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30/09/2009 - 12:11

Desespero sobre dicas de liderança

Não é de hoje que o mercado literário e educacional oferece orientações sobre como ser um líder. Não é uma exclusividade desse assunto, pois quem quiser ser um mestre na cozinha japonesa, ou fazer tatuagens permanentes, turismo no interior da Tailândia, construir diques etc, vai encontrar nas livrarias e bancas de revista farto material.

E eis que esse assunto chegou até a minha seara, Help Desk e Service Desk. Fui consultado por alguns profissionais sobre como liderar melhor seus funcionários, colegas.

Nesta coluna eu não pretendo apresentar uma resposta. Ao contrário, faço questão de levantar novas perguntas que ajudem a refletir sobre este mar de livros, cursos etc sobre esse tema.

Primeira apreciação: As conclusões que vou apresentar não devem ser consideradas sob o mérito de "ISSO É BOM OU MAU". Deixe o juízo de valor de lado e, neste primeiro momento, considere apenas se é verdadeiro ou não.

- O povo americano é mais individualista que o japonês, sendo este último mais voltado para o coletivo.

- Os povos europeus decidem questões com mais lentidão que o norte-americano, chegando ao ponto de considerá-lo precipitado.

- O povo árabe e também o japonês apreciam a lealdade, o que já não acontece em mesmo grau de magnitude nos povos ocidentais, onde o sujeito pode mudar de emprego (sem muitos conflitos pessoais) caso ganhe perceba vantagens no novo posto.

Na China em Hong Kong, a orientação para projetos de longo prazo é muito grande. O mesmo não acontece na França e Rússia.

Então a pergunta: você acredita que determinadas "regras" de liderança podem ser utilizadas à revelia da cultura local? É possível "importar" idéias (seja de onde for) e utilizá-las no Brasil?

Segunda apreciação.: Ainda que você esteja dentro de uma mesma cultura, eu lhe pergunto: - Será que as "qualidades" desejadas de um líder de gang são as mesmas para um grupo de amigos jogando futebol? No primeiro, talvez as coisas se resolvam através do autoritarismo e, no segundo caso, através do diálogo. Serviriam as mesmas normas de conduta do líder tanto num quanto noutro ambiente?

- As "exigências" necessárias para um líder de grupos baseados em hierarquia (igrejas, ambientes militares e semelhantes) podem ser as mesmas para dirigir um time de craques em engenharia nuclear? Ou de designers, altamente voltados para a criatividade e pouco para disciplina e hierarquia?

Terceira apreciação - Existem pessoas que gostam de ficar na sua, quietos, atendendo apenas à demanda.

Eles podem se transformar em líderes? Flexibilizariam seu comportamento para serem oradores a tal ponto de, apesar de detestarem falar em público, aceitarem essa premissa?

Alguém precisa ser um bom orador para ser um bom líder? Será que liderança-por-modelo se adequa a pessoas introvertidas ou extrovertidas?

OK, onde quero chegar: JOGUE FORA AS CARTILHAS! QUESTIONE-SE!

Liderar um departamento de Help Desk e Service Desk em uma empresa familiar e hierárquica exigem características distintas do que em uma outra de alta tecnologia onde todos são quase iguais?!

O seu grupo de trabalho (ou de clube, ou de condomínio, ou de família) pode necessitar de líderes que sejam autoritários, autocráticos ou democráticos ou... ou...

Não implante automaticamente volumes e volumes de regras sobre como liderar.

Se for o caso, leia e ANALISE o contexto.

Em seu Help Desk/Service Desk, a mesma coisa. A pior coisa que tem é falharmos em COPIAR SEM PENSAR, pois um certo dia a gente se pega e diz: "- Mas por que eu fui fazer isso? Coisa de lôc.".

. Por: Roberto Cohen, especialista em Help Desk e Service Desk - Pós-graduado em Psicologia nas Organizações e em Dinâmica dos Grupos, é diretor da SIAL Software, fabricante do produto Fireman – Help Desk Software.

Também é diretor do 4HD, entidade voltada para desenvolvimento e aprendizado de pessoas em Help Desk e Service Desk através de jogos e vivências de grupo, seguidas por debates e teoria.

É palestrante, colunista e bloguista sobre assuntos ligados ao tema Help Desk e Service Desk.

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