Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/10/2009 - 11:04

Assespro apresenta perfil das vagas de TI na quarta-feira

Iniciativa conta com a participação de universidades , além das Secretarias Municipal de Educação de Porto Alegre e da Ciência e Tecnologia do Estado do RS.

A Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação Regional RS (Assespro-RS) promove na próxima quarta-feira, 7, Café da Manhã reunindo o Grupo de Capacitação e Formação de Mão-de-obra em TI, com a participação da imprensa, universidades parceiras e associados. O evento começa às 9h, no auditório da entidade, no Tecnopuc. Na oportunidade será divulgado o resultado da pesquisa feita pelo grupo, que apontará o perfil das vagas disponíveis no setor de TI das empresas associadas à entidade

A iniciativa é coordenada pelo vice-presidente da Assespro-RS, Reges Antonio Bronzatti, e conta com a participação de 20 empresas e 11 universidades gaúchas, além das Secretarias Municipal de Educação de Porto Alegre (SMED) e da Ciência e Tecnologia do Estado do RS (SCT-RS). O objetivo da reunião é discutir e alinhar ações, para ampliar e qualificar a mão de obra de TI no estado.

Durante o encontro, ainda, será lançado o Programa de Certificação Comercial em TI, da Assespro-RS, que inicia sua primeira turma na terça-feira, dia 6. Também será realizado debate com a participação da SMED, cuja meta é definir o perfil do Curso Técnico Regular de Desenvolvedores de Software, a ser lançado em 2010 na Rede Municipal de Ensino pela Prefeitura de Porto Alegre.

A Pesquisa - Segundo Bronzatti, a idéia de realizar uma análise que demonstrasse o perfil das vagas para TI foi motivada pela falta de números precisos que mostrassem a real necessidade de mão de obra de acordo com as especializações da profissão junto as empresas associadas à Assespro-RS, e a identificação destes profissionais. "A SMED e as Universidades parceiras e integrantes do Grupo de Capacitação nos solicitaram demonstrar e identificar recursos humanos qualificados no mercado de TI gaúcho, daí surgiu o estímulo para todo esse trabalho", conta.

O estudo conduzido pelo grupo de capacitação é realizado através de coleta de dados mensal com as mais de 200 empresas associadas, que passam informações para a Assespro-RS, via sistema de indicadores ou por formulário especifico, para consolidação dos dados. Com os resultados, as universidades começam a adaptar suas formações, criando cursos de extensão de formação rápida, focados em tecnologias específicas, para acelerar a qualificação de jovens que estão na graduação, ainda sem a devida especialização.

O vice-presidente da Assespro-RS diz que nos últimos três meses, a entidade teve em média 200 vagas em aberto, porém segundo estimativas e projeções realizadas, o RS estaria ultrapassando o número de 1000 oportunidades no setor. Ele afirma que praticamente todas as áreas de TI necessitam de mão de obra, mas que as chances para se trabalhar com programação e linguagens como NET e Java se destacam. "As vagas demoram a ser preenchidas, porque o nível de especialização e entrega para estes conhecimentos demora alguns anos para se obteremr. Não basta apenas fazer o primeiro curso para competir no mercado internacional de software, ou até mesmo na entrega de projetos dentro do território brasileiro, é necessário a experiência e qualificação constante, uma vez que novas tecnologias de hardware e software surgem e progridem em poucos meses", assegura.

Café da Manhã reunindo o Grupo de Capacitação e Formação de Mão-de-obra em TI, dia 7 de outubro, às 9h. no auditório da Assespro-RS, no Tecnopuc, localizado na Avenida Ipiranga, 6681 - prédio 96D - sala 208. Informações: Pelo telefone (11) 3433-5180

Assespro-RS - A Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação Regional RS (Assespro-RS), foi fundada em 1979, com o objetivo de representar em nível nacional o setor de informática do Rio Grande do Sul. A entidade contribui para o fortalecimento de todas as empresas de tecnologia, regidas sob as leis brasileiras, e a representação institucional dos seus interesses junto às autoridades públicas e outros organismos, nacionais e estrangeiros. Além de promover parcerias entre filiados, realiza encontros para debate de temas de interesse das empresas associadas, estabelece rumos, zela pela difusão e prática da conduta ética nas relações de mercado, e perante a sociedade, desenvolve programas de fomento e apoio à atividade. A Assespro-RS promove ainda programas de benefícios de todos os segmentos que representa, sendo eles: Software, Hardware, Treinamento, Assessoria, Consultoria e Serviços de Informática. E para atingir tais objetivos, busca convênios, parcerias e projetos de operação em consórcio para serviços, treinamento, hardware e software. A instituição é engajada no Programa Nacional de Exportação de Software, Softex2000, que proporciona apoio para capacitação tecnológica e comercial em nível nacional e internacional das empresas associadas. (http://www.assespro-rs.com.br)

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira