Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/09/2009 - 11:26

XI Encontro Nacional dos Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica

Representantes do setor de energia elétrica se reúnem no Rio para discutir principais questões de interesse de concessionárias e consumidores.

A CPI da energia elétrica, o peso dos encargos e tributos sobre a conta de energia, a criação do “Expressinho” e a atuação da Light na Comunidade Santa Marta são alguns temas a serem discutidos no XI Encontro Nacional dos Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, nos dias 8 e 9 de outubro, no Pestana Rio Atlântica, em Copacabana. O evento reunirá mais de 200 representantes do setor e contará com a participação dos presidentes da Light, José Luiz Alquéres; do Conselho Nacional de Consumidores de Energia Elétrica, Emílio Neumann; e do Conselho de Consumidores da Light, Antônio Florêncio de Queiroz Júnior, que também preside o Sindicato do Comércio Varejista de Material Elétrico, Eletrônicos e Eletrodomésticos do Município do Rio de Janeiro (Simerj).

Entre os assuntos em destaque na quinta-feira (8/10), está a parceria da Light com o Procon na criação do Expressinho, setor de conciliação que agiliza a solução de impasses entre concessionárias e consumidores.

No mesmo dia, o presidente do Instituto Acende Brasil, Claudio Sales, fará palestra sobre “Origem e destinação dos Encargos e tributos do setor elétrico”. A conta de energia é, hoje, um dos maiores arrecadadores de impostos. No Rio, por exemplo, o ICMS cobrado sobre a energia elétrica é um dos mais altos. Cerca de 74% da conta é composta pela compra da energia de Itaipu, além dos encargos e tributos que incidem sobre o serviço e somente 26% se referem ao consumo de energia propriamente dito. Do valor total da conta, 40% são destinados a encargos e tributos.

O vice-presidente de Operações e de Clientes da Light, Roberto Alcoforado, apresentará as novas técnicas de modicidade tarifária que permitirão definir parâmetros para a criação de uma conta acessível aos bolsos dos moradores da comunidade do Santa Marta. Para reduzir o consumo de energia com equipamentos obsoletos, a Light está doando geladeiras e lâmpadas econômicas à população local e todas as instalações foram regularizadas.

A programação de sexta-feira (9/10) inclui palestra do superintendente de Aquisição & Logística da Light, Nelson Monteiro, sobre o papel da concessionária no desenvolvimento nacional; do consultor da Light e bicampeão de iatismo, Lars Grael, sobre o papel das ouvidorias na superação das empresas; e do diretor de Desenvolvimento Sustentável e das Concessões da Light, Paulo Bom, sobre a CPI da conta de luz.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira