Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/10/2009 - 10:05

A maior embarcação da armada brasileira vai contar com sistemas de comunicação por satélite da Indra


O Ministério da Defesa brasileiro também adquiriu terminais para operar em sua rede de satélites SISCOMIS. Por outro lado, dois submarinos U-212 e duas fragatas F-122 alemãs incorporarão equipamentos da companhia, em montante de contratos que superam 6 milhões de euros.

A Indra, uma das principais multinacionais de Tecnologia da Informação da Europa e América Latina, implantará o sistema de comunicações por satélite no maior navio da Armada Brasileira, o porta-aviões São Paulo. Também entregará ao Ministério da Defesa do país, terminais terrestres para operar em sua rede de comunicações por satélite militar, SISCOMIS. Com estes contratos, a Indra reforça sua posição como um dos principais fornecedores destes sistemas para as Forças Armadas Brasileiras.

Por outro lado, a Indra dotará dois submarinos U-212 e duas fragatas F-122 da Armada Alemã com seus sistemas de comunicação. O importe global dos contratos firmados com ambos os países supera os 6 milhões de euros.

O sistema que a Indra implantará no porta-aviões São Paulo permitirá ao navio estabelecer um link de voz e dados de alta capacidade em banda SHF. Esta solução é similar às já fornecidas pela companhia para a Armada brasileira e que atualmente estão operando em diferentes fragatas e navios da frota.

Este tipo de equipamento tem demonstrado a sua confiabilidade e resistência a temperaturas e condições climáticas extremas, Por isso encontram-se instalados, por exemplo, no Ary Rongel, navio que presta serviço na Antártica.

Trata-se de tecnologia de ponta, que responde às exigências mais altas em comunicações militares navais e que a Indra tem implantado amplamente em navios da Armada Espanhola e Holandesa.

Além disso, a Indra entregará ao Ministério da Defesa Brasileiro, diferentes terminais terrestres. Em resumo, fornecerá terminais táticos de montagem rápida com grande capacidade de transmissão; sistemas tipo Manpack, que podem ser facilmente transportados por um soldado e montados em poucos minutos por duas pessoas, com alta capacidade; e terminais transportáveis de alta capacidade, que vão montados sobre um veículo.

A companhia vem colaborando com o Ministério da Defesa Brasileiro desde 2006 no desenvolvimento de sua rede de comunicações por satélites militares, SISCOMIS. Desde então, encarregou-se de colocar em operação elementos chaves da rede, tanto em terminais navais quanto terrestres, assim como o sistema ISMAS (Integrated X-Band Stations Management System) de gestão da rede.

Com estes contratos, a multinacional reforça sua posição internacional em tecnologias de comunicação via satélite, já que aos contratos mencionados, na Alemanha, Brasil e Holanda, podem-se somar as soluções entregues para França e Polônia, entre outros países.

Além disso, é a líder na Espanha nesta área, onde tornou-se a responsável, por exemplo, pela implantação da totalidade da rede SECOMSAT de comunicações por satélite militares do país e é a única fornecedora de terminais para rede de satélite da unidade militar de emergências (UME).

Sistemas para submarinos e fragatas alemãs - A Indra vai equipar dois submarinos U-212 da Armada Alemã com seu sistema de comunicações por satélite, que multiplica por mais de 10 vezes a capacidade de transmissão que até agora tinham os submarinos. Além disso, a companhia implantará em duas fragatas F-122 alemãs seus equipamentos.

Os dois submarinos da classe U-212 vão contar com um sistema capaz de transmitir via satélite voz e dados a profundidade de periscópio e a alta velocidade em banda X militar. Esta banda é reservada à satélites governamentais, o que garante uma maior disponibilidade das comunicações e confidencialidade frente as que oferecem redes comerciais.

Até agora, os poucos submergíveis que dispunham de possibilidade de transmissão em comunicações por satélite em banda X, o faziam em baixíssima velocidade. O grande salto da capacidade do sistema da Indra possibilita reduzir o tempo necessário para transmitir informação e receber ordens. Dessa forma, é possível permanecer menos tempo em superfície e aprimorar também a coordenação com o comando.

O novo sistema da Indra é a evolução melhorada dos que portam atualmente os S-70 espanhóis, os únicos submarinos no entorno da OTAN com alta capacidade de transmissão em banda X, o que os torna os mais capacitados para atuar como link com o centro de comando. A Indra implantará a nova versão deste sistema nos futuros submarinos S-80 que a Navantia está desenvolvendo para a Espanha.

Por sua vez, as Fragatas F-122 Bremen e Augsburg, portarão também sistemas de comunicações por satélite da Indra, com alta capacidade de transmissão de voz e dados, também na mesma freqüência militar.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira