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27/04/2007 - 09:56

Por que não surge um Google no Brasil?

Google e YouTube, duas empresas criadas há poucos anos por alguns jovens. A primeira comprou a segunda por US$ 1,6 bilhão no ano passado, ambas se mantêm como sucesso absoluto na Internet e os debates sobre o que levou esses dois projetos a se tornarem verdadeiros fenômenos na web continuam sendo atuais. Fica então no ar uma pergunta: Por que não surge um Google no Brasil?

Por que não surge uma mega-empresa de Tecnologia com crescimento meteórico em nosso País? Há 20 anos, essa pergunta poderia ser mais facilmente respondida, bastando que se observassem os casos das gigantes norte-americanas Microsoft e IBM. Estar no olho do furacão, onde tudo estava acontecendo – no caso, os EUA -,era considerado um ponto fundamental, não dando chance para os brasileiros e para o Terceiro Mundo em geral.

Com a Internet e a globalização, no entanto, hoje felizmente o mundo é outro. Não há mais muros, não há mais limites. Nesse novo cenário, é possível indianos prestarem serviços de call center a empresas americanas, europeus criarem o Skype e vendê-lo por US$ 2,6 bilhões, ou israelenses criarem o ICQ, que não foi um sucesso do ponto de vista capitalista, mas saiu de Israel e conquistou o mundo.

Se a localização geográfica já não é mais desculpa, logo se pensa então no dinheiro. Investimento pesado seria a premissa central para o surgimento de um Google ou de um YouTube? Conforme noticiado por veículos de comunicação em diversos países, o escritório do YouTube não fica em nenhum arranha-céu espelhado, cheio de homens de terno e gravata querendo dominar o mundo. É uma sala comum, em cima de uma pizzaria. Isso mesmo, uma pizzaria.

O que seria então necessário para que um País tivesse um Google ou um YouTube? Pizzarias e pessoas querendo montar empresas em cima dessas pizzarias? No Brasil, o primeiro quesito não seria problema. Já quanto a ter pessoas dispostas e capacitadas a criar negócios, o fato é que deixamos a desejar.

O sonho de um brasileiro jovem é trabalhar numa multinacional. Nos Estados Unidos, o que o jovem quer é criar uma multinacional. O ideal americano da pessoa que constrói um grande negócio a partir do nada em geral se choca com o desejo do brasileiro, em geral, de ser um funcionário de uma grande empresa ou de conseguir um emprego ligado ao governo, por meio de concursos públicos cada vez mais disputados.

A principal questão é que, para surgir um YouTube, teve que haver outras cem iniciativas que não deram tão certo anteriormente. E como há muita “tentativa” nos EUA, cria-se a possibilidade de surgirem “Googles” e “YouTubes” com freqüência. Forma-se, dessa forma, um ciclo que se auto-alimenta, pois há muitas pessoas tentando levar seus empreendimentos ao sucesso, atraindo mais investidores e gerando mais empresários como referência. Assim, fica mais fácil encontrar pessoas dispostas a jogarem esse jogo. Pode até ser em cima de uma pizzaria...

. Por: Diego Monteiro, um dos criadores do Via6, site de relacionamento profissional que conecta representantes das mais diferentes áreas - complementado pelo Rec6, um dos mais acessados sites colaborativos de notícias da Internet brasileira. O Via6 – Criado em 2005, o Via6 é um site de relacionamento profissional que conecta representantes das mais diferentes áreas. Seu principal objetivo é permitir aos participantes a ampliação de seu networking e a troca de conhecimento e experiências, culminando na conquista de novos clientes, fornecedores ou parceiros. O site é complementado pelo Rec6 e pelo blog Via6 (http://blog.via6.com), onde os usuários têm acesso a notícias atualizadas das comunidades e dicas de networking.

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