Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/10/2009 - 12:40

Investir em egressos e aperfeiçoar funcionários e gestores

Novo RH da ULBRA investe na formação do ser humano.

Para a nova gestão de Recursos Humanos da ULBRA, a prata da casa faz a diferença. Dentro da nova filosofia de recrutamento e seleção de pessoal, tem preferência o candidato com formação nas escolas ou campi da Universidade. Um dos exemplos é o projeto de valorização de talentos, que já está em prática e contrata os egressos das escolas de nível médio da ULBRA, de acordo com as vagas em aberto. Além disso, cursos de atendimento ao público, de informática e de formação de líderes também estão no planejamento em curto prazo. A idéia é qualificar quem já trabalha na casa e dar oportunidade para aqueles que estão inseridos na instituição como alunos.

Os egressos dos cursos técnicos de Informática, Gestão Empresarial e Gestão da Qualidade do Colégio Cristo Redentor são os primeiros a receberem oportunidade. “Fizemos uma visita ao Cristo Redentor e ficamos muito felizes em ver a competência dos nossos formandos em nível médio”, comenta Luiz Anselmo Colling, diretor de Recursos Humanos da ULBRA. Três ex-alunos já foram contratados para os setores administrativos da Universidade e mais dez vão ser selecionados para o EAD nos próximos dias. Segundo Colling, investir no recém formado em nível médio é benéfico por diversos aspectos.

Primeiro, porque o jovem sai do curso técnico com muita vontade de ingressar no mercado. Além disso, já conhece a instituição onde vai atuar e chega sem os vícios adquiridos ao longo da carreira. “Com o novo planejamento em RH, dificilmente iremos buscar alguém de mercado, pois perderíamos muito tempo até que ele assimilasse a cultura da casa”, comenta o gestor. Para Luiz Anselmo, a empresa só cresce quando consegue “fidelizar” o seu colaborador.

Liderança e gestão de pessoas - Iniciativas para isso não vão faltar. No que diz respeito aos jovens talentos, o diretor destaca o incentivo para cursar o ensino superior na ULBRA, com a concessão de até 80% de desconto nas mensalidades. Colling diz que o ser humano é o foco da nova política de RH da instituição. Uma das propostas é trabalhar a motivação de todos, buscando “cases” de sucesso entre os segmentos da Universidade. “Setor que trabalha com alegria pode contagiar os demais. Sempre tive a idéia de integrar diferentes departamentos, através da filosofia motivacional”, ressalta. Para colocar em prática os objetivos, o diretor conta com o apoio das psicólogas Darcyane Melo e Clarissa Lopes, além da Pastoral Universitária.

Dentro dessa perspectiva, três ações serão implementadas em breve. Para os funcionários que têm contato direto com público interno e externo será ministrado um curso de técnicas de atendimento. A área de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade ficará responsável por sua elaboração e aplicação, tendo como foco de ensino a qualidade do serviço prestado. Todos os líderes de setores e funcionários com função gerencial, por sua vez, vão realizar um intensivo voltado ao desenvolvimento de liderança. “O líder tem que ter qualificação para tal, conhecer a gestão de pessoas e do próprio setor que coordena”, afirma Colling. A terceira iniciativa do novo RH da ULBRA será a oferta de cursos avançados de informática a todos os funcionários.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira