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08/10/2009 - 14:39

Pesquisa inédita revela o comportamento e perfil do consumidor brasileiro no canal da construção

Os interessados que se inscreverem no workshop da pesquisa até o dia nove de outubro concorrem a uma pesquisa em versão. Integral.

O POPAI Brasil acaba de concluir a pesquisa “Comportamento do Consumidor em Lojas de Materiais de Construção e Home Centers”, que envolveu 1.950 entrevistas nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre. Elaborado com o objetivo de conhecer melhor o comportamento do consumidor no ponto-de-venda desses estabelecimentos, o estudo avaliou, entre outros temas, o grau de influência das ações de merchandising e do material promocional do PDV nas decisões de compra. O trabalho de campo foi conduzido de janeiro a abril de 2009 pela TNS Research International, líder mundial no segmento de pesquisas Ad Hoc. A metodologia seguiu os padrões internacionais POPAI – The Global Association For Marketing At Retail, que envolve duas etapas principais, os períodos pré e pós-compra.

Os interessados no levantamento poderão adquiri-lo junto ao POPAI, a partir de novembro próximo. A entidade comercializa o material na versão integral, ou a partir da apresentação dos dados da pesquisa no workshop que acontece no próximo dia 11 de novembro, das 8h30 às 12h30, em São Paulo. No evento, os participantes terão um panorama dos principais dados do estudo no canal de construção, ministrados por Martha Terenzzo, vice-presidente do núcleo de pesquisas do POPAI Brasil, e Marcello Portela, diretor do núcleo de pesquisas da entidade. Todos que se inscreverem até o dia 09 de outubro concorrerão a uma pesquisa na versão integral.

O material é direcionado aos interessados em aprofundar conhecimento sobre o setor e àqueles que pretendem encontrar novas formas para comunicar e construir seus produtos e marcas, uma vez que esse canal oferece um cenário rico em potencialidades para a exploração de formatos e técnicas de merchandising e construção ou consolidação da marca.

O estudo constatou que, em relação ao perfil profissional, os compradores de material de construção são, em sua maioria, do sexo masculino. Porém, ao analisar o perfil dos consumidores finais, observou um equilíbrio entre ambos os sexos. Revelou, também, que os consumidores têm preferência pelo atendimento com vendedores do sexo masculino e isso se aplica tanto ao perfil consumidor final quanto ao profissional. Esse dado demonstra que o canal de construção brasileiro ainda está muito distanciado do sistema de auto-serviço. O fato pode ser explicado pela natureza dos itens vendidos, uma vez que, grande parte exige explicação técnica e garantia de recomendação de profissionais que conhecem as categorias.

Outro resultado extraído do estudo é o alto o índice de efetivação de compra nesses canais: apenas 25% dos entrevistados saíram da loja sem comprar nenhum item. Percebeu-se também, que os consumidores domésticos são mais suscetíveis às compras de impulso do que os profissionais, principalmente pelo fato destes últimos terem maior familiaridade com as categorias e, portanto, maior planejamento e foco no momento da compra.

Indicadores do levantamento mostram, ainda, a necessidade de a indústria trabalhar de forma mais efetiva os materiais de merchandising para que possa cumprir o papel de informar e, especialmente, de converter consumidores eventuais em clientes fidelizados.

Para adquirir a pesquisa ou se inscrever no workshop os interessados devem entrar em contato com associação pelo telefone: (11) 3016-9777 ou pelo endereço [email protected].

Experiências e resultados: Patrocinadores revelam as experiencias e resultados obtidos com os investimentos no estudo do canal.

“A pesquisa é muito interessante pois possibilita conhecer o comportamento de compras dos consumidores nos canais Home Center e Materiais de Construção. Esse universo cresce a cada dia e ainda hoje não é auditado, por isso encontramos algumas dificuldades para sabermos quais são as melhores formas de comunicação com esses consumidores. Nesse canal, diferente do varejo alimentar, a compra é assistida, ou seja, o consumidor precisa de auxilio para decidir o que comprar e qual marca comprar. Nesse sentido a pesquisa é valiosa pois desbrava esse comportamento e nos possibilidade vislumbrar uma direção mais segura.” Meire Souza, Gerente Trade Marketing da Papaiz.

Workshop Pesquisa “Comportamento do Consumidor em Lojas de Material de Construção e Home Centers”, dia 11/11/2009, das 08h30 às 12h30, São Paulo – SP | Contato: (11) 3016-9777 \ [email protected]

Perfil: O POPAI - The Global Association for Marketing at Retail, é a principal entidade mundial do marketing no varejo. Com 70 anos de existência, está presente em 25 países, entre eles o POPAI Brasil, existente desde 1997, como uma entidade sem fins lucrativos, dedicada à atividade do merchandising do ponto de venda para beneficiar os players. Promove pesquisas sobre “O Comportamento do Consumidor” como, por exemplo, o estudo do Pequeno Varejo feito em 2001 e 2005, a pesquisa em Farmácias e Drogarias e recentemente o estudo em Lojas de Material de Construção e Home Centers. Entre as pesquisas em andamento está a “3ª Medição do Comportamento do Consumidor em Super e Hipermercados”, que foi realizada anteriormente nos anos de 1998 e 2004 e revelou dados importantes como os que mostram que 81% das decisões de compra são feitas no ponto de venda.

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