Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/10/2009 - 12:47

Eldorado é credenciado para testar e certificar terminais de cartões de crédito contra fraudes

A missão é analisar e aprimorar a segurança dos dispositivos, para reduzir vulnerabilidades e outros crimes ligados ao furto de dados e de dinheiro.

Segurança é um dos temas que mais causam preocupação para empresas, governos e mesmo pessoas, especialmente quando se trata de tráfego de informações. A cada dia surgem novos recursos para evitar vulnerabilidades, fraudes e outros tipos de crimes relacionados ao furto de dados e de dinheiro.

O Instituto de Pesquisas Eldorado, organização com fins não econômicos dotada de infraestrutura e reconhecida experiência na realização e gerenciamento de projetos complexos, acaba de ser credenciado pela Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) para testar e certificar as máquinas que as administradoras de cartões de crédito distribuem em lojas, supermercados, postos de combustíveis, por exemplo, para efetivar as transações via cartões de débito ou crédito, tecnicamente denominadas POS e PIN-PAD (pontos de venda). Os equipamentos deverão ser produzidos de acordo com normas definidas pela associação. Todo dispositivo seguirá o mesmo padrão de segurança.

Antes de chegarem ao comércio ou outro ponto de venda, esses dispositivos produzidos por empresas como Verifone, Hypercom, Ingênico, Gertec, Daruma, Perto, Dataregis e Gemalto precisam ser avaliados e certificados pelo laboratório do Eldorado ou de outras duas instituições credenciadas pela Abecs, que lançou no início de agosto um selo para certificar os terminais. Importados ou fabricados no Brasil, todos os equipamentos em operação atenderão à norma PCI da Abecs e receber os requisitos de segurança atualizados no país.

“A área de Testes e Qualificação do Eldorado é reconhecida no Brasil e no Exterior pela elevada competência na avaliação, creditação e certificação de produtos eletroeletrônicos. Para o instituto, receber o credenciamento da Abecs para testar os dispositivos é mais uma prova do efetivo reconhecimento da qualidade de nossos serviços”, afirma Joaquim Carlos, líder de Projetos do Eldorado, que é acreditado pelo INMETRO, pela ISO17025 e pela Anatel..

Competência também na equipe de engenheiros, que está apta para fazer análises de segurança física, segurança de informação, criptografia e testes de software embarcado no dispositivo, de bateria e de intrusão, além de choque e vibração e de comunicação com a rede, utilizando ferramentas convencionais.

“Nossos engenheiros analisam todas as potenciais vulnerabilidades dos equipamentos para torná-los mais seguros e blindados de invasões, ataques, clonagens e furto de senhas, entre outros”, afirma Joaquim. O desafio é desenvolver um sistema que permita que os terminais possam operar perfeitamente, inclusive quando conectados a equipamentos de outros fabricantes.

Instituto de Pesquisas Eldorado - O Instituto de Pesquisas Eldorado (www.eldorado.org.br) é uma associação civil privada com fins não-econômicos fundada em dezembro de 1997. Em operação desde março de 1999, tem se destacado como uma das organizações de Tecnologia da Informação que mais crescem no Brasil.

Dotado de uma gestão qualificada e de processos certificados de acordo com as principais normas internacionais, o Eldorado possui uma estrutura enxuta, ágil e flexível, além de experiência comprovada na realização e no gerenciamento de projetos complexos, interdisciplinares e que envolvem diferentes instituições.

Com uma carteira de clientes de grande porte e projetos de âmbito global, o Instituto de Pesquisas Eldorado tem a missão de contribuir para a consolidação da rede brasileira de pesquisa e desenvolvimento em Tecnologia da Informação e Comunicação, realizando projetos que contribuam para o retorno do investimento de seus parceiros, sem perder de vista a necessidade constante de evolução tecnológica e capacitação profissional.

O Instituto de Pesquisas Eldorado conquistou o Prêmio Cidadania do Anuário Telecom 2008, da Plano Editorial, pelo programa “Oficina do Futuro - Pessoas com Deficiência”, com o tema “A competência faz a diferença”. Este é um projeto de capacitação de profissionais com deficiência visando à sua integração ao mercado brasileiro de tecnologia da informação e comunicação. A iniciativa é um desdobramento do projeto Oficina do Futuro, que já capacitou mais de 2 mil alunos desde 2004, pelo qual recebeu o Prêmio Cidadania do Anuário Telecom 2008, da Plano Editorial.

O Eldorado também integra pelo quarto ano consecutivo a lista das “Melhores empresas para trabalhar no Brasil”, do Great Place to Work Institute, no segmento de TI e Telecom, publicada anualmente pela revista ComputerWorld.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira