Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/10/2009 - 09:55

Colóquio abre Semana Franco-Brasileira de Ensino Superior em São Paulo

Evento integra o calendário oficial do Ano da França no Brasil e conta com a participação de mais de 100 instituições franco-brasileiras.

O evento que reunirá mais de 100 instituições francesas e brasileiras, a Semana Franco-Brasileira do Ensino Superior, teve início no dia 2 de outubro, no Teatro Raul Cortez, sede da Fecomercio em São Paulo. O evento integra o calendário oficial do Ano da França no Brasil e será realizada até 8 de outubro em São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro.

A abertura do evento ocorreu com o Colóquio Formações e Profissões do Futuro, comandado pelo presidente do Comissariado francês do Ano da França no Brasil, Yves Saint-Geours. “Trata-se de um evento que liga as universidades às empresas e um dos que mais se concentra na questão da formação do emprego dos jovens. O Ano da França no Brasil é uma oportunidade na qual devemos misturar tudo, a cultura com o mercado, a ciência com a tecnologia, as empresas com as universidades. Sob esse ponto de vista, corresponde plenamente a nossos objetivos, ou seja, não apenas celebrarmos, mas também construirmos o futuro, as ações de amanhã para novas cooperações”, afirmou o presidente.

No colóquio, foram realizadas mesas redondas envolvendo personalidades do meio acadêmico e empresarial. Os temas discutidos giraram em torno das necessidades e políticas de recursos humanos das empresas para atividades em expansão e inovadoras, assim como as ofertas de formação das instituições de ensino. O primeiro debate do dia teve como título “Desenvolvimento Sustentável, Biodiversidade, Agricultura, Eco-Indústria e Eco-Inovação”. Foi seguida pela mesa-redonda sobre “Espaço, Tecnologias Espaciais, Aeronáutica, Eletrônica” e, por fim, “Energia Nuclear, Indústrias Eletronucleares”.

Entre os presentes, o cônsul da França em São Paulo, Sylvain Itté, avaliou que a importância do evento vai além dos temas abordados e da vontade dos dois países em participarem juntos de parcerias estratégicas: “É acima de tudo uma mensagem de esperança e de futuro. Tratamos da formação de jovens, para que a cada vez mais tenhamos jovens daqui que querem trabalhar na França e vice-versa”.

Segundo Pierre Colombier, conselheiro de Cooperação e Ação Cultural da Embaixada da França no Brasil, o evento simboliza o ideal da parceria franco-brasileira, através de trocas universitárias e de pesquisas: “Esta estação cultural tem o objetivo de apresentar uma imagem moderna, criativa e diversa da França, mas também colocar em evidência a qualidade das parcerias que unem nossos dois países”.

Para o presidente da CampusFrance no Brasil, Gérard Binder, o evento une os meios acadêmico e empresarial em torno da temática das profissões do futuro. “É uma missão importante para o mundo acadêmico atual descobrirmos as formas e as pessoas que determinarão a economia do amanhã”, afirmou.

“Desde o ano passado, a França passou a ser o principal destino de nossos alunos, tanto de pós-graduação quanto de graduação através dos melhores convênios que temos assinado. Tem sido uma atividade bastante profícua em todos os sentidos”, disse o diretor de Relações Internacionais da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Sandoval Carneiro Júnior.

A Semana Franco-Brasileira - Após o colóquio, nos dias 3 e 4, o Salão CampusFrance, instalado no prédio da Bienal, no Parque do Ibirapuera, oferece a possibilidade de contato direto entre alunos e interessados e as instituições acadêmicas. Com a participação de mais de 100 universidades dos dois países, o objetivo será promover novas oportunidades de estudar na França. Serão apresentadas diversas ofertas francesas de ensino superior; além de acordos de cooperação e programas de intercâmbio. Informações para estudantes sobre todos os procedimentos administrativos como inscrições, bolsas e vistos.

O Ateliê São Paulo, que ocorre no dia 3 de outubro, reunirá instituições de ensino francesas e brasileiras, agências de fomento à pesquisa e instâncias governamentais ligadas ao Ensino Superior, à pesquisa e à cooperação internacional para debater interesses em comum.

Após São Paulo, o evento segue para Belo Horizonte, no dia 6 de outubro, e encerra suas atividades no Rio de Janeiro, dois dias depois. A Semana Franco-Brasileira do Ensino Superior é organizada pela CampusFrance e Cendotec e patrocinada pela Thales. Conta com o apoio da Aliança Francesa, Belta, Fiesp, Senai, France Guide, Empregos.com.br, FAUBAI, Capes e da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Relações Internacionais, do Governo Federal do Brasil e da República Francesa.

Os patrocinadores do Ano da França no Brasil ( http://anodafrancanobrasil.cultura.gov.br/) são: Comitê de patrocinadores franceses: Accor, Air France, Alstom, Areva, Caixa Seguros, CNP Assurance, Câmara de Comércio França-Brasil, Dassault, DCNS, EADS, GDF SUEZ, Lafarge, PSAPeugeot Citroën, Renault, Saint-Gobain, Safran, Thales, Vallourec.

Patrocinadores brasileiros: Banco Fidis, Banco Itaú, Bradesco, BNDES, Caixa Econômica Federal, Centro Cultural Banco do Brasil, Correios, Eletrobrás, Fiat, Gol, Grupo Pão de Açúcar, Infraero, Oi, Petrobras, Santander, Serpro.

Parceria: Ministério da Cultura, Ministério das Relações Exteriores, TV5Monde, Ubifrance, Aliança Francesa, CulturesFrance, TV Brasil, SESC, SESC SP. Realização: Governo Federal do Brasil e República Francesa.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira