Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Febraban promove congresso para debater Compliance e Auditoria Financeira

Nessa semana, São Paulo sedia o X Congresso de Auditoria Interna, Compliance e Gestão de Risco. Evento terá três keynote speakers internacionais e mais 30 especialistas

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) realizará, dias 01 e 02 de outubro de 2009, no Hotel Transamérica, em São Paulo, a 10ª edição do Congresso de Auditoria Interna, Compliance e Gestão de Riscos. O evento vai reunir cerca de 400 representantes de instituições financeiras brasileiras para discutir as mais recentes mudanças na legislação global que regula e dá transparência às movimentações financeiras.

O congresso terá 16 painéis de palestras e discussões e tem confirmada a participação de três conferencistas internacionais, responsáveis pelos temas: “Compatibilização de normas com a globalização dos negócios financeiros”; “Validação e modelos avançados do acordo internacional de Basiléia II” e “Prevenção a lavagem de dinheiro”.

O primeiro deles é David Schwartz (foto acima), da FIBA - Florida International Banking Association (Regions Bank) - e especialista internacional em mitigação de riscos, que vai debater ao lado do CEO local do HSBC Seguros Fernando Moreira.

Já Michael Baal, head do HSBC no México, vai atualizar e incentivar os debates sobre o acordo internacional Basiléia II, que está recebendo várias mudanças. Nesse painel, a Febraban escalou também Frederico William Wolf (diretor da comissão de Gestão de Riscos).

Para apresentar e discutir as questões relativas a classificação de clientes com base em risco, tema central para o combate a lavagem de dinheiro, o congresso terá palestra de Luis Bernardo Quevedo Quintero, presidente do Comitê Latino-americano para a prevenção de lavagem de ativos (na foto ao lado), que vai dividir o palco com Maria da Penha Fernandes da Cruz, coordenadora da subcomissão de Prevenção a Lavagem de Dinheiro da Febraban.

Ministros e órgão reguladores contra a lavagem de dinheiro: Com o tema central “Governança Corporativa”, o evento vai discutir o cenário atual no qual o Brasil emerge da crise financeira em situação privilegiada e com grande potencial de crescimento, fatores proporcionados, em parte, pela solidez de seu segmento financeiro e pela confiabilidade de seus sistemas de governança corporativa.

Além de o congresso já registrar a presença de 33 especialistas em métodos de controles internos e externos às movimentações financeiras, terá sete autoridades, responsáveis por órgãos e departamentos de controle da área financeira local também farão palestras e participarão dos debates.

O congresso vai receber o ministro Gilson Dipp (foto ao lado), corregedor Nacional de Justiça do Conselho Nacional de Justiça- CNJe Antonio Gustavo Rodrigues, presidente do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF, órgão ligado ao ministério da Fazenda), num concorrido painel sobre “Visão integrada de ações de prevenção a lavagem de dinheiro”.

Ligado ainda ao mesmo ministério, Waldemir Bargieri, diretor de Fiscalização da Superintendência de Seguros Privados (Susep) e Roberto Tadeu Antunes Fernandes, superintendente geral da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), vão apresentar a “Gestão de riscos na visão dos reguladores”. O congresso terá ainda como palestrantes o secretário de Previdência Complementar do ministério da Previdência Social, Ricardo Pena Pinheiro; Alexandre Tombini, diretor de Normas do Banco Central do Brasil e Osvaldo Watanabe, chefe do departamento de supervisão de bancos e conglomerados bancários do Banco Central do Brasil (Desup).

Presença de presidentes e diretores de bancos e 400 congressistas: No painel “Continuidade de negócios: envolvimento das áreas de auditoria interna, compliance e gestão de risco”, o congresso vai contar com Marcos Lisboa, diretor-executivo do Itaú Unibanco (foto ao lado).

Outros especialistas que deverão marcar presença são Edmundo Augusto Chamon, superintendente Nacional da Caixa Econômica Federal; Luís Antonio Carvalheiro Pires, responsável por auditoria de gestão da Camargo Corrêa; e Jose Luis Diniz, diretor da ISACA (Information Systems Audit and Control Association), capítulo SP.

Os temas também serão debatidos por consultores como Wilson Gellacic (Ernst & Young); Sergio Moreno (KPMG); Rafael Guerra (Management Solution); Claudio Paiva (Analitix) e pelos especialistas em análise de crises Walkyrio Bianko Junior e Fernando Nery (Módulo).

Para coordenar os debates, a organização selecionou uma grande equipe da própria Febraban: Fabio Barbosa (presidente); Carlos Elder Maciel de Aquino (diretor da comissão de Auditoria Interna); Fernando Ribeiro (diretor da comissão de Compliance); Paulo Sérgio Cavalheiro (diretor adjunto da comissão de Auditoria Interna); Francisco de Assis Fernandes (coordenador da subcomissão de Auditoria de TI); Rubens Sardenberg (economista-chefe); Marcelo Petroni Caldas (coordenador da subcomissão de Gestão de Risco Operacional); e Eraldo Resende Coelho (diretor adjunto da comissão de Gestão de Riscos).

. [10º Congresso de Auditoria Interna, Compliance e Gestão de Risco, 1 e 2 de outubro de 2009, Hotel Transamérica - São Paulo – SP | Avenida das Nações Unidas, 18.591. Inscrições e informações: http://www.febraban.org.br/auditoria/apresentacao.html ].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira