Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/10/2009 - 13:13

Tecnologias da Embrapa para incubação estão na Inovatec

Uma oportunidade de negócios a partir de tecnologias desenvolvidas pela Embrapa. Assim pode ser visto o edital da Incubadora de Empresas do Unifemm - Centro Universitário de Sete Lagoas, que será lançado na próxima terça-feira, durante a Inovatec 2009 (5ª Feira de Inovação Tecnológica), que acontece em Belo Horizonte-MG, de 6 a 9 de outubro.

A Incubadora do Unifemm oferece a empreendimentos regionais o suporte necessário para o seu desenvolvimento e maturação e lançará, juntamente com a Embrapa, edital para apoiar empresas interessadas em trabalhar com tecnologias disponibilizadas pelo Proeta (Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Novas Empresas de Base Tecnológica e à Transferência de Tecnologia).

Criado pela Embrapa e pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), o Proeta oferece diversas tecnologias adequadas para incubação. São produtos e serviços que promovem o agronegócio e podem ser trabalhados por empresas com o suporte de incubadoras. A gama de oportunidades é variada. No momento, 26 tecnologias estão disponíveis para empreendedores e empresas que tenham interesse em usá-las em seus processos produtivos. Secador para produção de frutas e hortaliças desidratadas, processo para produção de macaxeira (aipim) tipo "chips" e "palito", unidades de compostagem de resíduos para prestação de serviços ambientais e produção de adubos e substratos orgânicos e os produtos para controle biológico de insetos são exemplos dessas tecnologias.

O lançamento do edital de incubação será feito no estande da Embrapa na Inovatec 2009, às 18 horas de terça-feira (6), primeiro dia do evento. A feira foi escolhida como um momento propício para divulgar a oportunidade a empreendedores, aproveitando a presença de interessados no assunto.

O Proeta também será abordado na palestra “Oportunidades de Novos Negócios utilizando Tecnologias da Embrapa”, ministrada pela analista da Assessoria de Inovação Tecnológica, Mariana Magalhães Campos, agendada para as 19h do dia 8. Na palestra, serão enfatizadas a gestão da inovação na Embrapa, o Proeta, as modalidades de transferência de tecnologias e casos de sucesso. “O Proeta é um importante mecanismo para que tecnologias e produtos desenvolvidos pela Embrapa sejam utilizados por empreendedores, gerando benefícios econômicos e sociais”, afirma Mariana Magalhães.

Inovatec -A 5ª Feira de Inovação Tecnológica busca promover a interação, troca de experiência e transferência de tecnologias entre pesquisadores, instituições de ensino e pesquisa, inventores, órgãos públicos e empresas. A finalidade é gerar o avanço tecnológico e produtivo nos vários segmentos da economia brasileira. Além dos estandes de expositores, o evento terá cursos, palestras e oficinas.

A Embrapa apresentará tecnologias desenvolvidas por três unidades. A Embrapa Agroenergia (Brasília-DF) demonstrará briquetes de biomassa florestal e macaúba como exemplo de arranjo produtivo local para a produção de biodiesel. A Embrapa Gado de Leite (Juiz de Fora-MG) vai disponibilizar informações sobre controle estratégico de carrapatos. E a Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) apresentará o controle biológico de pragas, com bionseticida produzido a partir do baculovírus, que combate a lagarta-do-cartucho, principal praga das lavouras de milho.[www.inovatec2009.simi.org.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira