia mantém seu principal centro de desenvolvimento latino-americano, que está instalado na cidade de Sorocaba, em São Paulo. A companhia, de origem alemã, é provedora mundial de serviços de TI para o setor financeiro e desenvolvedora do Global Delivery Model, sistema de gestão de recursos globais que permite a interação de profissionais especializados para as diferentes necessidades de terceirização, independente da região de origem da demanda.

Perfil: O Grupo GFT é um prestador de serviços de TI e soluções inovadoras com presença internacional. Seus 20 anos de experiência faz da GFT um parceiro estratégico e confiante em TI. A empresa opera na Espanha desde 1996, onde emprega cerca de 700 profissionais que estão distribuídos por seus escritórios em Barcelona, Madrid, Valência e Saragoça. A operação espanhola também controla os serviços desenvolvidos no Brasil através de suas unidades de Sorocaba e de São Paulo.

Através das suas empresas, serviços, recursos e softwares, a GFT oferece eficiência e rentabilidade para os processos de negócio de seus clientes e os ajuda a melhorar sua competitividade. Na área de serviços, a GFT é um dos principais provedores para o setor financeiro a nível internacional. A empresa combina a sua experiência em tecnologia e projetos com um profundo conhecimento na área dos serviços financeiros, que inclui o desenvolvimento, a implementação e a manutenção sob medida das soluções de TI.

Na área de recursos, a GFT contrata e oferece especialistas de TI para as empresas em todos os setores e que são capazes de assumir a gestão completa dos seus vendedores TI. Este serviço é possível graças à nossa base de dados de peritos constituído por 180.000 trabalhadores não assalariados especialistas em TI.

Na área de software, GFT Inboxx oferece uma nova geração de soluções TI, que possibilita que todos os processos de uma companhia sejam através de uma única infra-estrutura centralizada.

O Grupo GFT foi fundado em 1987 por Ulrich Dietz, atual CEO do Grupo GFT. A companhia atingiu em 2008 um volume de negócios de 242,2 milhões de euros e emprega atualmente cerca de 1.000 profissionais em 7 países. As ações da GFT estão listadas no Prime Standard do Frankfurt Stock Exchange e pertencem ao GEX (alemão Empreendedora Index

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira