Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/10/2009 - 11:39

Escritora paulista Ana Paula Maia dá dicas na Bienal pra quem quer publicar um livro pela Internet

É possível literatura sem papel? Para a escritora e publicitária paulista Ana Paula Maia, sim. Basta que se use de forma adequada a Internet como uma ferramenta a serviço do fazer literário. Esse foi o assunto abordado durante a oficina “Como publicar um livro pela Internet?” ministrada pela escritora no dia 3 de outubro (sábado), segundo dia da VII Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, no Palco das Ideias, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda.

Durante o encontro, Ana Paula mostrou as principais diferenças encontradas nas histórias voltadas para os meios impresso ou virtual, além de explicar como um livro deve ser adaptado ou escrito diretamente em um site criado pelo autor. “Os capítulos devem ser veiculados na Internet em textos mais curtos, para facilitar a leitura. Além disso, a poluição visual nas páginas deve ser evitada, pois atrapalha a concentração”, explica Ana Paula Maia.

Autora do livro O Habitante das Falhas Subterrâneas (editora 7Letras), publicado em 2003, Ana Paula Maia publica folhetins exclusivos para a Internet. Durante a oficina, contou um pouco sobre seu novo projeto: veicular seu livro em um site. “Vou dividi-lo em pequenos capítulos, todos em primeira pessoa, assinados pelo protagonista da história (Gabriel Esperanto), como se o livro fosse um blog do personagem”, conta.

Como a própria escritora demonstra, o espaço democrático da Internet permite que vários gêneros literários sejam publicados, dando assim vazão à demanda de escritores de todos os estilos e perfis. “A literatura vinculada à Internet é bastante possível devido à própria natureza do meio, que é segmentada”, observa Ana Paula Maia.

A VII Bienal Internacional do Livro vai até o dia 12 de outubro. A entrada é gratuita.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira