Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/10/2009 - 10:32

T-Systems amplia oferta de serviços no modelo ASP com recursos do Windows Server 2008

São Paulo - A T-Systems, uma das líderes mundiais em serviços de Tecnologia da Informação e de Comunicações (ICT), pertencente ao grupo Deutsche Telekom, tinha como demanda ampliar o alcance de sua solução voltada às concessionárias com objetivo de oferecer o sistema como um serviço, ou seja, no modelo ASP. A companhia decidiu investir no Windows Server 2008, que traz o recurso de Remote Desktop Services (RDS). A plataforma permite oferecer a aplicação às concessionárias no modelo ASP, já que o cliente pode acessar os servidores da T-Systems de forma remota e segura. Além disso, o RDS viabiliza o acesso simultâneo de 600 usuários e assegura tempo de resposta reduzi do. Atualmente dez empresas utilizam a solução, mas a expectativa é alcançar 50 clientes.

Um dos objetivos da T-Systems era ampliar os negócios e atingir empresas de diversos perfis. O sistema, desenvolvido há mais de nove anos é baseado no conceito cliente-servidor. “Hoje há uma demanda muito grande por acesso remoto, por isso era essencial adaptar nossa plataforma”, afirma Ricardo Kraft, gerente de soluções de Tecnologia da Informação.

Além de custosa, a tarefa exigiria meses de trabalho, atrasando o lançamento da oferta e, consequentemente, comprometendo a competitividade. A T-Systems passou a estudar as alternativas mais adequadas para fazer a mudança de forma simples e como uma boa relação custo-benefício. Em paralelo, a empresa trabalhava no desenvolvimento de um sistema de nota fiscal eletrônica voltado às concessionárias e tinha planos de atualizar sua estrutura. O objetivo era oferecer um serviço baseado em tecnologia de ponta.

Solução - A companhia começou a avaliar soluções de acesso remoto seguro, que permitissem ao cliente conectar-se ao servidor da T-Systems e utilizar a aplicação. Uma das primeiras alternativas aplicadas foi a adoção do recurso de Terminal Services, presente no Microsoft Windows Server 2003, sistema já utilizado pela empresa. Entretanto, o Terminal Server tem algumas limitações para escalabilidade. Um estudo apontou que seria necessário alocar cerca de dez servidores para suportar o serviço e o sistema só permitia acesso simultâneo a 50 usuários.

Depois de conhecer melhor o Microsoft Windows Server 2008 e a nova funcionalidade Remote Desktop Services (RDS), a T-Systems percebeu que poderia utilizar o sistema para prover o serviço no modelo ASP. Além de permitir 600 acessos simultâneos, a nova solução demandaria o uso de apenas dois servidores.

O projeto de nota fiscal eletrônica também impulsionou o uso do Windows Server 2008, que oferecia novas funcionalidades e melhor desempenho. A implementação, iniciada em meados de 2008, foi concluída em menos de duas semanas. “A migração foi tranqüila. O que demandou mais tempo foi a homologação de nossas aplicações no sistema”, conta Kraft.

Benefícios - A redução do tempo de resposta foi um dos ganhos observados pela T-Systems. “Houve melhoria significativa no desempenho das aplicações na modalidade ASP”, observa o executivo. Outro destaque são as ferramentas de gerenciamento do Windows Server 2008. Essas soluções simplificam a administração do ambiente, acarretando em menor custo operacional e permitindo, portanto, oferecer um serviço com preço mais competitivo.

Com um sistema mais robusto de acesso remoto, a T-Systems também conseguiu ampliar a oferta e atender revendas de menor porte interessadas no modelo de software como serviço. Atualmente dez empresas utilizam a solução no modelo ASP, mas a expectativa é um crescimento gradativo.

A T-Systems (www.t-systems.com.br), a segunda maior provedora de Tecnologia da Informação e Comunicações (ICT) da Europa, é uma empresa do grupo Deutsche Telekom. Oferece serviços de infraestrutura (como outsourcing de data center e desktop, serviços globais de voz, dados e IP), bem como desenvolvimento e gerenciamento de aplicativos e serviços de integração de sistemas, visando à total integração dos serviços de TI e Telecomunicações. Possui hoje 46 mil colaboradores em mais de 20 pa&i acute;ses, com faturamento de EUR 9,3 bilhões em 2008. Presente no Brasil desde 2001, a T-Systems é uma das provedoras líderes de serviços de ICT para o setor automotivo, com forte atuação nos segmentos de manufatura, bancos, seguradoras, serviços, saúde, utilities, varejo e telecomunicações, com destaque na atuação para o mercado offshore.

Microsoft Brasil: Fundada em 1989, a Microsoft Brasil gera localmente oportunidades diretas na área de tecnologia para mais de 18 mil empresas e 495 mil profissionais. Nos últimos seis anos, a empresa investiu mais de R$ 100 milhões em projetos sociais, levando tecnologia a escolas, universidades, ONGs e comunidades carentes. É uma das 107 subsidiárias da Microsoft Corporation, fundada em 1975, empresa líder mundial no fornecimento de software, serviços e soluções em tecnologia da informação. Com um modelo baseado em inovação, a Microsoft investe no desenvolvimento e integração de tecnologias que capacitam pessoas e empresas a atingirem seu potencial pleno.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira