Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/10/2009 - 12:55

Combustível: um aliado na contenção de gastos

O combustível é o insumo de maior valor em uma frota. Em época de contenção de gastos, é importante saber quanto e como esse insumo está sendo utilizado. Executivos do setor afirmam que os transtornos sofridos por transportadoras que não possuem controle sobre o abastecimento podem causar um prejuízo de até 10% sobre o valor do frete.

Existem tecnologias específicas para controlar o volume de diesel que entra nos veículos e o rendimento obtido durante as viagens. As bandeiras BR e Ipiranga, por exemplo, disponibilizam o Sistema CTF. Mais de 1 mil postos comerciais em todo o Brasil possuem a tecnologia instalada, cobrindo as principais rotas de transporte rodoviário. E mais de 4 mil empresas o utilizam.

Uma delas é a Quick Logística, que adotou o CTF para economizar e modernizar a gestão: um dispositivo é instalado nos veículos, com um sensor na boca do tanque de combustível. Ele se conecta com outro, instalado na bomba do posto. Durante o abastecimento, todos os dados são compilados pelo sistema, enviados para um banco de dados, e transformados em relatórios, que podem ser consultados online ou integrados à rede interna da empresa. “Há uma economia significativa para uma empresa com o porte da Quick”, informa o gestor, Rivas Rezende da Costa.

O mesmo acontece na COVRE Transportes e Logística, também usuária do sistema de controle. “A confiabilidade aumenta consideravelmente, uma vez que os números podem ser auditados a qualquer momento pelos registros eletrônicos”, diz Sérgio Covre, gerente operacional da empresa, que conta com 400 veículos, entre próprios e terceirizados.

O sistema informatizado permite coletar informações como data e hora do abastecimento, o volume de combustível que entrou no tanque, o valor pago por ele e ainda a média de desempenho do veículo. Além das empresas, a iniciativa agradou o governo de estados como Sergipe, Bahia, Rio Grande do Norte, Alagoas, Ceará, Pará, Mato Grosso e Rio de Janeiro, que já possuem esse tipo de controle em suas frotas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira