Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/09/2009 - 11:07

Expedição Kali Gandaki


1ª Expedição Feminina ao Upper Mustang, Nepal.

Esta não é só mais uma obra relatando uma aventura, um sonho realizado, um objetivo atingido, exaltação do feminismo, marketing pessoal ou qualquer coisa do gênero que nos leve a comprar um livro.

A autora nos presenteia com uma belíssima e emocionada narrativa sobre uma região inóspita, com acesso restrito e controlado, de geografia ímpar, com povos de todo tipo de diversidade que o grupo jamais poderia ter idéia se não tivesse “vivido“ por lá.

Trata-se de uma história intrigante, uma mensagem de lição de vida, um aprendizado de história e geografia, uma visão de gestão de projetos, uma história de amor com final feliz e ainda um exemplo de determinação.

Seria egoísmo meu, ter tido o prazer de poder ler antecipadamente este livro e não dividir com vocês, ou ainda, não convidá-los a desfrutar desta singela, porém verdadeira e espontânea, carinhosa e dedicada obra.

Deliciem-se, sintam, torçam, sofram, entreguem-se as emoções, coloquem-se no lugar da autora e reflitam sobre suas vidas, oportunidades, desejos e realizações.

Degustem um trecho do livro Expedição Kali Gandaki - 1ª Expedição Feminina ao Upper Mustang, Nepal: Enquanto ele os folheia com curiosidade, aproveito para ver as fotos coladas nos murais em toda a extensão da sala e ler alguns textos. São imagens da região do Upper Mustang, da capital Lo Manthang, da vida silvestre, da comunidade, das crianças e do cultivo. Observo também que é possível seguir por uma trilha até a divisa com o Tibet. São 90km ida e volta por um platô com poucas montanhas nevadas. Uma região com paisagens muito distintas das tradicionais e comerciais imagens do Himalaia. Um local que chove quase nunca! O povo hiberna durante o rigoroso inverno e, por tradição, enviam seu segundo filho homem para viver e estudar Lamaismo num dos poucos monastérios da região.

Que lugar fantástico! As terras proibidas dos Loba, como é chamado o povo que vive nessa região.

Mas o que mais me chama a atenção é que eles ainda praticam a poliandria como forma de matrimônio! “Nossa! O que é isso?” Penso. E fixo minha atenção no próximo parágrafo. Poliandria significa que uma mulher pode se casar com mais de um homem. Aqui diz que normalmente são irmão ou primos entre si. Além disso, o casamento entre eles é arranjado, claro! Pensei que culturalmente, só homens pudessem ter mais de uma esposa (os muçulmanos). Isso realmente é uma novidade para mim!

Características da edição: Formato fechado: 13 x 19cm | Impressão: Offset 75gr (miolo) Couchet 90gr (caderno de fotografias)| Nº 255 páginas: (texto e ilustrações), 1x1 cor 15 (caderno de fotografias), 4x4 cores | Edição Especial: Tiragem de pré-lançamento, sem distribuição.

Autora: Sandra Palma é gaúcha de nascimento e criada no interior de São Paulo. Formada em Análise de Sistemas, sempre me identificou com as atividades ao ar livre, com o contato com a natureza e com viagens a lugares de difícil acesso.

Depois de um curso básico de montanhismo e de muitas caminhadas prazerosas e divertidas pelos parques nacionais ao lado dos amigos, descobriu sua capacidade de realização. Ao longo de 25 anos, planejou expedições à Patagônia Chilena, Pirineus Espanhóis, Alpes, Andes e Himalaia.

A busca da espiritualidade e do autoconhecimento foram conseqüências naturais, e hoje se materializam através de novos projetos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira