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08/10/2009 - 14:48

Trabalhando sob pressão

A manutenção diária dos veículos, como calibrar os pneus, repor a água do radiador e a troca do óleo podem parecer tão banais, só que muitas vezes caem no esquecimento. Entretanto, negligenciar esses processos pode acarretar em algo muito mais sério como, por exemplo, a deficiência de lubrificação dos motores de combustão interna.

Motores de combustão interna são responsáveis por transformar energia térmica em energia mecânica e para isso todo o sistema de lubrificação deve estar em perfeitas condições de funcionamento. Problemas de lubrificação podem acontecer por vários motivos, mas quase sempre não estão relacionados à bomba de óleo, cuja função é captar o lubrificante no reservatório (cárter) e distribuí-lo para o motor.

O acendimento intermitente ou contínuo da luz de óleo no painel de instrumentos com o motor em funcionamento indica que a pressão no sistema não é suficiente. Nesse caso o melhor a fazer é desligar o motor e procurar uma oficina de confiança para que o problema seja identificado. Uma avaliação no estado desses componentes é vital para se chegar a um diagnóstico preciso, já que a pressão do óleo é gerada na válvula de alívio, nas folgas previstas em projeto entre componentes como bronzinas, árvore de manivelas (virabrequim), buchas e comando de válvulas. A atenção deve ser maior com veículos com quilometragem mais elevada, nos quais é normal o desgaste desses componentes.

Para que o motorista evite esse tipo de problema a melhor prevenção é seguir os intervalos de troca de óleo e filtro recomendados pelo fabricante do veículo. Essas informações constam no manual do proprietário, sendo que os intervalos de troca e o tipo de óleo lubrificante podem variar conforme o uso que se faz do veículo, sua marca e modelo.

Affinia - Com vendas globais de US$ 2,1 bilhões por ano, 9.500 colaboradores e 52 unidades fabris espalhadas pelo mundo, a Affinia é voltada para o mercado de reposição automotiva. No Brasil, as quatro unidades de negócios contam com 750 colaboradores. A empresa está no mercado desde dezembro de 2004 e 55% de suas vendas são provenientes do segmento de suspensão e freios, 27% de filtros e 18% entre diversas linhas de produto. Pertencente ao grupo norte-americano Cypress, no seu portfólio no Brasil conta com sete marcas líderes. Entre elas estão Nakata (componentes de freios e suspensão), Wix (filtros), Brosol (sistemas mecânicos de alimentação), Urba (bombas d’água), Spicer (transferência de força), Perfect Circle (componentes de motor) e Victor Reinz (sistemas de vedação). A Affinia Automotiva em parceria com o DENATRAN, CET e SENAI-SP lança a campanha Carro 100% - Quem tem chega bem, com o objetivo de conscientizar o motorista que a manutenção preventiva garante a segurança do veículo. Baseado em três pilares: segurança, economia e meio ambiente, a campanha também busca contribuir para a melhora da qualidade do ar.

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