Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/09/2009 - 10:28

Escola de Sustentabilidade de Juruti-PA é bem avaliada pela maioria dos alunos

Estudantes aprovam o Programa de Formação de Agentes de Sustentabilidade.

A Escola Juruti de Sustentabilidade, inaugurada em Março deste ano para formar profissionais e lideranças de organizações civis e governamentais capazes de desenvolver iniciativas sustentáveis na região Oeste do Pará, obteve avaliação muito positiva dos 38 participantes da primeira turma do programa. Foram utilizados os conceitos “ruim”, “regular”, “bom” e “muito bom” para avaliar o programa, os instrutores e recursos didáticos oferecidos. De maneira geral, o curso foi considerado pela maioria dos estudantes como “bom” ou “muito bom”. Em levantamento recente, 85% dos estudantes utilizaram esses conceitos para qualificar o programa oferecido; 96% dos alunos aplicaram essas mesmas notas aos instrutores e 74% deles também optaram pelo mesmo conceito para avaliar os recursos didáticos oferecidos.

A iniciativa, do Instituto Peabiru e com apoio da Alcoa, é considerada inovadora pelos alunos. O agricultor Jenivaldo Roberto do Amaral, 33, integrante da Cooperativa Agropecuária dos Pequenos Produtores Rurais de Juruti -COPAJE, diz que ficou surpreso com a proposta do curso. “O que me surpreendeu foi o fato de se criar uma escola e formar agentes de sustentabilidade, porque é difícil. Sustentabilidade ainda não tem uma fórmula, um conceito pronto”, afirma.

As aulas tiveram início em Abril, divididas em quatro módulos: Mobilização de recursos para o terceiro setor; Mobilização e gestão pública; Gestão de recursos para o terceiro setor; e Trabalho de conclusão de curso. Por meio dessa programação, os alunos aprendem a entender as políticas de cidadania, elaborar e gerenciar projetos, captar e gerir recursos, e ainda entender como funcionam as organizações sociais e governamentais.

O curso tem 10 meses de duração, com carga horária total de 300 horas. As aulas são ministradas pelos instrutores do Instituto Peabiru e o certificado expedido pela organização ao término do curso. “Fizemos a seleção e a mobilização, mas nem sempre se consegue tanto sucesso”, comemora Rui Martins, coordenador de projetos de responsabilidade empresarial do Instituto Peabiru.

O sucesso da empreitada motivou os idealizadores da Escola de Sustentabilidade a ampliar a grade de cursos ofertados para o próximo ano. Segundo Rui Martins, ideias não faltam. “Estamos estruturando o plano de 2010 considerando as demandas existentes no município. Há uma série de projetos em função disso”, revela.

Sobre o Instituto Peabiru -O Instituto Peabiru é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público: – OSCIP com onze anos de atuação. Conta com mais de 110 projetos concluídos na Amazônia e em outras partes do Brasil e América Latina. A missão do Instituto é "gerar valores para a conservação da biosociodiversidade da Amazônia". A visão do Instituto é a Amazônia valorizada e integrada harmonicamente no tecido socioeconômico sul-americano.

Alcoa - Há 44 anos no Brasil, a Alcoa Alumínio S.A. é subsidiária da Alcoa Inc., líder mundial na produção e gestão do alumínio, que atua nos mercados aeroespacial, automotivo, embalagens, construção, transportes comerciais e no mercado industrial. Além de alumina e alumínio primários, a Alcoa fabrica produtos transformados como laminados e extrudados, bem como rodas forjadas, sistemas de fixação, fundidos de superligas e de precisão, estruturas e sistemas para construções. A Companhia possui aproximadamente 63 mil funcionários em 31 países e integra pela oitava vez consecutiva o Índice Dow Jones de Sustentabilidade. A Alcoa foi eleita pela quinta vez consecutiva uma das empresas mais sustentáveis do mundo no Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça e é uma das fundadoras da Parceria Americana pela Ação Climática (USCAP-United States Climate Action Partnership), uma associação composta por importantes companhias e ONGs ambientais norte-americanas que lutam pela redução significativa das emissões de gases causadores do efeito estufa.

Na América Latina e Caribe, a Alcoa conta com mais de sete mil funcionários e opera em seis estados brasileiros – Pernambuco, Minas Gerais, Maranhão, Pará, São Paulo e Santa Catarina – incluindo uma nova mina de bauxita em Juruti-PA. Possui operações também na Jamaica, Suriname e Trinidad & Tobago. Além das usinas de Barra Grande e Machadinho, a Alcoa tem participação nos consórcios das hidrelétricas em construção de Estreito, na divisa do Tocantins e Maranhão; e Serra do Facão, entre os estados de Goiás e Minas Gerais. Em 2009 a Alcoa foi incluída pela nona vez entre as Melhores Empresas para se Trabalhar no Brasil, pelo Instituto Great Place to Work. Em 2007 foi uma das "empresas mais admiradas do Brasil", segundo pesquisa publicada pela revista Carta Capital; e destaque no ranking das 500 Melhores Empresas da revista Dinheiro, em 2008. A mesma revista incluiu a Alcoa em sua lista das 50 Empresas do Bem. Também foi reconhecida no Guia de Boa Cidadania Corporativa 2006, publicado pela revista Exame, nas áreas de Valores e Transparência e de Governo e Sociedade. [site www.alcoa.com.br ].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira