Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/10/2009 - 13:06

A importância de uma marca forte

MacDonald’s, Volkswagen e Coca-Cola são exemplos de marcas conhecidas e consagradas globalmente. Onde quer que você esteja, na Europa ou na Ásia, no Caribe ou na Austrália, você saberá que esses três nomes são, respectivamente, sinônimos de fast food, de automóveis e de refrigerante -- e terá uma expectativa bem realista no que se refere à qualidade dos produtos oferecidos por essas empresas.

Ser detentor de uma marca forte, praticamente autoexplicativa em termos de padrão e de sistema de trabalho, é um privilégio experimentado por poucas companhias ao redor do planeta. E, mais que isso, trata-se de um diferencial competitivo que pode fazer a diferença entre sobreviver ou sucumbir, entre crescer ou ser engolido pela concorrência, sobretudo em tempos de crise.

A lógica vale para todos os setores da economia, para todos os ramos de atuação. Foi por isso que, em outubro de 2004, a brasileira Trevisan, que à época já detinha mais de vinte anos de experiência nas áreas de consultoria empresarial, tributária e auditoria, uniu seu nome e sua expertise à internacional BDO, uma das cinco maiores do mundo em seu segmento.

A empresa já tinha conteúdo e um nome forte nacionalmente. Faltava, porém, um impulso a mais para melhor se situar no mercado global.

Dessa união, nasceu a BDO Trevisan, que a partir de 1º de outubro de 2009 assumiu apenas o nome BDO.

A adoção de um nome único é parte de uma estratégia empreendida mundialmente pela BDO, que busca fortalecer ainda mais a marca. Sermos conhecidos simplesmente como BDO simboliza o auge de vários anos de desenvolvimento e trabalho estratégico. A novidade é boa para nós e para os nossos clientes: ser auditado ou assessorado por uma companhia que dispõe de prestígio mundial é uma garantia de credibilidade!

Como empresa, tanto mundial quanto localmente, a BDO cultiva o desejo de crescer cada vez mais, embora todos os números a ela associados já sejam superlativos: atuando nas áreas de auditoria, advisory e tributos, a empresa mantém, por meio de suas firmas-membro, mais de mil escritórios em 110 países. Cerca de 44 mil profissionais, entre sócios e staff, prestam serviços de assessoria em negócios no mundo todo. Em 2008, sua receita combinada foi de US$ 5,14 bilhões!

No Brasil, a BDO é uma das cinco maiores firmas de auditoria em número de clientes. Faturou R$ 97 milhões em 2008, graças a um crescimento de 32% em relação ao ano anterior. Para 2009, a empresa projeta um faturamento 15% maior – algo em torno de R$ 110 milhões.

A BDO no Brasil tem um importante diferencial competitivo em relação às suas principais concorrentes. Com um DNA genuinamente nacional, a empresa conhece as particularidades do País em que atua, e ao mesmo tempo compartilha o saber e a metodologia consagrados mundialmente por todas as firmas-membro.

Essa combinação peculiar de atributos permitirá, cada vez mais, que a BDO desenvolva soluções customizadas para cada um de seus clientes. Retomando as comparações feitas no início desse texto, a BDO no Brasil poderá realizar as adequações necessárias à conquista de bons resultados com a mesma confiança que permite às indústrias mais conhecidas do mundo adaptarem suas receitas e seus produtos às realidades culturas locais, mantendo-se, ao mesmo tempo, alinhadas ao padrão internacional da marca.

Isso é identidade, qualidade, padrão. Como se vê, mais do que uma simples mudança de nome, a BDO no Brasil está vivendo uma evolução em termos de paradigmas.

. Por: José Luiz Gurgel é sócio-diretor da BDO – Escritório Regional do Rio de Janeiro.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira