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07/10/2009 - 10:33

Iveco apresenta Daily Elétrico, primeiro caminhão elétrico da América Latina, na mostra de engenharia do congresso SAE Brasil

Daily Elétrico, movido à energia 100% limpa e renovável, foi desenvolvido em parceria entre a Iveco e a Itaipu Binacional. O protótipo do Daily Elétrico é equipado com baterias Zebra, à base de sódio, níquel e cádmio, com autonomia de 100 quilômetros entre cargas.

A Iveco é uma das participantes da Mostra de Engenharia que faz parte do 18° Congresso SAE BRASIL, que acontece de 6 a 8 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo. O estande da marca traz como grande atração o Daily Elétrico, o primeiro caminhão elétrico da América Latina. Além desse modelo, estarão expostas as transmissões Eaton, que equipam os modelos Iveco Eurocargo 6x4 e Tector, e ZF, integrada ao Iveco Tector Stradale.

O projeto Daily Elétrico foi desenvolvido em parceria entre a Iveco e a Itaipu Binacional, na Usina de Itaipú, em Foz do Iguaçu (PR). A intenção das empresas tem o propósito de explorar as possibilidades da utilização da energia elétrica no transporte de carga e de passageiros, tendo em vista a busca da redução das emissões de carbono. Desta forma, a Iveco e a Itaipu Binacional tornam-se pioneiras no transporte de cargas com emissão zero de poluentes do mercado latino-americano. Um segundo protótipo já está previsto para o início de 2010.

O modelo escolhido como plataforma foi o Iveco Daily 55C, com 3.750mm de entre-eixos, chassi cabine dupla, que na versão elétrica, ganha a denominação 55C/E. Algumas empresas do setor de distribuição e alimentos do Brasil e da Argentina já demonstraram interesse pelo veículo, que ainda está em fase de desenvolvimento. O Daily Elétrico possui 40kW (54 cv) de potência nominal e torque de 129 Nm a 2.950 rpm e pico de potência a 80 kW (108 cv) e pico e torque de 300 Nm. A tração é traseira e a capacidade de carga útil de até 2,5 toneladas. Com esse conjunto, o Daily Elétrico tem velocidade máxima eletronicamente limitada a 70km/h. Se estiver vazio a velocidade máxima chega a 85 km/h, com força para arrancar em rampas de até 18%. A autonomia é de 100 km.

Autonomia é ampliada com uso da tecnologia KERS - O Daily Elétrico utiliza a tecnologia KERS, que recupera a energia cinética gerada nas freadas, de forma semelhante ao sistema hoje utilizado em algumas equipes da Fórmula 1, como a Ferrari, empresa do Grupo Fiat. Num veículo normal, a desaceleração (provocada pela ação dos freios) gera calor, que é perdido na atmosfera. No Daily Elétrico, este calor é transformado em energia elétrica e vai para as baterias. Essa característica faz do modelo um veículo ideal para o trânsito urbano, onde o para e anda é frequente.

A forma de dirigir o Daily Elétrico é igual à utilizada em um veículo automático. Existem apenas os pedais do acelerador e do freio. Uma alavanca de câmbio indica as posições à frente, ponto morto e ré. Para andar, basta girar uma chave no painel, colocar a alavanca na posição à frente (forward) e acelerar. O display digital no painel é bastante diferente de um veículo comum. Suas informações indicam, por exemplo, a carga, a corrente e a voltagem das baterias, a temperatura do motor elétrico e a marcha engatada.

Baterias são modernas, leves e recicláveis - O protótipo do Daily Elétrico é equipado com três baterias Zebra Z5 (Zeolite Battery Research Africa Project. Elas são acopladas a um motor elétrico MES-DEA de corrente alternada, tipo assíncrono, trifásico, controlado pelo inversor de potência e refrigerado a água. O tempo de recarga da bateria é de oito horas para cada ciclo (quando estão completamente descarregadas). A vida útil das baterias é de cerca de 1.000 ciclos (cargas).

Transmissões diferenciadas garantem máximo desempenho dos produtos - Em seu estande, a Iveco expõe também as transmissões ZF 9S 1110TD e Eaton FTS-16108LL, que equipam respectivamente, os caminhões Tector Stradale, lançado por meio de um blog no último dia 14 de agosto, e os semipesados Tector e EuroCargo, ambos na versão 6x4.

A combinação do moderníssimo câmbio de nove marchas e eixo traseiro simples da transmissão ZF, com torque máximo de 1.100 Nm, garante ao caminhão Tector Stradale desempenho eficaz nas operações rodoviárias com excelente economia de combustível.

Já a transmissão Eaton de dez marchas sincronizadas, utilizada de forma pioneira nos semipesados Iveco, possui torque máximo de 1.600 Nm, o que a torna perfeita até para os motoristas menos experientes. Isso porque as trocas de marchas ocorrem de forma suave e segura, enquanto que as marchas “low” proporcionam uma operação estável, mesmo nas velocidades mais baixas.

Iveco - A Iveco projeta, produz e vende uma ampla gama de caminhões leves, médios e pesados, ônibus, veículos comerciais para aplicações militares, fora de estrada, bombeiros, defesa civil e etc.

A Iveco emprega mais de 28.000 pessoas e possui 27 fábricas em 16 países do mundo, utilizando excelente tecnologia desenvolvida nos cinco centros de pesquisa e desenvolvimento. Além da Europa, a empresa opera na China, Rússia, Austrália e América Latina. Mais de 6.000 mil concessionárias e pontos de serviços, distribuídos em 100 países, garantem suporte técnico onde quer que um produto Iveco esteja em serviço.[www.iveco.com.br].

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