Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/10/2009 - 12:07

Mercado de franquias consolida-se como investimento seguro pós crise econômica

Grandes redes seguem com planos de expansão para o país.

O segmento de franchising, assim como o Brasil, assim como a economia nacional não sofreu grandes impactos negativos durante o período de crise economia e hoje este mercado continua em forte expansão, em todas as regiões do Brasil. Um ano após esse período turbulento, que adiou investimentos de grandes corporações e sacudiu as finanças de todos os empreendedores, as franquias se consolidam como uma das aquisições mais seguras e rentáveis para quem deseja abrir o próprio negócio.

Na contramão da crise mundial, o segmento de uma maneira geral cresceu. Segundo dados da ABF – Associação Brasileira de Franchising, o número de franquias que aumenta 12% ao ano vem num crescente em termos de faturamento. Em 2001, o segmento faturou R$ 25 bilhões, e pulou para pouco mais de R$ 55 bilhões em 2008, um salto de 19,5% a mais do que em 2007, de acordo com dados da ABF. Para 2009 , a Associação acredita num crescimento de 13%, já considerando a influencia da crise no setor. No ano passado 200 novas empresas optaram pelo modelo de franquias para expansão.

Desempenho: franquias se mantêm em expansão - Um dos segmentos que mais cresceu entre 2008 e o inicio de 2009 foi o de alimentação. O faturamento teve um aumento de 20% no ano passado e segue em aceleração este ano. Um dos mais promissores, em termos de desempenho positivo para este ano é o setor de Educação e Treinamento, que em 2008 aumentou seu faturamento em 3%.

Subway - Segunda maior rede de fast food do mundo em número de unidades - presente em mais de 91 países e com mais de 31 mil pontos de venda – a rede deu um grande salto em número de unidades entre o ano passado e este ano. Em 2008 foram 95 restaurantes abertos e para este ano a meta é abrir 135 novas lojas. Até o mês de agosto 100 unidades já foram abertas e a previsão da rede é terminar 2009 com 350 restaurantes no Brasil. Este ano chegou a Amazonas, Alagoas e cidades do interior de São Paulo, onde ainda não possuía unidades, hoje está presente em 21 estados mais o Distrito Federal e em 7 estados já ultrapassou o McDonald´s em número de lojas.

China House -Tradicional rede de delivery e restaurantes especializada em culinária chinesa, com 13 unidades no Estado de São Paulo espalhados pela capital e interior, a rede deve finalizar 2009 com 20 restaurantes abertos. Como parte do plano de expansão, da rede outros estados como Paraíba, Amazonas e Paraná devem receber unidades da China House entre o fim de 2009 e o inicio de 2010. Para o ano que vem a meta é chegar a 30 lojas em diversos pontos do Brasil.

Eurodata – Rede de franquias de capacitação profissional com 155 escolas, sendo 71 unidades próprias, distribuídas em 15 estados brasileiros. A empresa acelerou o ritmo de expansão no último ano, com previsão de mais 50 novos contratos até dezembro. A Eurodata comemora as conquistas de 2009, apenas no último mês fechou 09 contratos. A rede chegou a Manaus e Recife, além de ter lançado o projeto Rio 2010, com vantagens únicas para os interessados em abrir um negócio no mercado carioca.

Rei do Mate – Maior e mais tradicional casa de chá do país, com 278 unidades em 17 estados brasileiros, a rede prevê a inauguração de 12 novas unidades até dezembro, alcançando a meta de 290 lojas. Em 2009, Rei do Mate espera aumentar o faturamento em 10% em relação ao ano anterior.

Vivenda do Camarão - Primeira e maior rede de frutos do mar do país, anuncia um crescimento de 30 % em seu número de unidades em relação ao mesmo período de 2008. Do inicio do ano para cá, a empresa inaugurou 12 restaurantes, em diferentes estados brasileiros (São Paulo, Brasília Minas Gerais, Amazonas, Goiás e Paraná), mesmo sob impacto da crise econômica mundial e seus reflexos no setor. Além disso, a rede expandiu seus negócios para o Food Service, com um novo canal de distribuição para hotéis, motéis, restaurantes, cozinhas industriais e etc.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira