Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/10/2009 - 11:46

Rhodia ajuda a resgatar a memória de comunidades

Projeto Memória Local na Escola inova em Paulínia, ao incluir adultos e idosos de escolas de alfabetização da região. Contar a história pessoal é um modo de mostrar a evolução das comunidades.

Paulínia - A Rhodia está implantando na cidade de Paulínia, na região metropolitana de Campinas (SP), o projeto “Memória Local na Escola”, uma iniciativa que auxilia no registro da história e do desenvolvimento daquela comunidade através de depoimentos dados por estudantes da rede oficial de ensino. O projeto atende a cinco escolas, 20 educadores e um total de 404 alunos, na faixa etária de 14 a 80 anos de idade.

Patrocinado pela empresa por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e já aplicado em outras comunidades brasileiras, o projeto utiliza a metodologia de registro da história oral na captação de histórias de vida dos moradores locais, seguindo um programa de formação desenvolvido pelo Museu da Pessoa e Instituto Avisa lá, responsáveis pela capacitação dos professores e educadores participantes.

Em Paulínia, os responsáveis pelo projeto decidiram inovar e, pela primeira vez, incluir alunos adultos e idosos de classes de Educação de Jovens e Adultos e de alfabetização da região, oferecendo mais uma oportunidade a essas pessoas para contar sua história de vida e sua contribuição ao desenvolvimento da cidade.

“A história de vida dessas pessoas é muito rica e oferece subsídios para uma compreensão mais completa da evolução da comunidade, ao longo do tempo”, diz Odete Duarte, diretora de Comunicação Corporativa da Rhodia América Latina e diretora do Instituto Rhodia, entidade sem fins lucrativos, criada com o objetivo de direcionar de forma planejada os investimentos da empresa na área social.

Como funciona – O projeto “Memória Local na Escola”, que a empresa também apóia pelo segundo ano consecutivo em Santo André (SP), outra cidade importante para a história da empresa no Brasil, consiste na formação de professores e alunos da rede de ensino fundamental para o registro da memória da comunidade do entorno da escola. Os alunos entrevistam moradores durante o período de aulas, sob a orientação e acompanhamento dos professores que foram capacitados pelo Museu da Pessoa e o Instituto Avisa lá em encontros realizados no último trimestre. As entrevistas, registradas em áudio, são a base para a elaboração de textos criados pelos alunos com a ajuda dos professores.

Em Paulínia os jovens, os adultos e os idosos, envolvidos no projeto, que estão em fase de alfabetização dão depoimentos da sua história de vida, relacionados à sua vivência na comunidade, colaborando para enriquecer a história da cidade. Essas histórias também são registradas em áudio e se tornam conteúdo para a aprendizagem da leitura e da escrita. A dinâmica do projeto também permite aos professores e educadores descobrirem com seus alunos informações a respeito da comunidade de que igualmente são parte ativa.

“O projeto é uma grande oportunidade para que professores e alunos compartilhem conhecimentos e sentimentos, fortaleçam o respeito mútuo, reconhecendo o que há de comum e diferente entre suas histórias de vida”, diz Sônia London coordenadora geral do projeto e coordenadora da área de formação do Museu da Pessoa.

Todo o material produzido pelos alunos, ao final do projeto, será apresentado à comunidade em uma exposição aberta ao público, além de ficar disponível na internet no site do Museu da Pessoa www.museudapessoa.net

Rhodia. 90 anos inovando sempre. - Pioneirismo e inovação são características inerentes à Rhodia, que em 2009 completa 90 anos de instalação no Brasil. Desde que implantou sua primeira unidade na região do ABC paulista, em 1919, e depois em Paulínia, na região metropolitana de Campinas, a partir de 1942, a Rhodia tem marcado sua trajetória de sucesso pela enorme contribuição ao desenvolvimento econômico e social do País.

Ao mesmo tempo em que impulsionou a industrialização brasileira, a empresa criou laços profundos com as comunidades nas quais está instalada, ao investir continuamente em suas unidades industriais, na geração de empregos e no desenvolvimento de processos, tecnologias e produtos inovadores. Fortemente engajada no Desenvolvimento Sustentável, que considera o eixo principal do seu crescimento para as próximas décadas, a empresa criou um sistema próprio, o Rhodia Way, para monitorar, aprimorar e evoluir permanentemente nas suas relações com os clientes, empregados, acionistas, fornecedores, comunidades e Meio Ambiente.

A Rhodia é um grupo químico internacional fortemente engajado no Desenvolvimento Sustentável. Líder em seus negócios, o grupo contribui para o crescimento dos seus clientes com sua performance operacional e capacidade de inovação. Estruturado em seis empresas, o grupo Rhodia é parceiro dos maiores players mundiais em diferentes mercados: agroquímicos e nutrição, automotivo e transportes, aromas e fragrâncias, bens de consumo e têxtil, eletro-eletrônicos, energia e abatimento de gases de efeito estufa, indústria e processamento, saúde e beleza. O grupo emprega 14.500 pessoas no mundo e obteve faturamento de 4,8 bilhões de euros em 2008. As ações da Rhodia são cotadas na bolsa de valores de Paris (Euronext).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira