Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/09/2009 - 12:38

Cerâmicas brasileiras procuram novos segmentos de mercado nos Estados Unidos

Setor desloca sua promoção comercial do segmento de construções residenciais para o segmento de construções comerciais.

Apostando no mercado norte-americano de construções comerciais, a Anfacer (Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimento) e cinco associadas (Cecrisa/Portinari, Portobello, Inti, Gyotoku e Eliane) participam entre os dias 24 e 27 de setembro, da rodada de negócios ARC Interiors, evento que nos últimos dois anos tornou-se um dos mais importantes envolvendo fabricantes e especificadores de design de interiores, reunindo os 100 maiores escritórios daquele país. Em 2009, o encontro acontecerá na cidade de Miami South Beach, na Flórida.

Segundo dados da Anfacer, os EUA é hoje o principal destino da cerâmica brasileira para revestimento. Nos últimos 12 meses, importou 14.216 milhões de m², gerando mais de US$ 74 milhões em negócios. Atualmente, grande parte do volume exportado do Brasil é destinado ao mercado residencial norte-americano, atendido pelos varejistas, distribuidores e lojas especializadas em revestimentos. Este segmento foi o que mais sentiu os efeitos da crise nos últimos dois anos e, segundo estimativas da Associação, deve apresentar em 2009, comparando-se com 2008, uma queda de 33% nos volumes de m2 construídos: de 146 milhões de m2 para 99 milhões; e, de 31% em dólares investidos: de US$ 162 bilhões para US$ 112 bilhões.

“O setor de construções comerciais norte americano teve uma redução menor das atividades no comparativo com o segmento residencial. A forte atuação de escritórios de arquitetura e de design de interiores, contratados por médias e grandes construtoras atraem as atenções das principais empresas do mercado de revestimentos cerâmicos para novos nichos”, explica Lauro Andrade Filho, diretor da Anfacer e da Expo Revestir - Feira Internacional de Revestimentos que acompanhará as empresas brasileiras no evento.

Hoje o segmento comercial norte-americano pode ser dividido em sete (07) subgrupos de construções: (1) Lojas e Shoppings, (2) Escritórios, (3) Hotéis e Motéis, (4) Plantas Industriais, (5) Edificações para Instituições Educacionais, (6) Hospitais e Instalações de Saúde e (7) Outras Construções.O potencial de mercado de construções comerciais em 2009 para estes grupos é de 99 milhões de m2, o que representa US$ 200 bilhões. Dentre os seis segmentos citados, destacam-se os investimentos em Instituições de Ensino (53,3 bilhões), Hospitais e Instalações de Saúde (26,5 bilhões) e Escritórios (US$ 24,6 bilhões).

“Por questões legais e de responsabilidade técnica, os profissionais que participarão da rodada de negócios ARC Interiors têm poder de decisão sobre a especificação e posterior compra de materiais para obras em hotéis, shoppings, hospitais, metrôs, lojas, escritórios, indústrias, e outros, por isto a importância cada vez maior da próxima relação com os ceramistas brasileiros”, conclui o executivo.

A participação brasileira em eventos como o ARC INTERIORS faz parte do projeto Arch Tile Brasil, uma iniciativa da Anfacer que tem como objetivo principal construir e solidificar a imagem do produto brasileiro no mercado internacional. Com patrocínio da APEX Brasil, a Entidade leva a cerâmica brasileira para os principais pólos consumidores, seja em feiras internacionais, seminários ou rodadas de negócio.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira