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01/10/2009 - 11:10

McAfee mostra que varejistas on-line convertem 11% a mais de visitantes em consumidores ao adicionarem selos de segurança em seus sites

A segurança é uma ótima aliada para evitar o abandono de carrinhos de compras nas lojas de e-commerce

São Paulo, 30 de setembro de 2009 – A McAfee, Inc. (NYSE:MFE), maior empresa do mundo dedicada à segurança, revela a eficiência da proteção no sentido de levar os consumidores a clicarem em “comprar”, em seu estudo “Vitrine Digital: a longa jornada de compras”. A pesquisa da McAfee descobriu também que a maioria dos consumidores on-line iniciam a compra em um site, saem por um tempo e retornam depois para finalizar a compra.

A McAfee analisou o comportamento de 163 milhões de consumidores e descobriu que as conversões em vendas eram 11% mais altas para consumidores on-line que viam uma indicação de segurança, como o selo de confiança McAfee SECURE™. Além disso, quanto mais os clientes demoram para finalizar a compra, mais responsáveis eles são em relação à segurança.

“Os comerciantes que ignoram o importante papel da segurança na conversão de visitantes on-line em clientes estão perdendo bilhões de dólares”, afirma Shane Keats, analista de pesquisa sênior da McAfee. “Muitos deles tomarão medidas tradicionais para fazer com que os consumidores retornem, como reduzir os custos de entrega ou oferecer cupons de desconto, mas é possível e é preciso fazer mais”, acrescenta.

Os comerciantes devem reavaliar seus índices de carrinhos de compras abandonados. O estudo da McAfee descobriu que 65% dos consumidores esperam um dia ou mais para concluir uma compra e a média é de 33 horas e 54 minutos de espera. Por isso, é importante que os comerciantes on-line compreendam os motivos que levam os potenciais compradores a abandonar seus carrinhos de compra e implementem estratégias para combater os receios do consumidor.

“Uma vez que muitos dos clientes em potencial retornam ao site para finalizar a compra, os comerciantes devem ter cuidado ao interpretar o abandono dos carrinhos de compra”, diz Keats. “Entender porque esse atraso ocorre é essencial para a análise deste mercado”, acrescenta.

Todos os anos, os comerciantes on-line perdem bilhões de consumidores em compras não finalizadas devido aos receios em relação à segurança e não ao preço. Em um recente estudo da Harris Interactive, 63% dos consumidores disseram que mesmo em uma tentativa de fazer um bom negócio, eles não compram em um site que não apresente um selo ou uma política de segurança. Em 2008, os varejistas on-line perderam US$ 21 bilhões de dólares em vendas devido ao crescimento dos índices de roubo de identidade e o receio de comprar na Internet, de acordo com a Javelin Strategy and Research.

Como combater o abandono de carrinhos de compra em sites: Para os comerciantes bem-sucedidos nesse mercado muito competitivo, a McAfee recomenda as seguintes estratégias: 1) Faça com que os clientes se sintam seguros em cada página. Os comerciantes on-line devem usar políticas transparentes de privacidade e selos de segurança durante toda a experiência de compra do consumidor para reforçar a garantia de que as informações pessoais estarão seguras no site.

2) Cuidado ao abordar clientes que desistiram da compra - Há um grande risco ao abordar clientes que abandonam carrinhos na tentativa de recuperá-los com novas estratégias de marketing. Da mesma forma, ao avaliar a eficácia de uma campanha paga, os comerciantes devem se programar com base em previsões realistas para que seus consumidores completem suas transações. É preciso ter cuidado para não incomodar o consumidor que está apenas conferindo a vitrine on-line ou obter um ROI insuficiente desta campanha.

3) Otimize todo o site - O foco no abandono do carrinho de compras pode levar os comerciantes a não perceberem o problema maior, que é o abandono do site. A otimização das áreas de fuga do site é um exercício essencial, mas os comerciantes não devem negligenciar o restante do site. Muitos consumidores acabam não comprando porque toda a experiência no site não parece segura.

4) Escolha as corretas indicações de segurança - Os comerciantes on-line devem saber que nem todos os selos de segurança são iguais. Um recente white paper do Yankee Group chamado “Marcas de segurança: o que há por trás dos rótulos" concluiu que os selos de segurança que indicam varreduras diárias de vulnerabilidades, como o McAfee SECURE, oferecem o nível mais alto de proteção, comparado a marcas de confiança de reputação, privacidade e SSL.

McAfee SECURE Service - Os sites que apresentam o selo de segurança McAfee SECURE passam por testes diários rigorosos em busca de vulnerabilidades que representem uma ameaça às informações confidenciais do cliente. A McAfee também conduz varreduras diárias no perímetro da rede, testando mais de 10 mil vulnerabilidades em aplicativos de rede e da Web. Os testes de segurança visam garantir uma proteção contra malwares e análises de práticas de negócios para proprietários de sites e varejistas on-line. Com o serviço McAfee SECURE, os varejistas on-line também podem demonstrar conformidade com a norma PCI, o padrão do setor de cartões de pagamento. A marca de confiança McAfee SECURE é usada por mais de 80 mil websites no mundo.

Para baixar o estudo “Vitrine digital: a longa jornada de compra”, em inglês: http://www.mcafeesecure.com/content/mfes/DWSCampaign.jsp

Sobre a McAfee, Inc. - A McAfee, Inc., com sede em Santa Clara, Califórnia (EUA), é a maior empresa do mundo dedicada à tecnologia de Segurança da Informação. Totalmente comprometida em combater os rigorosos desafios de segurança globais, a McAfee provê soluções proativas e com qualidade comprovada e serviços que ajudam a manter sistemas e redes protegidos mundialmente, permitindo aos usuários conectarem-se à Internet, navegarem e realizarem compras pela Web com segurança. Apoiada por uma equipe de pesquisas premiada, a McAfee desenvolve produtos inovadores que capacitam os usuários domésticos, as empresas dos setores público e privado e os provedores de serviços, permitindo-lhes manter a conformidade com as regulamentações de mercado, proteger dados, prevenir interrupções, identificar vulnerabilidades e monitorar continuamente, além de incrementar a segurança em TI. | www.mcafee.com.br

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