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06/10/2009 - 12:12

TIM anuncia novo conceito de negócios e oferta com foco na liberdade do cliente e no conceito de comunidade

Durante convenção de vendas, o presidente Luca Luciani apresentou os resultados já conquistados com o plano de “relançamento” da companhia com foco no fortalecimento da marca e na qualidade de rede.

São Paulo – A TIM anunciou, durante sua Convenção de Vendas, um novo conceito de negócios que trará vantagens para os clientes e os canais de comercialização, e representa mais um trunfo para a continuidade do crescimento do negócio. A convenção foi realizada entre os dias 30 de setembro e 1 de outubro, no auditório do Ibirapuera, em São Paulo, cuja construção foi patrocinada pela empresa.

Cerca de 1000 revendedores participaram do evento, no qual o presidente da TIM, Luca Luciani, anunciou, entre outras novidades, o conceito do “Chip Avulso”. Paralelamente ao modelo tradicional de subsídio de aparelhos, agora o cliente pode contratar um plano de serviços independente do aparelho, recebendo como desconto na conta de serviços o valor do subsídio a que teria direito. Além disto, o cliente poderá adquirir o aparelho nos revendedores TIM com parcelamento pelos cartões Mastercard em até 12 vezes ou em qualquer loja de sua preferência, e não precisará aderir a contrato de fidelização com a operadora.

“Somos uma empresa de serviços e é natural que direcionemos o subsídio para o tráfego. Com o novo modelo de Chip Avulso, o cliente tem liberdade de escolha no terminal, reduz seu custo e pode adquirir um pacote de minutos maior e com desconto, sem ter que se comprometer com a fidelização. O revendedor também terá vantagens, pois com um pacote mais atraente, a comercialização de produtos irá aumentar e a TIM manterá o foco na melhoria de rentabilidade”, diz o presidente Luca Luciani.

A companhia não deixará o modelo tradicional de subsídio de aparelhos, que continuará sendo uma opção para o cliente. A operadora continuará a oferecer os equipamentos nas lojas e a manter uma estratégia forte de inovação e pioneirismo nos principais lançamentos do setor. “A TIM continuará a ter o melhor portfólio de aparelhos do mercado e antecipará o lançamento das principais inovações”, reitera Luciani.

A empresa aposta ainda no novo plano Liberty, também lançado na convenção, que reforça e expande o conceito de comunidade para os cerca de 40 milhões de usuários, permitindo que os clientes TIM falem entre si de forma ilimitada e para todo território nacional.

Desde janeiro à frente da TIM Brasil, Luciani vem implementando uma estratégia focada em inovação, com planos diferenciados, qualidade no atendimento e fortalecimento da rede, graças a um investimento de R$ 2,3 bilhões estimados para 2009. Com isto, a empresa voltou a crescer de forma consistente. A participação de mercado vem aumentando desde fevereiro e em agosto atingiu 23,83%. No mesmo período, o número de clientes subiu de 35,7 milhões para 39,2 milhões. E isto com mais qualidade no atendimento. Segundo o Índice de Desempenho no Atendimento, calculado pela Anatel, a TIM subiu da sexta para a terceira posição em qualidade de atendimento entre fevereiro e agosto de 2009, atingindo o índice de 92,250%. Em mais um passo que demonstra o compromisso da empresa com este tema, no final de setembro a TIM anunciou ainda que a Diretoria de Atendimento aos Clientes passa a se reportar diretamente ao presidente Luca Luciani.

“Coragem e velocidade são as palavras que traduzem a virada da companhia. Investimos na marca, mudamos o posicionamento da empresa e hoje temos um corpo gerencial jovem e dinâmico. Aumentamos a qualidade da rede e a satisfação dos clientes. O mercado brasileiro é mais estimulante, e estar à frente dessas transformações em um mercado tão competitivo e dinâmico tem sido meu maior desafio profissional”, declara Luciani.

Na área comercial, os lançamentos do “Chip Avulso” e do Liberty dão continuidade do processo de renovação do portfólio de ofertas, iniciado por Luca Luciani. Com o Infinity, lançado em junho, a operadora mudou o conceito de planos de serviços, trocando a tarifação por minuto pela tarifação por chamada e com muito mais benefícios para o consumidor, que só paga o primeiro minuto das ligações para números TIM. Na longa distância o plano permite ao cliente realizar uma chamada por R$ 0,25, mais barata que na telefonia fixa e com a vantagem da mobilidade. Com isso a participação da TIM nas chamadas de longa distância passou de 1% para 15%.

O resultado é que com o Infinity, a empresa conquistou em apenas três meses 2,5 milhões de usuários de planos pré-pagos que agora falam muito mais: o MOU (minutos de uso) do segmento mais que dobrou. No segmento pós-pago o Infinity já responde por 40% das vendas e soma meio milhão de clientes.

O Infinity foi o ponta pé inicial para incentivar o conceito de comunidade que além do benefício aos usuários, gera valor para a companhia ao reduzir os custos de interconexão. Agora a empresa aposta em uma nova onda de crescimento. O conceito de comunidade e vantagens para os clientes se expande com o Liberty que permite acesso ilimitado a qualquer número móvel TIM. O modelo de negócios visa aumentar o tráfego intrarede, que no mercado brasileiro representa o equivalente à participação de mercado de cada operadora, no caso da TIM cerca de 25%.

Na sua gestão outra prioridade vem sendo os investimentos em rede, que foram reforçados e redefinidos. Enquanto todo o mercado focava no desenvolvimento da cobertura 3G, a TIM optou por investir na rede 2G, o que melhorou a qualidade de voz pelos clientes. Paralelamente, a empresa renegociou contrato com fornecedores e conseguiu economias de mais de 50%, reduzindo os custos para a expansão da rede 3G, dedicada exclusivamente para dados.

“Acompanhar a transformação da TIM no Brasil vem sendo o desafio mais estimulante da minha carreira. Estou muito feliz de estar aqui”, conclui Luciani

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