Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/05/2007 - 05:44

Cafés do Brasil: promoção nos Estados Unidos e na Bélgica


Feira da SCAA começa dia 4 (sexta-feira) na Califórnia (EUA) e a da Bélgica será realizada no final de maio.

Neste mês de maio os Cafés do Brasil marcam presença em duas das maiores feiras mundiais de cafés especiais: na 19º Conferência e Exposição da SCAA (Associação Norte-Americana de Cafés Especiais), que começa sexta-feira (4) e vai até segunda (7) no Long Beach Convention, na Califórnia; e na 6ª Conferência e Exposição da SCAE (Associação Européia de Cafés Especiais), que será realizada de 18 a 20, em Antuérpia, Bélgica.

A participação nas feiras dos EUA e da Bélgica está sendo coordenada pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA, na sigla em inglês). O objetivo da iniciativa é, mais uma vez, marcar forte presença, estabelecer novos contatos comerciais, rever antigos compradores e promover os Cafés do Brasil, que são cultivados de forma totalmente sustentável, respeitando-se todos os aspectos ambientais, sociais e econômicos.

De acordo com Marcelo Vieira, presidente da BSCA, mesmo junto a tradicionais importadores – caso dos Estados Unidos e da Bélgica –, é estratégico estar presente, para ampliar ainda mais as informações sobre o produto e a agricultura brasileira, mostrando os esforços dos cafeicultores, na grande maioria donos de pequenas propriedades, em investir continuamente na melhoria da qualidade das suas lavouras. “Esses contatos pessoais lá fora, assim como os programas de visitas que esses compradores fazem ao Brasil e às fazendas, são fundamentais para mostrar nossa responsabilidade e seriedade em produzir cafés de alta qualidade e com sustentabilidade, uma exigência cada vez maior do mercado mundial”.

Degustação e Concurso - Tanto na feira norte-americana como na européia serão promovidas nos estandes dos Cafés do Brasil sessões de degustações e de provas de grãos das diversas regiões produtoras. Também haverá apresentação de vídeos e distribuição de folders que tratam da cafeicultura e dos cafés especiais brasileiros.

No evento na Antuérpia a BSCA promoverá uma atração a mais: a etapa do Júri Internacional do 4º Concurso de Cafés Naturais do Brasil – Late Harvest, safra 2006/2007. São 25 amostras pré-selecionadas que passarão pelo crivo de experientes degustadores e profissionais de compra de lojas e torrefadoras. “A fase internacional do Late Harvest é sempre em uma feira como essa da SCAE, pois é mais uma maneiras de promovermos nossos cafés e conquistar mercado para nossos produtores”, diz Marcelo Vieira.

Maior produtor e exportador de café do mundo, o Brasil tem uma série de vantagens no segmento dos “specialty coffee”, como o fato de o café poder ser cultivado em diversas regiões com características climáticas e geográficas exclusivas, o que permite a produção de cafés especiais com uma gama diversificada de sabores e qualidades. Outra vantagem brasileira, considerada única no mundo: o clima normalmente favorável durante a colheita permite que os cafeicultores escolham o sistema de processamento mais adequado às necessidades de seus clientes: natural, cereja descascado ou despolpado. “É uma atividade sustentável até nesse aspecto. Podemos produzir em porcentagens baseadas na demanda do mercado”, diz Marcelo Vieira.

PIM 2007 - Estas participações nas feiras dos EUA e da Bélgica fazem parte do Programa Integrado de Marketing do Café (PIM) e dá continuidade às ações agendadas para 2007, iniciadas em março, na Foodex Japan, e que visam a promoção do produto no mercado mundial.

O PIM 2007 é realizado pelo CDPC – Conselho Deliberativo da Política do Café, e coordenado pelo Departamento do Café da Secretaria de Produção e Agroenergia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Para este ano, o PIM 2007 conta com recursos do Funcafé no valor de R$ 13 milhões, sendo R$ 5 milhões para ações no mercado externo e R$ 8 milhões para o mercado interno, com contrapartida da iniciativa privada (produção, comércio, exportação e indústrias de café solúvel e de café torrado e moído).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira