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09/10/2009 - 10:33

Microagência da ATP é apresentada a países da América Latina

A solução foi apresentada em Miami, durante Congresso da FELABAN e despertou o interesse de diversos países.

O modelo de Microagência Bancária da ATP - solução voltada para inclusão financeira - foi apresentado pelo presidente da ATP, Nori Lermen, durante o CLAB - Congresso Estratégico de Tecnologia e Mercado Financeiro, evento promovido pela FELABAN (Federação Latino Americana de Bancos), que aconteceu no último mês de agosto em Miami.

A Microagência Bancária foi desenvolvida pela ATP como alternativa para a realização de serviços bancários fora das agências e pode ser instalada em locais onde as agências ou postos de serviços são inviáveis economicamente. Com alta tecnologia, a solução é baseada no ATP Station, equipamento para correspondentes não bancários que já é usado com segurança há vários anos no Brasil.

Durante o evento, o modelo de negócios possível com a Microagência despertou o interesse de países como México, Chile, Colômbia, Peru, Paraguai e Uruguai. Segundo Nori Lermen, a Microagência pode ser utilizada com eficiência nesses países, atendendo às necessidades específicas de cada mercado. “A Microagência pode funcionar como um canal de distribuição para os bancos, com baixo custo, tanto na tecnologia quanto nos processos. O modelo de gestão e operação da solução interessa a vários países que já estão nos procurando para saber como a Microagência pode atender às suas peculiaridades”, diz o presidente da ATP.

A solução de Microagência permite a realização de todas as operações feitas em uma agência bancária, tanto na frente de caixa, como no autoatendimento e em postos de serviços com correspondentes não bancários. Podem ser realizados pagamentos e recebimentos, abertura de contas, emissão de cartões e folhas de cheques, consultas de saldo e extrato, transferências de valores, investimentos e aplicações, venda de produtos bancários (seguros, títulos de capitalização, adesão a cartões de crédito), além de outros serviços não bancários, como venda de créditos para celular e passagens.

Com baixo custo de instalação e operação, a Microagência pode ser operada por um único funcionário e conta com todo o suporte da ATP, que fornece o equipamento, faz a instalação, a manutenção e a gestão das transações efetuadas. Com a solução da ATP, os bancos podem chegar até mesmo a lugares de difícil acesso, pois as transações podem ser transmitidas por satélite, GPRS, ADSL ou outras tecnologias. A solução permite ainda a captura da imagem de cheques, que elimina o trabalho de back office e o transporte dos documentos.

A Microagência da ATP está pronta para ser utilizada e permitirá aos bancos a chegar a praças não assistidas, utilizando um espaço reduzido e com baixo investimento. A Microagência permite a distribuição de todos os serviços bancários e possibilita, inclusive, a busca por novos clientes.

No Brasil, segundo relatório apresentado pela Febraban durante o Ciab 2009 - que teve como tema a bancarização -, enquanto desde o ano 2000 o número de agências bancárias instaladas no País cresce ao ritmo de 2% ao ano até 2008, a quantidade de postos eletrônicos vem crescendo cerca de 13% ao ano. Os correspondentes não bancários evoluíram quase 30% ao ano nesse período, superando as 100 mil unidades, o que vem ampliando o acesso a serviços bancários em todo o Brasil.

Perfil: A ATP é uma empresa especializada em prestação de serviços e soluções tecnológicas para o sistema financeiro, telecomunicações, concessionárias de serviços públicos e varejo. Maior instituição não bancária de processamento de documentos do país, a ATP é administradora da Rede Verde-Amarela (RVA), além de possuir uma Rede Própria de terminais de multisserviços compartilháveis para a área financeira e para diversos segmentos do varejo e da economia em geral.

Os terminais da Rede Própria ATP podem ser utilizados atualmente por clientes de 14 bancos que integram a Rede Verde-Amarela: Santander, Nossa Caixa, Banco do Nordeste, Banestes, BESC, Banpará, BEP, Banrisul, Banese, Lemon, BRB, Mercantil, Sicredi e Incentive House. A empresa também possui uma rede de Correspondentes no País (correspondentes não bancários), que se expande rapidamente. Atualmente são 3 mil terminais, instalados em 2.500 pontos, realizando em média 4,5 milhões de transações por mês.

A ATP possui soluções para escaneamento de imagens, processamento de documentos e cheques, gerenciamento de arrecadação e pagamentos, microfilmagem, impressão eletrônica, correspondentes não bancários, auto-atendimento e até contact center e treinamento, se interligam e se complementam para oferecer ao cliente serviços integrais para todas as áreas de interesse.[www.atp.com.br]

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