Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/10/2009 - 11:21

Mercados emergentes estão destinados a liderar a recuperação econômica, diz HSBC

Os principais resultados são a produção dos mercados emergentes, a mais alta em um ano.Nível de emprego cresce pela primeira vez em doze meses.EMI do HSBC dispara de 50,7 para 55,3 entre o segundo e o terceiro trimestres. “Mercados emergentes continuam a impulsionar o crescimento na economia global.” - Michael Geoghegan, observa CEO do Grupo HSBC.

O HSBC lançou no dia 6 de outubro (terça-feira), a maior pesquisa de dados econômicos dos mercados emergentes - o Índice de Mercados Emergentes (EMI) que sugere que esses países provavelmente vão liderar a recuperação da economia global. O EMI do HSBC - com dados coletados de mais de 5.000 gerentes de compras de empresas em 13 países - é um indicador poderoso da saúde da economia e dos negócios nos mercadosemergentes e em crescimento rápido no mundo. O novo índice mostra que no terceiro trimestre a produção dos mercados emergentes registrou um crescimento robusto e que os indicadores de tendência futura acusam melhoras adicionais no quarto trimestre.

Stephen Green, presidente do HSBC Holdings plc, disse: “Com o centro de gravidade do mundo econômico mudando do ocidente para o oriente, a força econômica dos mercados emergentes terá um papel cada vez mais central no desenvolvimento dos mercados financeiros e das relações internacionais. O Índice de Mercados Emergentes -HSBC fornece uma visão geral incomparável da pulsação econômica dos mercados emergentes.”

O HSBC, que presta serviços a mais de 100 milhões de clientes em 86 países e territórios, foi fundado em Hong Kong e Xangai em 1865. É o maior banco internacional nos mercados emergentes do mundo.

É o banco internacional líder na China, o maior banco internacional na Ásia e no Oriente Médio e tem mais de 4.000 agências em toda a América Latina.

Michael Geoghegan, CEO do Grupo HSBC, disse: “Faz sentido que o HSBC crie este indicador econômico poderoso. Com as viagens que venho fazendo este mês pela Ásia, América Latina e pelo Oriente Médio, tem ficado claro para mim que estas economias possuem hoje dinamismo e ímpeto em comparação com algumas economias do Ocidente.

O primeiro Índice de Mercados Emergentes – HSBC mostra que esses mercados continuaram a impulsionar o crescimento da economia global.” O EMI do HSBC elevou-se de 50,7 para 55,3 entre o segundo e o terceiro trimestres, indicando o aumento trimestral mais forte da produção dos fabricantes e dos provedores de serviços nos mercados emergentes desde o segundo trimestre do ano passado. Com um valor de 44,3 registrado no primeiro trimestre, o índice tomou um sentido inverso acentuado em relação ao recorde de baixa até agora, 43,8, registrado no último trimestre do ano passado. Qualquer leitura abaixo de 50 indica uma contração da produção durante o trimestre, enquanto que as leituras acima de 50 mostram uma expansão. Stephen King, economista chefe do HSBC disse: “Embora os EUA permaneçam o mais importante parceiro comercial para muitos países em crescimento, a sua importância relativa está declinando. Nós prevemos que os países emergentes terão um crescimento de 6,0% no próximo ano enquanto que as nações desenvolvidas vão crescer 1,8% apenas.”

O EMI do HSBC é calculado usando os dados consolidados e altamente confiáveis do PMI produzidos pela Markit, uma empresa de serviços de informação financeira global. O HSBC anunciou recentemente uma parceria com a Markit para patrocinar e produzir vários PMI para os mercados emergentes.

A HSBC Holdings plc, a empresa à qual o HSBC Group está subordinado, tem sede em Londres. O Grupo atende a clientes do mundo inteiro em cerca de 8.500 escritórios situados em 86 países e territórios na Europa, na região do Pacífico Asiático, nas Américas, no Oriente Médio e na África. Com ativos equivalentes a US$ 2,4 trilhões em 30 de junho de 2009, o HSBC é uma das maiores organizações de serviços bancários e financeiros do mundo. A imagem do HSBC que é veiculada internacionalmente é a “do banco local internacional”. [www.hsbc.com].

O HSBC tem a maior penetração internacional no setor de Bancos Comerciais: 3,1 milhões de clientes dos quais 53% nos mercados emergentes; no primeiro semestre de 2009, 57% da renda bruta originaram-se dos mercados emergentes. [www.hsbc.com/emergingmarketsindex]

Perfil da Markit:A Markit é uma empresa de serviços de informação financeira com mais de 1.200 funcionários na Europa, América do Norte e na região do Pacífico Asiático. Mais de 1.500 instituições financeiras utilizam os nossos serviços independentes para gerenciar riscos, aprimorar a sua eficiência operacional e cumprir requisitos normativos.

A Markit Economics: uma empresa especializada na compilação de pesquisas de negócios e de índices econômicos, incluindo a série Índice Gerentes de Compras (PMI), que está disponível agora para 26 países e regiões-chave, entre as quais a Zona do Euro e os países BRIC. O PMI tornou-se a pesquisa de negócios mais bem-observada em todo o mundo; preferida por bancos centrais,mercados financeiros e tomadores de decisões de negócios, devido à sua capacidade de proporcionar indicadores mensais de tendências econômicas atualizados, exatos e frequentemente únicos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira