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30/09/2009 - 10:33

Prêmio Santander de Empreendedorismo com estudantes fluminenses nas semifinais

Projetos de fabricação de bioplástico e de intercâmbio gastronômico, de estudantes fluminenses, são semifinalistas do Prêmio Santander de Empreendedorismo

Plano de Fabricio dos Santos Belgrano, em conjunto com outros cinco colegas, alunos da Universidade Federal do Rio de Janeiro, propõe produzir plástico a partir de mamona. Projeto de Manuela Uzai Knauer Bastone, em parceria com duas colegas, alunas da Universidade Cândido Mendes, pretende criar agência de intercâmbio cultural focada em gastronomia.

Rio de Janeiro – Fabricio dos Santos Belgrano, em conjunto com os colegas Agatha Nogueira Bonaiuti Delfino dos Santos, Clarissa Campbell Menezes, Vinicius Vieira de Lima, Kassia Leone Ignacio e Daianne Neves Mandarino Torres, graduandos do curso Ciências Biológicas – Modalidade Genética, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), desenvolveu um projeto de fabricação de bioplástico a partir da mamona. Já Manuela Uzai Knauer Bastone, em parceria com as colegas Carla Andrade de Souza e Diana Elisa Alfaro Villanueva, pós-graduandas do curso de MBA em Turismo e Negócios – Gestão em Empreendedorismo, da Universidade Cândido Mendes (UCAM), pretende criar uma agência de intercâmbio cultural focada em gastronomia, chamada “Culinária Brasil”.

Os projetos de Fabricio e Manuela estão entre os semifinalistas da 5ª edição do Prêmio Santander de Empreendedorismo, realizado pelo Santander Universidades, com o desenvolvimento e a gestão do Universia Brasil, nas categorias Biotecnologia e Cultura e Educação, respectivamente.

Bioplástico - A criação de um plástico biodegradável a partir de mamona, com o nome de Polihidroxibutirato (PHB), é o foco do projeto de Fabricio, orientado pelo professor Márcio Alves Ferreira. Segundo o estudante, a proposta nasce de uma preocupação de preservação ambiental e, ao mesmo tempo, de oferecer uma alternativa ao plástico originário da petroquímica, por ser o petróleo um recurso finito. Por meio do uso de ferramentas de biologia molecular e engenharia genética, Fabricio e seus colegas pretendem obter plantas com elevadas taxas de produção de PHB nas sementes, obtendo custos competitivos.

“A produção do bioplástico trará enormes benefícios para a sociedade brasileira, com a geração de emprego e renda para centenas de trabalhadores envolvidos em todas as etapas de produção”, argumenta o estudante. “Outro benefício envolve questões ambientais, já que este projeto propõe uma alternativa limpa e segura ao plástico oriundo do petróleo, o que acarreta em enormes benefícios para a qualidade de vida de todos os cidadãos se considerada a enorme utilização do plástico na sociedade.”

Intercâmbio gastronômico - Por meio da criação da empresa “Culinária Brasil”, com sede em Niterói (RJ), a turismóloga e pós-graduanda Manuela Uzai Knauer Bastone planeja, com suas colegas, promover intercâmbio cultural para estudantes estrangeiros com foco na gastronomia brasileira. Segundo ela, a partir de atividades de interesse pessoal e profissional, os visitantes poderão aprender e desenvolver o idioma português, além de conhecer toda a diversidade e exuberância da cultura brasileira e sua expressão gastronômica.

“Um dos mercados de maior crescimento e atratividade, atualmente, é o gastronômico, assim como todas as atividades relacionadas a esse setor”, sustenta Manuela. “Ainda que possua enormes potencialidades, o Brasil está apenas despertando para esse mercado. Enxergamos um nicho que é composto por pessoas geralmente de maior poder aquisitivo, exigentes, mas que está sempre disposto a se informar, interagir e experimentar e gastar, ainda mais se comparado a turistas convencionais”, adiciona.

Ao todo, são 36 projetos semifinalistas de estudantes de graduação e pós-graduação de todo o País. Os finalistas serão anunciados durante as cerimônias regionais em São Paulo (07/10), Recife (29/10) e Porto Alegre (05/11). A cerimônia final, onde serão divulgados os vencedores, será realizada no dia 17 de novembro, em São Paulo. Os vencedores receberão prêmio no valor de R$ 50 mil para viabilização do projeto, além de certificado e troféu.

Critérios de avaliação - O Prêmio Santander de Empreendedorismo tem como objetivo estimular a atitude empreendedora no meio acadêmico e é destinado a graduandos e pós-graduandos que desenvolvem o melhor plano de negócios, com prêmios de R$ 50 mil para o vencedor de cada uma das quatro categorias: Indústria, Cultura e Educação, Tecnologia da Informação e Comunicação, e Biotecnologia. Todos os planos que concorrerem ao Prêmio Empreendedorismo serão avaliados pelos objetivos gerais e específicos, viabilidade financeira e de infra-estrutura, valor criado para organização brasileira, indicadores dos resultados esperados (quantitativos e qualitativos), caráter inovador, potencial para a geração de riqueza, e análise de impactos social e ambiental. A seleção e validação dos projetos estão sob a responsabilidade do professor e consultor Fernando Dolabela e do professor Afonso Cozzi, do Núcleo de Empreendedorismo da Fundação Dom Cabral.

Sobre o Universia - O Universia é uma rede de cooperação universitária que reúne 1.126 instituições de ensino superior na América Latina e Península Ibérica, e tem como parceiro financeiro-estratégico o Grupo Santander. A Rede Universia atua em quatro eixos estratégicos: fomento à empregabilidade (emprego), incentivo à formação (formação), desenvolvimento dos meios científico e acadêmico (observatório), e apoio às comunidades e eventos para o relacionamento universitário (redes sociais).

O objetivo da Rede Universia é contribuir com serviços de valor agregado às universidades, apoiando o desenvolvimento de projetos comuns e a geração de novas oportunidades para a comunidade universitária, contribuindo, dessa forma, para o desenvolvimento sustentável dos países onde o Universia está presente.

O principal elemento integrador desta rede é o portal Universia, que desenvolve conteúdo e serviços gratuitos para o meio acadêmico, em línguas portuguesa e espanhola. O Portal está presente em 18 países: Andorra, Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, Espanha, México, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai e Venezuela, congregando 72% do público universitário, com 12,1 milhões de alunos e professores.

Lançado no Brasil em março de 2002, o portal Universia (www.universia.com.br) conquistou em sete anos, a parceria com 257 universidades, alcançou a marca de 2,4 milhões de usuários cadastrados e uma média mensal de 1,2 milhão de usuários únicos (Fonte: Nielsen//NetRatings).

Os conteúdos e os serviços atendem aos pré-universitários, universitários, pós-universitários, docentes e gestores das instituições de ensino superior. Os serviços oferecidos são: estágios, cursos on-line, salas de aula virtuais, e informações sobre bolsas de estudo, intercâmbio, empreendedorismo, pesquisa científica, carreira, entre outros.

Santander Universidades - O apoio à educação superior é o principal foco de sustentabilidade do Grupo Santander, que mantém convênios com mais de 700 universidades no mundo e cerca de 320 parceiras no Brasil. Desde a criação do Santander Universidades em 1996, o Banco investiu mais de R$ 1 bilhão em iniciativas de apoio à Educação no mundo. Até o final de 2009, serão concedidas mais de 16,5 mil bolsas de estudos nacionais e internacionais para aprimorar a formação de universitários e professores brasileiros em diferentes áreas do conhecimento. Além dos Prêmios Santander e das bolsas de estudos, outra iniciativa importante é o Espaço Digital Santander Universidades, que ampliam o acesso ao mundo digital em diferentes regiões do país.

Perfil do Grupo Santander Brasil - O Grupo Santander Brasil, que reúne os bancos Santander e Real, em dezembro de 2008 contava com ativos totais de R$ 315 bilhões, R$ 204,3 bilhões de captações totais – R$ 124 bilhões em depósitos e R$ 80,4 bilhões em fundos de investimentos, mais de 8 milhões de correntistas ativos e uma rede de 3.592 pontos de venda, entre agências e postos de atendimento.

Grupo Santander no mundo- O Santander (SAN.MC, STD.N), com sede em Madri, tem como atividade fundamental o banco de varejo, o qual complementa com desenvolvimentos globais em banco de atacado, cartões, gestão de ativos e seguros. Ao final de 2008, o Santander tinha €1,168 trilhão em ativos administrados de mais de 80 milhões de clientes atendidos em mais de 14 mil agências. Fundado em 1857, o Santander é o primeiro grupo financeiro na Espanha e na América Latina e conta com uma importante presença na Europa Ocidental e no Reino Unido. Em 2008, o Banco obteve um lucro líquido atribuído de € 8,876 bilhões, um crescimento de 9% em relação ao mesmo período de 2007 sem incluir os ganhos extraordinários.

Na América Latina, o Santander é responsável pela gestão de um volume de negócios superior a US$ 200 bilhões (incluindo créditos, depósitos, fundos e patrimônios administrados), por meio de 6.089 agências. Em 2008, o Santander obteve na América Latina um lucro líquido atribuído de € 2,945 bilhões, um aumento de 10% em relação a 2007.

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