Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/10/2009 - 10:05

PTI sedia congresso trinacional de ciências

O 4º Congresso da Academia Trinacional de Ciências (C3N) começa nesta quarta-feira (7/10), às 10h, no Parque Tecnológico Itaipu (PTI). O evento, que deve reunir cerca de 850 participantes, entre pesquisadores, professores e acadêmicos, visa estimular o desenvolvimento científico e tecnológico na Região Trinacional do Iguassu (Argentina, Brasil e Paraguai), além de divulgar as pesquisas e aplicações desenvolvidas na região.

Classificado com o mais alto conceito nacional (Capes B1) na modalidade de Engenharia, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o C3N promoverá, entre os dias 7 e 9 de outubro, simpósios, palestras e minicursos direcionados à interdisciplinaridade das áreas da computação, ciência e tecnologia em engenharia, saúde e matemática. As palestras e os minicursos serão ministrados por profissionais de instituições de ensino brasileiras, paraguaias e argentinas.

“Espero que esta edição do C3N traga a oportunidade de formar novas parcerias, que as pesquisas que ainda não são aplicadas possam ser e que o Congresso atinja seu objetivo: o de contribuir com o compartilhamento de conhecimentos entre pesquisadores, alunos e profissionais das diversas áreas da ciência”, disse a professora Huei Diana Lee, coordenadora do C3N.

Além das palestras e dos minicursos, também será promovida a IV Mostra de Trabalhos e Protótipos Científicos, com a exposição de 112 trabalhos, sendo oito protótipos desenvolvidos em diferentes áreas, como ciência da computação, engenharia (mecânica, elétrica, ambiental, civil), saúde (enfermagem, nutrição, fisioterapia, biomedicina), meio ambiente, matemática e educação matemática. Cerca de 1.500 pessoas, entre participantes do C3N e alunos do ensino médio de Foz do Iguaçu, devem visitar a Mostra, que será realizada no dia 9 de outubro, das 14h às 18 horas, no PTI

Paralelamente ao C3N 2009, ocorrerão discussões por meio de uma mesa redonda, de temas como integração das universidades e o desenvolvimento tecnológico na região trinacional.

O C3N é realizado por meio da parceria entre o Parque Tecnológico Itaipu, a Itaipu Binacional, a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), a Faculdade Anglo-Americano, a Universidad Nacional de Misiones e a Isistan.[ Site: www.c3n.pti.org.br ou pelo e-mail: [email protected]] | www.itaipu.gov.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira