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02/10/2009 - 09:56

O longo adeus da mídia impressa , aponta Ralph Arcanjo Chelotti

São Paulo – Desde a consolidação da internet como ferramenta de comunicação, discute-se se a mídia impressa, como jornais e revistas, estaria com os dias contados. Enquanto alguns veículos de comunicação impressos fazem campanha para desqualificar sites e blogs, os dados de uma pesquisa promovida pela ABRH-Nacional durante o Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas - CONARH -, o maior evento do setor na América Latina, não trazem boas notícias para os veículos impressos.

Segundo a pesquisa, cerca de 73% dos quase 20 mil participantes do encontro consideram o CONARH o evento do ano em gestão de pessoas, evidenciando a importância do congresso para milhares de gestores de pessoas brasileiros, além de profissionais vindos de países como Angola, Moçambique e Bolívia. De modo geral, 21% destas pessoas tomou conhecimento do CONARH por ações de e-mail marketing, 16% por ações de marketing direto (folder impresso enviado pelo Correio ou disponibilizado em instituições parceiras), mais de 21% por meio dos sites da ABRH-Nacional e CONARH e mais de 23% por outros veículos, o que inclui os blogs da entidade e do congresso, além de matérias publicadas em portais de notícias na internet. Em contrapartida, apenas 10% dos participantes do CONARH disseram ter tomado conhecimento do evento por meio de revistas e jornais impressos.

Segundo Ralph Arcanjo Chelotti, embora esses dados não permitam desqualificar a importância dos veículos impressos, eles revelam, claramente, a emergência de novas fórmulas de comunicação, especialmente as relacionadas à internet:

“Até mesmo o folder impresso, que é enviado para um público bem segmentado, apoia-se em ações de aquisição de cadastros via internet. Numa análise mais abrangente, percebemos que as mídias segmentadas, entre as quais podemos incluir a internet, os folders impressos, os sites e e-mail marketing, assumiram uma enorme importância quando o assunto é divulgar um evento altamente especializado como o CONARH”, assinala.

Para Chelotti, as mídias online têm, ainda, outras vantagens, como por exemplo seu custo e a sua permanência: “Um exemplo dramático da permanência das ações de comunicação online está sendo dado pelos blogs da ABRH-Nacional e do CONARH. Vídeos produzidos para estes canais de comunicação antes e durante o CONARH do ano passado, com palestrantes e participantes, seguem sendo vistos ainda hoje, reforçando os elos de parceria entre a entidade e palestrantes, professores e congressistas. Nenhuma outra mídia consegue apresentar esta dinâmica”, enfatiza, alertando que o blog da ABRH-Nacional, vencedor do Prêmio Aberje 2009 na categoria Mídias Digitais, pela região de São Paulo, apresenta um custo de produção e manutenção irrisório quando comparado com qualquer outra atividade de mídia impressa.

Pesquisa da ABRH-Nacional sobre o CONARH 2009 Fonte: ABRH-Nacional

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