Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/09/2009 - 11:44

Medo do desemprego fica próximo do menor patamar da história, mostra pesquisa da CNI

Brasília – O brasileiro está confiante na manutenção do próprio emprego. É o que demonstra o Índice de Medo do Desemprego, elaborado trimestralmente pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e divulgada nesta terça-feira. O índice do terceiro trimestre deste ano ficou em 89,2 pontos, 0,2 pontos percentuais acima do verificado no trimestre anterior, ou seja, em estabilidade estatística. O índice atual é próximo ao menor já verificado pela pesquisa, de 87,9 pontos em março do ano passado. Segundo a metodologia da pesquisa, iniciada em 1996, quanto menor o índice, menor o medo do brasileiro de perder o emprego.

Os 89,2 pontos verificados na atual pesquisa são iguais, estatisticamente, aos 89 pontos do terceiro trimestre do ano passado, quando “os efeitos da crise econômica internacional ainda não eram tão pronunciados na economia brasileira”, diz o texto da pesquisa. O índice havia atingido, em março deste ano, 97,2 pontos.

Em relação à pesquisa anterior, divulgada em junho, o que mudou foi a composição do índice. Antes, 46% diziam não estar com medo de perder o emprego, agora são 45%. Na rodada anterior, 22% diziam estar com muito medo, agora são 21%. As que afirmavam ter um pouco de medo do desemprego eram 32% em junho e agora são 34%.

O índice foi calculado a partir de sondagem pública de opinião feita, a pedido da CNI, pelo Ibope com 2.002 consumidores brasileiros de 142 municípios de todo o país. As entrevistas foram conduzidas entre os dias 11 e 14 deste mês.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira