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08/10/2009 - 14:37

IV Simpósio Internacional de Avaliação de Pavimentos e Projetos de Reforço acontece em Fortaleza

O IV Simpósio Internacional de Avaliação de Pavimentos e Projetos de Reforço (SINAPRE), acontece até o dia 10 de outubro (sexta-feira), no hotel Gran Marquise, Fotaleza (CE). Uma das autoridades de maior referência mundial sobre a tecnologia do pavimento de concreto, o colombiano Cipriano Londoño, do Instituto Colombiano de Produtores de Cimento, estará no evento para apresentar uma palestra no dia 8, às 14h, sobre a experiência da Colômbia na recuperação de pavimentos.

A recuperação de pavimentos também será abordada em uma palestra do especialista Marcos Dutra, da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), que mostrará ao público duas técnicas vantajosas de recuperação de pavimentos rodoviários: o Whitetoping e Overlay. A palestra será às 16h320, também no dia 8. As duas técnicas utilizam o concreto - material de maior resistência para vias de tráfego intenso e de carga elevada - para recuperar pavimentos de estradas, com a possibilidade de aproveitar a pista antiga como sub-base, seja ela de asfalto ou de concreto.

As contribuições trazidas pelos especialistas devem ser bem aproveitadas pelas equipes técnicas responsáveis pela duplicação das rodovias cearenses BR-020 e BR-222, ambas já licitadas e que consistirão nas primeiras estradas do Estado a utilizar a moderna tecnologia do pavimento de concreto. A tecnologia tem balizado as grandes obras rodoviárias atuais do País, a exemplo da BR-101 Nordeste, entre o Rio Grande do Norte e Alagoas, e do Rodoanel, em São Paulo.

Solução duradoura e econômica para estradas - O pavimento de concreto é uma solução tecnológica indicada para a construção de estradas com tráfego intenso, pesado e contínuo. Ele é recomendado em todo o primeiro mundo para fluxos de tráfego acima de 15 mil veículos/dia, como corredores urbanos, rodovias com escoamento de safra, regiões portuárias, regiões de alta ocorrência de transporte de carga e outros.

Grande durabilidade é uma das suas principais características. Quando bem executado, chega a durar mais de 40 anos, com manutenção mínima. Além disso, o gasto com manutenção nesse tipo de pavimento chega a ser até dez vezes menor que em outras opções de pavimentação.

A pavimentação com concreto apresenta várias vantagens para a sociedade, como uma distância de frenagem em pista molhada até 40% menor que em pistas de outras soluções.

Estudo da Arizona State University (EUA) demonstra ainda que, quanto mais pesado for o veículo, maior é a economia de combustível em função da rigidez do pavimento, que pode chegar a 11%.

O pavimento de concreto tem uma colocação clara, que permite uma maior visibilidade de pista no período noturno. Isso faz com que seja possível uma redução de gastos públicos com energia elétrica em até 30%;

A mesma coloração clara também colabora com a diminuição dos impactos ambientais por reter menos calor ao longo do dia, tornando a temperatura ambiente mais amena, interferindo menos nos ecossistemas que margeiam as rodovias.

Nos Estados Unidos, mais de 20% das rodovias são de concreto. Na Alemanha as estradas de alta velocidade - autobans - são de concreto. Na América Latina, o Chile é o País que mais o utiliza em sua malha rodoviária. Já no Brasil, apenas 4 mil km de estradas foram construídos com a tecnologia, o que equivale a, aproximadamente, 2,5% das estradas pavimentadas. Muito pouco se comparado ao índice mundial, que está entre 25% e 30%.

De acordo com o Banco Mundial, cada dólar investido em uma estrada de concreto corresponde a uma economia de três dólares em custo operacional. Dados da Confederação Nacional dos Transportes (CNT) revelam que do 1 milhão e 700 mil km de extensão da rede rodoviária nacional, pouco mais de 165 mil km estão pavimentados. E desse total, 24% encontra-se em péssimo estado. Considerando que apenas 4 % da malha nacional recebeu pavimento de concreto, pode-se concluir que há uma enorme frente para o aproveitamento do concreto na recuperação e ampliação das estradas brasileiras, principalmente nas vias de tráfego pesado.

Em uma das visitas à obra de duplicação da rodovia BR-101 no Nordeste, em pavimento de concreto, o presidente Lula revelou sua expectativa quanto à qualidade de execução do pavimento: “Penso que essa obra vai balizar para as novas rodovias brasileiras e aeroportos uma qualidade de serviço que já há algum tempo existe na Europa e em poucas rodovias no Brasil. Nós precisamos melhorar a qualidade das estradas brasileiras porque às vezes você inaugura uma rodovia e, dois anos depois, ela já tem que passar por uma operação tapa-buracos devido a problemas”.

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