Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/09/2009 - 11:35

Bandeirantes cria serviço na plataforma web integrando comercialização e impressão sob demanda de livros

Além de entrega da obra ao cliente.

Objetivo da empresa é fazer com que livros esgotados, fora de circulação, de baixa tiragem, emergenciais e experimentais possam ser impressos sob demanda, de acordo com a disponibilização da obra pela editora no portal de e-commerce da Bandeirantes.

O serviço é pioneiro no País porque transfere à gráfica a gestão do produto desde a comercialização e impressão até a entrega ao leitor, fazendo com que a editora centre-se exclusivamente na missão de seleção e produção de conteúdo.

A Gráfica Bandeirantes, uma das maiores do País, com 56 anos de atuação e faturamento anual de cerca de 70 milhões de reais, acaba de criar o BandBook, serviço de impressão de livros sob demanda via plataforma web. O investimento da empresa no projeto é de mais de 3 milhões de reais, em software e hardware.

Por meio do portal www.bandbook.com.br, já no ar, a Bandeirantes disponibiliza títulos de editoras-clientes da empresa, viabilizando a compra de um livro por meio de pedido eletrônico. A ordem de compra, mesmo que se refira a um único exemplar de uma obra já esgotada, por exemplo, será entregue em cinco dias no endereço desejado.

O objetivo da Bandeirantes com o portal é atuar com a impressão sob demanda, de um a mil exemplares, de obras esgotadas, fora de circulação, de baixa tiragem, emergenciais e experimentais, que são inviáveis economicamente para as editoras se forem impressas em offset e comercializadas pelos canais de venda tradicionais do mercado editorial.

O serviço da Gráfica Bandeirantes permite ainda às editoras a impressão de novos livros na quantidade realmente vendida - vale ressaltar que 70% dos títulos das editoras não são autofinanciáveis, tornando-se muitas vezes parte de encalhe. O novo serviço, portanto, diminui os riscos no negócio. Além disso, os custos atrelados ao armazenamento – ou o chamado estoque — e distribuição dos livros deixam de existir para as editoras – no caso da distribuição convencional, uma editora padrão tem custo de 50% do valor de capa do livro nesta operação; no BandBook, este índice cai para 35%, em média.

“As editoras que fazem do escopo do seu negócio vender livros estão equivocadas. O seu efetivo core business é selecionar e vender conteúdo, seja ele impresso ou eletrônico”, afirma Clineu A. Stefani Jr., diretor comercial da Bandeirantes.

Um exemplo de como o novo serviço oferecido pela Gráfica Bandeirantes pode facilitar a edição de títulos: Anualmente, as editoras universitárias recebem centenas de originais de obras acadêmicas para edição. Parte expressiva não é publicada devido aos altos custos do processo convencional de impressão em offset. A impressão sob demanda da Gráfica Bandeirantes faz com que esta importante produção se torne acessível ao público. Assim, uma editora acadêmica que tenha solicitações de mil novos títulos ao ano, se vender apenas 100 exemplares de cada título pelo portal BandBook terá receita adicional de 100 mil exemplares de obras que, anteriormente, sequer seriam publicadas.

Avanço da tecnologia - Com a evolução tecnológica, a qualidade da impressão digital que permite a produção de livros sob demanda se tornou similar aos impressos convencionais em offset. Além disso, o processo digital permite a impressão de conteúdos variáveis e de segurança. Na Gráfica Bandeirantes, equipamentos e insumos, bem como na qualificação de recursos humanos, têm permitido que a impressão digital ganhe ainda mais qualidade.

No projeto BandBook, a Gráfica Bandeirantes utiliza equipamentos de impressão digital de ponta, como máquinas HP Indigo 5500, Cânon BJC-7000 e Océ 6250.

A Gráfica Bandeirantes localiza-se em Guarulhos (Grande São Paulo), ocupando área de 22 mil metros quadrados. Além de livros, a empresa oferece serviços como a impressão de revistas, manuais, CDs e DVDs. Dentre seus clientes se incluem Editora Pearson, UNESP, DelRey, Edusc, Saraiva, Global, Callis, Federação Espírita, Elsevier, Embraer, Ford, Microsoft, Philips e Sony Ericsson.

Lançamento oficial do portal BandBook será no dia 5/10 - No dia 5 de outubro (segunda-feira), às 19 horas, no Jockey Clube (avenida Lineu de Paula Machado, 1263, Morumbi), em São Paulo, a Gráfica Bandeirantes lança o portal BandBook. O evento contará com palestra de Lynn Terhune, diretora global de Impressão Digital da editora John Wiley & Sons.

Lynn Terhune possui mais de 20 anos de experiência em publicação. Nos últimos 12 anos, ela comanda os negócios de impressão digital da Wiley. Terhune foi criadora do programa da Wiley de impressão sob demanda, que possui hoje 11 mil títulos em seu catálogo americano (Na subsidiária do Reino Unido são mais 8,6 mil títulos no catálogo dentro do projeto de impressão sob demanda). Em ambos países, a editora imprime sob demanda entre 40 e 50 mil unidades de livros. A empresa também é responsável pela logística de entrega do produto.

Terhune é autora do livro Print on Demand for Dummies (Impressão sob demand para tolos), um guia da área. Terhune integra ainda a lista do "50 Top Women in Book Publishing" dos Estados Unidos.

A Wiley foi fundada em 1807. A editora atua no segmento de livros científicos e técnicos. É a quinta maior editora dos Estados Unidos. Em um ano, a empresa chega a publicar mais de quatro mil títulos.

A Publishers Weekly, dos Estados Unidos, divulgou em sua edição de 19 de maio de 2009 que, pela primeira vez em 2008, a produção de novos títulos sob demanda naquele mercado havia superado a produção convencional em offset. A impressão sob demanda teve expansão explosiva de 132%, contra queda de 3% no processo convencional. De 2002 a 2007, o crescimento da impressão sob demanda no mercado dos Estados Unidos teve um salto de 774%, contra 126% em offset.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira