Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/10/2009 - 10:04

TI ajuda a Sangari a revolucionar o ensino de ciências

Empresa que, em 2008, atendeu mais de 400.000 estudantes brasileiros através do Programa CTC! – Ciência e Tecnologia com Criatividade –, utiliza avançadas soluções de TI para suportar o crescimento de seus negócios; Sangari conta com serviços para o ERP Oracle EnterpriseOne providos pela YKP.

São Paulo - Criatividade e inovação fazem parte do DNA da Sangari Brasil, empresa líder em soluções de estudo de ciências para o mercado educacional. Mais do que desenvolver soluções para realização de experiências científicas em sala de aula – sem necessitar laboratórios ou instalações especiais – a Sangari se destaca pela paixão com que inventa caminhos para levar o estado-da-arte em educação para escolas públicas e privadas de todo o Brasil. Hoje, mais de 400 mil alunos utilizam o Programa CTC! - Ciência e Tecnologia com Criatividade da Sangari. O objetivo do Programa CTC! é promover atividades investigativas, totalmente inseridas nas grades curriculares, incluindo o indivíduo numa sociedade que valoriza cada vez mais conhecimento e o domínio das ferramentas de tecnologia. Sobre as carteiras escolares, os alunos podem interagir com animais vivos como peixes ou minhocas, além de “brincar” com água, pedras, entre vários outros materiais. “Nosso objetivo é despertar entre os alunos do Curso Fundamental o amor e valorização pelo conhecimento e o desejo de aprendizagem; diante de cada experimento, hipóteses são criadas e descartadas, até chegar o momento em que, de forma construtivista e interativa, utilizando o método científico, a descoberta é realizada”, detalha Todd Wright, diretor de TI da Sangari.

Como não poderia deixar de ser, a mesma filosofia de trabalho é aplicada à área de TI da Sangari. “A cultura de criatividade e inovação está presente aqui também”, diz Wright. “Essa visão, expertise e comprometimento é o que permitiu que, em 2007 e 2008, quando a empresa alcançou um crescimento de 400%, a área de TI conseguisse dar suporte a esse impressionante crescimento dos nossos negócios”. Em 2008, a Sangari conquistou grandes contratos junto à rede pública de educação, o que elevou exponencialmente todas as estatísticas da corporação. “A empresa criou durante os últimos anos toda uma infraestrutura de pesquisa e desenvolvimento, engenharia do produto, editora, laboratório químico, fábrica e logística para conseguir atender todo o Brasil com nossas soluções educacionais” Para equacionar a demanda por informação de cada área, Wright conta com um time de 27 profissionais. Em 2008, a Sangari registrou um crescimento de 700% em transações no sistema ERP; em relação ao universo de soluções Oracle, a empresa conta com serviços de consultoria e suporte da YKP.

ERP em ambiente virtualizado - A gestão de negócios da empresa é baseada na aplicação ERP II Oracle EnterpriseOne, plataforma que começou a ser utilizada em 2003 dentro de uma estrutura cliente/servidor com conectores Web Services que levavam a aplicação até a Internet. Hoje, o ERP tem uma configuração totalmente diferente, rodando num ambiente 100% web. “Em 2008 realizamos, com o suporte da YKP e em apenas três meses, a migração e homologação para a nova versão do Oracle EnterpriseOne 8.97. Aproveitamos esta mudança para construir uma infraestrutura completamente virtualizada e redundante, o que proporciona um alto nível de disponibilidade; é um ambiente baseado em 3 servidores em cluster que, conforme a demanda da empresa, pode ser reconfigurado e expandido”, diz Wright. A Sangari organizou seu ambiente virtual com ajuda da Dell e VMWare.

A decisão de investir em virtualização é uma salvaguarda contra novos picos de crescimento da empresa. “Qualquer que seja o desempenho da Sangari nos próximos anos, estaremos preparados”. Entre os benefícios de ter sido um dos pioneiros a trabalhar com a plataforma Oracle EnterpriseOne em ambiente virtualizado está, portanto, a escalabilidade. “Conquistamos, também, um alto nível de redundância, agilidade e disponibilidade, reduzindo os riscos do nosso negócio; acima de tudo, obtivemos uma economia de 42,98% em investimentos de infraestrutura de CPD, aquisições de equipamentos e gastos com energia elétrica”. Segundo Wright, cerca de 3% a 5% dos lucros brutos da Sangari são investidos na área de TI anualmente. Porém, historicamente, já houve anos em que 58% desses lucros foram aplicados na área.

Luciano Lubisco, Gerente de Aplicações da Sangari, diz que, “além das novas features e correções disponíveis na nova versão do Oracle EnterpriseOne 8.97, a existência de um módulo de CRM foi também um dos motivadores críticos para justificar a necessidade de migração”. Um dos principais objetivos desta ferramenta é registrar todas as ações entre a Sangari e os clientes, além de fornecer uma visão completa da eficácia da solução do Programa CTC – Ciência e Tecnologia com Criatividade, desenvolvido pela Sangari, dentro e fora das salas de aula. “Todas as informações estão à disposição da nossa equipe e dos nossos clientes 24 horas por dia, 7 dias por semana”, ressalta Lubisco.

Portal Educacional em Web 2.0 é diferencial da Sangari - O Canal CTC, novo portal educacional dedicado ao Programa, é o resultado de mais de dois anos de pesquisa, planejamento e desenvolvimento da equipe interna da Sangari. Considerada uma das mais importantes decisões estratégicas relacionadas ao desenvolvimento e expansão do Programa e de seus usuários, o Canal CTC foi desenvolvido em uma arquitetura web 2.0 através de uma plataforma de desenvolvimento muito poderosa: o Adobe Flex e o banco de dados Oracle. Seu conceito interativo e colaborativo permite múltiplos níveis de perfis de acesso e pode ser facilmente customizado, tanto com conteúdo como também com a língua nativa de um determinado país. Desta forma, o Canal CTC suporta todos os níveis de usuários envolvidos no Programa em qualquer idioma, incluindo ainda os serviços de suporte da equipe Sangari em tempo real de forma dinâmica.

A segurança é feita através de um controle rigoroso nos privilégios de acesso às aplicações e conteúdos multimídia e oferece uma experiência única e personalizada para todos os usuários. “Esperamos que o Canal CTC se torne um importante canal de colaboração e comunicação para os nossos clientes e colaboradores que utilizam o Programa”, afirma Wright.

Os conectores web services e informações armazenadas no sistema ERP/CRM são integradas diretamente com o Canal CTC, permitindo que os clientes e colaboradores tenham total acesso às informações transacionais conforme os perfis. A sessão de Controle de Entrega de Materiais permite à Sangari interagir com seus clientes através de confirmações tanto de entrega como também do recebimento, tornando assim o processo muito mais confiável para as duas entidades envolvidas. O cliente tem acesso a todos os materiais enviados, suas quantidades, datas de saída e entrega, números de Pedidos de Venda, Romaneios e Notas Fiscais. “Outra funcionalidade fantástica deste portal é a consolidação de todas as pesquisas realizadas por nosso time de Implementação”, declara Wright.

As pesquisas são realizadas em campo, dentro das escolas, e toda a informação é armazenada pelo sistema CRM. “Através de nosso sistema de Business Intelligence, toda a análise desta massa de dados se torna então disponível aos nossos clientes que, a partir daí, podem fazer o acompanhamento da eficácia do programa CTC em cada uma das escolas participantes. Nosso próximo projeto é integrar o Canal CTC com a abertura e controle de Casos do CRM, permitindo então que o usuário controle diretamente toda e qualquer solicitação entre ele e a Sangari”, acrescenta o Diretor.

Utilizando os serviços da YKP desde 2003, Wright tem uma clara visão sobre esta empresa. “Hoje, a YKP é um dos mais confiáveis provedores de serviços em plataforma Oracle EnterpriseOne ERP do nosso mercado”, diz Wright. Segundo o Diretor, “os serviços on demand prestados pela YKP à Sangari são uma colaboração importante em momentos críticos. A YKP oferece, também, suporte técnico à Sangari. Wright completa: “Em nossos projetos mais volumosos, em que a Sangari não conta com capacidade interna suficiente ou necessita de uma transferência de conhecimento, contratamos profissionais YKP para trabalharem lado-a-lado com a equipe de TI da Sangari.”

Laboratório de TI antecipa o futuro- Outra interface entre as duas empresas diz respeito às áreas de laboratório e homologação de novas soluções. “A YKP nos ofereceu consultoria para o planejamento deste espaço”, diz Luciano Lubisco. Na Sangari, a atmosfera criativa e a pesquisa por novas soluções fazem com que a área seja essencial para o futuro da Sangari. “Utilizando uma infraestrutura tecnológica totalmente separada dos laboratórios de TI, conseguimos preservar a integridade, estabilidade e a performance do ambiente de produção sem, no entanto, deixar de desbravar novos horizontes em tecnologia”, resume Lubisco

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira