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Fujitsu divulga resultados financeiros do primeiro semestre do ano fiscal de 2006

A Fujitsu Limited, líder no fornecimento de soluções de comunicação e TI, e de unidades de disco rígido e periféricos para computador, anuncia vendas líquidas consolidadas de 2.362,3 bilhões de ienes (aproximadamente US$ 20,020 milhões*) no primeiro semestre do ano fiscal de 2006 (1o de abril de 2006 a 30 de setembro de 2006), o que representa um aumento de 7,8% em relação ao primeiro semestre do ano fiscal de 2005. Estes sólidos resultados de vendas se devem ao crescimento ano a ano de dois dígitos de vendas fora do Japão em cada um dos três importantes segmentos de negócio da empresa, como nas vendas de serviços de TI no exterior que foram excepcionalmente fortes, e aumentaram 25,8% em comparação ao primeiro semestre do ano fiscal de 2005, lideradas pelo crescimento contínuo de serviços de outsourcing no Reino Unido e pelo impacto de aquisições na América do Norte. No primeiro semestre, a empresa reportou lucro líquido extraordinariamente mais alto de 14,8 bilhões de ienes (US$ 126 milhões), o que significa um aumento de 7,1 bilhões de ienes em relação ao primeiro semestre do ano fiscal de 2005.

A Fujitsu apresentou resultado operacional consolidado de 50,6 bilhões de ienes (US$ 429 milhões), um aumento de 3,0 bilhões de ienes comparado ao primeiro semestre do ano fiscal de 2005. Apesar do aumento de despesas relacionadas a investimentos estratégicos para crescimento futuro, vendas mais altas se aliaram ao avanço contínuo em reduzir custos e obter ganhos eficientes por meio de intensas iniciativas de inovação em manufatura, que geraram maior lucro operacional.

Resultados por Segmento de Negócio - No primeiro semestre, as vendas líquidas consolidadas no segmento de Soluções Tecnológicas, que inclui os sub-segmentos de Plataformas de Sistemas e Serviços, aumentaram 6,3% sobre o mesmo período do ano fiscal de 2005, o que corresponde a 1.428,6 bilhões de ienes (US$ 12,107 milhões). As vendas no Japão permaneceram praticamente inalteradas, já que as vendas mais elevadas de serviços de integração de soluções e sistemas foram contrabalançadas por vendas mais fracas de estações base de telefonia móvel, que foram especialmente fortes no primeiro semestre do ano fiscal de 2005. No exterior, porém, as vendas cresceram 23,3%, fomentadas por um desempenho forte e contínuo de serviços de outsourcing e outros serviços de negócio, bem como vendas mais altas de sistemas óticos de transmissão e servidores UNIX. O resultado operacional do segmento foi de 36,4 bilhões de ienes (US$ 309 milhões), praticamente o mesmo nível do primeiro semestre do ano fiscal de 2005, já que lucros mais elevados de negócios no exterior foram afetados pelo impacto de vendas de estações rádio-base de telefonia móvel ano a ano mais baixas.

As vendas líquidas no segmento de Ubiquitous Product Solutions (Soluções de Produtos Ubíquas), que abrange PCs, telefones móveis, unidades de disco rígido e outros produtos, atingiram 528,6 bilhões de ienes (US$ 4,480 milhões), um aumento de 6,1% em relação ao mesmo período do ano anterior. Apesar do crescimento de vendas de telefones móveis, no Japão as vendas neste segmento subiram apenas 1,9%, inicialmente em decorrência de vendas lentas de PCs no setor de consumo. As vendas no exterior aumentaram 14,2%, impulsionadas por fortes vendas de PCs notebook e de unidades de disco rígido. No total, o segmento apresentou resultado operacional de 19,9 bilhões de ienes (US$ 169 milhões), um aumento de 3,3 bilhões de ienes comparado ao mesmo período do ano anterior. Eficiência de custos e aprimoramentos na qualidade ajudaram a compensar a crescente concorrência de preços de PCs e de unidades de disco rígido, tanto no Japão quanto em mercados no exterior.

As vendas líquidas no segmento de Soluções de Dispositivos aumentaram 12,2% em comparação ao primeiro semestre do ano fiscal de 2005, o que representa 376,9 bilhões de ienes (US$3,195 milhões), impulsionadas por forte demanda pelos dispositivos lógicos LSI da empresa para aplicações automotivas e aparelhos digitais. O resultado operacional do segmento foi de 16,0 bilhões de ienes (US$136 milhões), um aumento de 3,5 bilhões de ienes em relação ao ano anterior. Apesar do aumento de custos de desenvolvimento, a empresa conseguiu elevar a rentabilidade neste segmento em conseqüência de vendas mais altas de dispositivos lógicos LSI e do desempenho forte e contínuo de componentes eletrônicos.

Com o objetivo de fortalecer ainda mais seus negócios fora do Japão, em junho a Fujitsu nomeou executivos sêniores para comandar operações regionais em quatro áreas: as Américas, EMEA (Europa, Oriente Médio e África), China e Ásia-Pacífico. Em função desta mudança, começando com os resultados financeiros do primeiro semestre do ano fiscal de 2006, a empresa reformulou sua classificação de segmento geográfico, re-nomeou o antigo segmento Europa como EMEA e o antigo segmento Ásia, Australásia e outros como APAC (Ásia-Pacífico) e China. No primeiro semestre do ano fiscal de 2006, todos os três segmentos geográficos no exterior (as Américas, EMEA, APAC e China) registraram aumento de vendas de dois dígitos recordes ano a ano e, juntos, alcançaram resultado operacional combinado de 21,6 bilhões de ienes (US$ 184 milhões), 3,4 bilhões de ienes acima do primeiro semestre do ano fiscal de 2005.

Projeções de Lucros para o Ano Fiscal de 2006 - A Fujitsu mantém inalteradas as projeções de lucro consolidado para o ano fiscal de 2006, tais como: Vendas Líquidas - 5.200,0 bilhões de ienes Resultado Operacional -190,0 bilhões de ienes | Lucro Líquido - 80,0 bilhões de ienes

Embora os resultados do primeiro semestre tenham ultrapassado as projeções iniciais, e apesar da expectativa da Fujitsu de uma demanda de mercado favorável no Japão e no exterior no terceiro trimestre, permanecem diversas incertezas em relação ao quarto trimestre, no qual tanto as vendas quanto o resultado operacional tendem a ser concentrados nas atividades de produtos e soluções de integração e sistemas da empresa. Portanto, no momento, as perspectivas da empresa para o ano fiscal continuam as mesmas.

Informações completas sobre os resultados financeiros da Fujitsu no primeiro semestre do ano fiscal de 2006, incluindo tabelas financeiras, explanações sobre resultados e dados complementares, encontram-se em http://www.fujitsu.com/about/ir/.

. As cifras em ienes são convertidas para dólar americano apenas por conveniência, a uma taxa uniforme de US$1 = 118 ienes, que foi a taxa aproximada do mercado de câmbio de Tóquio no dia 30 de setembro de 2006.

Perfil da Fujitsu - A Fujitsu é líder no fornecimento de soluções de comunicação e TI concentradas nas necessidades dos clientes para o mercado mundial. Tecnologias líderes, plataformas de telecomunicação, computação de alta confiabilidade/desempenho e divisões mundiais de especialistas em sistemas e serviços colocam a Fujitsu em uma posição única para expandir as infinitas possibilidades da Internet de banda larga, proporcionando o sucesso de seus clientes. Com sede em Tóquio, a Fujitsu Limited registrou receitas consolidadas de 4,7 trilhões de ienes (aproximadamente 44,5 bilhões de dólares) para o fechamento do ano fiscal em 31 de março de 2005. Outras informações estão em http://www.fujitsu.com

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