Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/10/2009 - 10:37

Cineasta brasileiro Fernando Coimbra vence concurso de curtas do Museu Olímpico Internacional

Cineastas e esportistas brasileiros têm um importante motivo para comemorar. O diretor do filme “Playing Tennis with Godard”, o paulista Fernando Coimbra, venceu o Concurso Olímpico de Curtas (Short Film Contest) do Museu Olímpico Internacional. O filme nacional superou produções da China, Suíça e Espanha e conquistou o Grand Prix, após votação decidida por um júri de notáveis. Além dos CHF 7.500,00 (R$ 13.500,00), o diretor brasileiro terá a honra de ter sua obra apresentada no Congresso Olímpico, que acontece entre os dias 3 e 5 de outubro, em Copenhague, capital da Dinamarca.

“Essa vitória brasileira no Concurso Olímpico de Curtas é um forte indício do grande momento que o cinema brasileiro atravessa. A união entre o esporte e cinema já rendeu excelentes filmes, e a produção do Fernando Coimbra confirma essa bela parceria. Estamos muito orgulhosos”, disse Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), que está em Copenhague, onde nesta sexta-feira, dia 2 de outubro será anunciada a sede dos Jogos Olímpicos de 2016. Rio de Janeiro, Chicago (EUA), Madri (ESP) e Tóquio (JAP) concorrem.

A vitória de Fernando Coimbra teve o aval de cineastas internacionais que formaram o júri da competição: o também brasileiro Fernando Meirelles, diretor de Cidade de Deus / City of God (2002), Jardineiro Fiel / Constant Gardner (2004) e Ensaio Sobre a Cegueira / Blindness (2008); a suíça Ursula Meier , diretora de Lar Doce Lar / Home (2008); o espanhol Carlos Pastor Moreno, diretor de A ras de suelo (2005) e Campos de fresas (2004); e o documentarista chinês WU Wenguang , diretor de um projeto que documenta comunidades chinesas China villagers documentary project (2006).

Para chegar à final, Coimbra produziu primeiramente o curta "Rim de Napoleão", feito especialmente para o concurso. Fernando foi eleito o representante brasileiro depois de votação na Internet, quando concorreu com Cavi Borges, do Rio de Janeiro.

Fã de cineastas como Jean-Luc Godard, Sergio Leone e Martin Scorsese, Fernando Coimbra tem uma relação íntima com o esporte. “Já pratiquei taekwondo e tênis. Atualmente tenho praticado muito cinema”, brincou o cineasta. “Estou muito feliz com o prêmio e torcendo para que nesta sexta-feira (dia 2), o Rio de Janeiro também conquiste o direito de receber os Jogos Olímpicos de 2016”, revelou Fernando. “Finalizamos o filme na Suíça, bem próximo ao lugar onde o Godard estava em processo de produção de seu novo projeto. Essa coincidência foi um sinal de que algo daria certo”, comemorou.

O Concurso Olímpico de Curtas pretende promover os valores do Movimento Olímpico através da arte, criar uma ligação entre o Movimento Olímpico e os diretores de cinema, escolas e festivais, além de fornecer apoio a jovens diretores e criadores de trabalhos audiovisuais. "O COB recebeu com grande satisfação a vitória do filme do Fernando Coimbra no Olympic Short Film Contest (Concurso Olímpico de Curtas). Depois dessa grande notícia, estamos ainda mais otimistas e ansiosos quanto à escolha da sede olímpica", disse a diretora do Departamento Cultural, Christiane Paquelet.

Ari Zendher e Eric Andrae, da Suíça venceram na categoria voto popular (internet) e ficaram em segundo lugar no prêmio do júri.| www.cob.org.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira