Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/10/2009 - 09:57

Repercussão da Expoconstrução 2009


A Montana teve participação ativa, com a parceira C.M. Venturoli, no grande evento da construção civil realizado na capital baiana.

No final de agosto realizou-se no Centro de Convenções em Salvador, Bahia, a “9ª Expoconstrução 2009”. Segundo os organizadores, o evento atraiu mais de 33 mil visitantes, reforçou a percepção do bom estágio em que se encontra a construção civil na região Nordeste e, segundo o Sinduscon-BA, gerou negócios da ordem de 60 milhões de reais. A Montana participou até agora das nove edições do evento, sempre em parceira com a empresa C.M. Venturoli, tradicional fabricante de produtos de madeira tratada em autoclave com o preservativo CCA, conforme informou o gerente da divisão Osmose da Montana, Humberto Tufolo Netto.

O supervisor da Montana para as regiões Norte e Nordeste, Ricardo Rocha, participou da “9ª Expoconstrução 2009” e conta os principais destaques. Para ele, o setor com maior participação da madeira tratada na região Nordeste é o da construção civil. “A madeira tratada serrada ou roliça está muito presente tanto em sistemas construtivos e estruturas, quanto na linha decorativa, jardinagem, móveis e playgrounds. A Montana tem esta percepção sobre a região. Especialmente a madeira de reflorestamento tratada tem sido muito utilizada em projetos residenciais de alto padrão e em grandes empreendimentos internacionais de hotéis e restaurantes”, avalia.

Segundo Rocha, a madeira tratada conquistou, por sua estética e desempenho, uma grande aceitação entre os principais projetistas locais. Em matéria do uso de madeira roliça tratada, a Bahia hoje é campeã tanto em aplicações estruturais externas e internas. “Durante contato com projetistas e usuários, comprovamos que a grande aceitação da madeira como material construtivo deve-se à sensação de aconchego do material. Nisto ela é incomparável em relação a qualquer outro material, conforme apuramos junto a arquitetos e usuários locais. Madeira valoriza o projeto e, apesar de ser um material construtivo milenar, hoje inova e renova nos usos estruturais”, explica.

Feira de lançamentos – Ricardo Rocha comprovou nesta “9ª Expoconstrução 2009” que o evento já se tornou uma referência regional, verdadeira base de lançamentos para novos produtos e contatos com clientes, muitas vezes distantes. “É um verdadeiro ponto de encontro”, destaca.

Além disso, o supervisor também constatou a consolidação de uma nova mentalidade entre os construtores nordestinos, em geral, e baianos, em particular. “Percebe-se que consumidores e construtores em todo o Nordeste também estão preocupados com a questão ambiental. Por isso, a madeira de eucalipto tratada, vista como material amigo do ambiente, tem tão boa aceitação. Esse tipo de percepção, em relação à madeira de pinus, está evoluindo, mas ainda vai levar algum tempo”, constata. Há também algumas empresas que tomam o cuidado de divulgar, entre as madeiras nativas, somente aquelas oriundas de manejo sustentado. “Apesar do crescimento do grau de consciência, ainda faltam condições físicas para atender ao mercado local com madeira certificada. No médio prazo, principalmente devido à pressão do consumidor, a situação tende a melhorar”, completa.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira