Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/04/2007 - 08:42

Empresários de Taiwan buscam parcerias no Brasil

O presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, Alessandro Teixeira, assinou um acordo de cooperação técnica dia 26 de abril, com o vice-presidente do Industrial Technology Research Institute (ITRI), de Taiwan, Hsin-Sen Chu. Com o acordo, ABDI e ITRI poderão desenvolver projetos em áreas de interesses comuns, entre elas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), biotecnologia e nanotecnologia. Além disso, a cooperação técnica possibilitará maior interação e colaboração entre os agentes envolvidos, incentivando o intercâmbio de informações técnicas, o desenvolvimento de tecnologias industriais e o aperfeiçoamento de pesquisadores e engenheiros.

O documento foi assinado na sede da ABDI, em Brasília, na presença de representantes do ITRI, da Agência de Agricultura e Alimentos de Taiwan, do Escritório Econômico e Cultural de Taipei e do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). De acordo com Hsin-Sen Chu, o Instituto de Pesquisa Tecnológica Industrial de Taiwan registra em média cinco patentes por dia, tornando-se um dos mais renomados centros de pesquisa e desenvolvimento para indústria no mundo. Durante a reunião, o ITRI mostrou disponibilidade para apoiar projetos voltados ao desenvolvimento da TV Digital no Brasil, oferecendo, inclusive, treinamento para pesquisadores brasileiros no instituto, em Taiwan.

Com o objetivo de buscar parcerias para investimentos no País, os taiwanenses chegaram ao Brasil, no último dia 18 de abril, divididos em dois grupos. Antes de desembarcar em Brasília, a delegação de investimentos - empresários do setor eletroeletrônico e representantes do ITRI e da TEEMA (Taiwan Electrical and Electronic Manufacturer’s Association) - visitou universidades e instituições de pesquisas em São Paulo, Minas Gerais e Porto Alegre. O grupo participou ainda, na capital paulista, do AbineeTec 2007 e do Fiee Trade Show, eventos nacionais voltados para o setor eletroeletrônico.

O setor de biocombustíveis também foi um dos focos da visita do grupo de Taiwan. Empresários e representantes da Agência de Agricultura e Alimentos do país asiático conheceram o funcionamento, regulação, restrições, incentivos e o cenário atual do setor de biocombustíveis no Brasil. Além de visitar a Petrobras e a União da Agroindústria Canavieira de São Paulo, a delegação conheceu diversas empresas que atuam no setor sucroalcooleiro.

No final do ano passado, pesquisadores do instituto de Taiwan estiveram no Brasil iniciando o diálogo com a ABDI e possíveis parceiros brasileiros. O grupo visitou instituições, entre elas a Universidade de São Paulo (USP), onde já começou o intercâmbio de pesquisas sobre TICs. Naquele momento, os visitantes mostraram interesse pelo setor eletroeletrônico do País.

ITRI - Fundamental na transformação da economia industrial de Taiwan, o ITRI possui projetos de pesquisa nas áreas de TICs, eletrônica e optoeletrônica, nanotecnologia, materiais e produtos químicos, fabricação avançada e sistemas, biotecnologia e medicina, energia e meio ambiente. Para atender às necessidades dos projetos de pesquisa, a organização possui em torno de 5,8 mil funcionários, sendo que do total 16% são doutores e 52% mestres. O ITRI foi um dos responsáveis pelas fundações de várias empresas internacionais voltadas para eletrônicos, monitores, entre outros mercados de alta tecnologia.

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, instituída em dezembro de 2004, tem como missão promover o desenvolvimento tecnológico e industrial brasileiro por meio do aumento da competitividade e da inovação. O principal enfoque da ABDI está nas diretrizes e estratégias estabelecidas pela Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior (PITCE), da qual é coordenadora, articuladora e promotora. | Site: www.abdi.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira