Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/10/2009 - 11:11

LORD destaca tecnologia de amortecimento semi-ativo na SAE Brasil


Empresa fornece fluido magneto-reológico para a fabricação de amortecedor especial.

Conhecida nacionalmente pela produção de adesivos, a LORD mostrará na SAE Brasil – evento que acontece entre 06 e 08/10, em São Paulo –, que é capaz de fornecer outras soluções à indústria automotiva, com destaque ao fluido magneto-reológico. Trata-se de um produto usado na fabricação de sistemas de amortecimento semi-ativos, de altíssima tecnologia e que, agora, estão sendo introduzidos no Brasil. “Esse tipo de amortecedor caracteriza-se pela melhora da dirigibilidade, conforto e segurança. Lá fora, já é uma alternativa consolidada e faz parte de alguns carros de alta performance”, descreve Bruno Fragoso, gerente de contas da LORD.

Muito embora seja usado no exterior em veículos de luxo, a LORD provará na SAE que o amortecimento semi-ativo tem espaço em modelos bastante populares, inclusive em scooters – há algo mais popular do que a famosa motoneta? A italiana LEM Motors acaba de montar uma scooter cujo amortecedor conta com o fluido magneto-reológico da LORD. “Sem dúvida, isso significa a quebra de um paradigma. Se é viável economicamente numa scooter, um veículo de preço muito acessível, o amortecedor semi-ativo pode sim ser adotado em carros convencionais”, comenta Fragoso.

A EMX foi a parceria da LORD no trabalho envolvendo a scooter da LEM Motors. Companhia especializada em sistemas de controle e projetos de amortecimento, a EMX levou cerca de dois anos para desenvolver o amortecedor. Antonio de Almeida, diretor de tecnologia da empresa, destaca que o fato de a EMX produzir localmente a eletrônica do amortecedor, e de ter dividido com a LORD a criação do projeto mecânico, ajudou a baratear ainda mais a tecnologia. “Os resultados foram tão positivos que patenteamos o sistema eletrônico empregado no amortecedor”, ele relata.

Fora as vantagens para o consumidor final, o amortecedor semi-ativo é uma excelente alternativa sob o ponto de vista industrial, ressalta Almeida. “As montadoras podem adotá-lo em linhas de montagem muito grandes, fazendo o que chamamos de ‘customização em massa’, ou seja, adaptando centenas de veículos de forma mais rápida e com maior qualidade”, descreve.

Outro exemplo de viabilidade do amortecedor semi-ativo – neste caso, em exposição no estande da LORD na SAE –, é a KTM EXC, moto de 450 cilindradas voltada à prática do enduro. O amortecedor, bem como todo o seu projeto mecânico, foi desenvolvido pela EMX. “O desempenho do amortecedor semi-ativo é tão superior ao do convencional que o transforma na melhor resposta aos fabricantes de veículos de competição”, afirma o gerente de contas da LORD.

Situada em Jundiaí (SP) desde 1973, a LORD é uma subsidiária da norte-americana Lord Corporation. A indústria automotiva responde por cerca de 60% dos seus negócios envolvendo adesivos, primers e coatings. [www.lordla.com.br]

18º Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade (SAE Brasil 2009), 06-08/10, no Expo Center Norte, São Paulo (SP) | LORD: estande 116

Perfil LORD - Especializada na fabricação de adesivos, primers e coatings à base de água, epóxi, acrílico e poliuretano, a LORD – subsidiária da norte-americana LORD Corporation – iniciou as atividades no Brasil em 1972, na cidade de São Paulo. No ano seguinte, transferiu sua unidade produtiva para o pólo industrial de Jundiaí (SP), onde permanece até hoje.

Ao longo desse período, a LORD se transformou numa das principais referências do mercado nacional de adesivos, principalmente no que diz respeito à fabricação de produtos com baixos níveis de metais pesados, primers para tratamentos de superfícies metálicas e adesivos base água. A LORD é certificada com base na especificação técnica ISO/TS 16.949:2002 e ISO.9001/2000. Atualmente, implanta políticas ambientais com base na norma ISO 14.001 e investe em ações sociais junto à comunidade.[www.lordla.com.br]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira