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09/10/2009 - 11:10

MWM INTERNATIONAL lança novo motor Euro V durante o Congresso SAE Brasil 2009

Empresa apresenta o modelo MaxxForce 3.2 que será exportado para a Coreia do Sul.

A MWM INTERNATIONAL Motores, líder no desenvolvimento de tecnologia diesel no Mercosul, lança o motor MaxxForce 3.2 Euro V durante o 18º Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE Brasil 2009. O modelo será inicialmente exportado para a empresa Clark ENG Ltd., que desenvolve e produz ônibus para a Daewoo Bus Corporation, na Coreia do Sul.

O MaxxForce 3.2 é um propulsor que pode ser aplicado em caminhões leves, miniônibus, pick-ups, SUV’s , vans, e também está disponível nas versões Euro III e IV. Além desse modelo, a companhia levará para o seu estande o propulsor MaxxForce 4.8 Euro V com tecnologia EGR.

Características dos Motores: Lançamento - MaxxForce 3.2 - O novo MaxxForce 3.2 foi desenvolvido com recentes tecnologias diesel, como o turbo Dual Axle, VNT e o novo cabeçote 16 válvulas cross flow com comando único. Os diferencias do propulsor proporcionam maior eficiência no consumo de combustível e elevado torque e potência em diferentes faixas de rotação. O modelo é equipado com a tecnologia EGR (Exhaust Gas Recirculation) de alta eficiência que atende as normas de emissões Euro V, similar ao Proconve P7.

MaxxForce 4.8 - O motor MaxxForce 4.8 de 4 cilindros foi desenvolvido para atender os níveis de emissões Euro V, equivalente ao Proconve P7, utilizando de maneira flexível a tecnologia EGR (Exhaust Gas Recirculation) ou o sistema de pós-tratamento de gases SCR (Selective Catalytic Reduction). O propulsor apresenta uma série de evoluções tecnológicas como o moderno cabeçote de 4 válvulas por cilindro, com design exclusivo que incorpora o novo freio motor power brake. As aplicações típicas desse motor são caminhões médios, pesados e ônibus.

Tecnologia e Combustíveis Alternativos: Biodiesel - A MWM INTERNATIONAL tem um programa consistente de testes com diferentes misturas de biodiesel, iguais ou superiores ao B20, em diversos motores da sua ampla gama de produtos. A empresa tem como premissa apoiar os programas oficiais, desenvolvidos pela Agência Nacional do Petróleo (ANP). Hoje, a companhia possui quatro programas com biocombustível, três deles para motores de aplicações veiculares e um para máquinas agrícolas.

Diesel-gás: A MWM INTERNATIONAL já possui motores Série 10 com sistema diesel + gás. A empresa também está desenvolvendo propulsores high speed, da família Sprint, e medium speed, da família Acteon. Os testes estão sendo realizados em motores eletrônicos de 4 e 6 cilindros, com potência que varia de 140 a 260 cavalos.

A mistura dos dois combustíveis é controlada pelo sistema de gerenciamento eletrônico do motor e, dependendo da rotação, o consumo pode atingir a proporção 90% gás e 10% diesel. Um dos resultados positivos é em relação ao desempenho, que não apresentou perda de potência rodando com gás, na comparação com diesel.

Diesel-etanol: A MWM INTERNATIONAL lançou em 2008 o conceito do motor movido a diesel e etanol, em parceria com a Massey Ferguson e a Delphi. Em fase de desenvolvimento, o trator MF 275, com 75 cavalos de potência, apresentou bons resultados nos testes e permite a mistura de 60% de substituição do diesel pelo álcool, com o mesmo desempenho do motor e economia de até 25% no combustível.

O projeto visa atender segmentos específicos de mercado, como usinas e produtores de álcool, que já utilizam tratores a diesel. A utilização dessa tecnologia traz como vantagens custo operacional mais baixo e emissões mais limpas, já que a combustão do etanol não deixa fuligem.

Participação.: Durante o evento, colaboradores da empresa irão apresentar dois temas:

MWM INTERNATIONAL prevê faturamento líquido de US$ 850 milhões em 2009

Fabricante de motores diesel espera encerrar o ano com 110 mil motores produzidos e US$ 70 milhões em investimentos

A MWM INTERNATIONAL Motores, líder no desenvolvimento de tecnologia diesel no Mercosul, confiou na retomada do mercado no segundo semestre deste ano e prevê atingir US$ 850 milhões de faturamento líquido em 2009. A companhia espera fechar o ano com 110 mil propulsores produzidos e US$ 70 milhões em investimentos.

Para o diretor de Vendas e Marketing, Michael Ketterer, as ações estratégicas e os investimentos realizados garantiram o bom desempenho da companhia no segundo semestre do ano, quando o mercado voltou a reagir. “Trabalhamos fortemente para adequar a companhia ao momento econômico e garantir a continuidade dos negócios. Mantivemos o posicionamento de investir em desenvolvimento tecnológico, capacitação dos colaboradores e novos equipamentos para aumentar a produtividade. Esses fatores permitiram que a nossa empresa estivesse preparada para a retomada no segundo semestre de 2009”, afirma o diretor, que tem a previsão de investir mais US$ 345 milhões nos próximos cinco anos.

Em relação às exportações, a empresa espera fechar o ano com US$ 180 milhões e já prevê um crescimento de 40% para o ano de 2010, quando a perspectiva é atingir US$ 250 milhões com exportação de motores e componentes.

Mercado - A MWM INTERNATIONAL mantém a liderança na produção de motores diesel no Mercosul com 36% de participação. Este ano, o segmento de tratores de rodas obteve destaque: além de líder no setor, a empresa registrou 53% de market share, resultado 43% maior comparado a 2008, quando a companhia obteve 37% de participação no segmento. A liderança também permanece no setor de veículos comerciais, com participação de 22%. Já no segmento de picapes médias e utilitários esportivos a empresa registra 31,8% de share.

Além dos segmentos veicular e agrícola, a empresa atua nas áreas industrial e marítima. No setor marítimo, a companhia equipa barcos de recreio e pesqueiros. No industrial, fornece motores para grupos geradores, equipamentos de construção civil, bombeamento de água, irrigação, entre outros.

Negócios - Em abril de 2009, a MWM INTERNATIONAL estabeleceu um acordo de desenvolvimento e produção de motores diesel para dois novos modelos de ônibus da Daewoo Bus, que serão comercializados na Coreia do Sul e em mercados globais. A empresa irá fornecer motores MaxxForce para a Clark ENG Ltd., que desenvolve e produz ônibus para a Daewoo Bus Corporation. A produção terá início em meados de 2011 e deverá atingir o patamar de 25 mil unidades por ano em 2014.

No México, a empresa exporta para a fábrica da Navistar, em Escobedo, os motores MaxxForce 9, de 9.3 litros, e o MaxxForce 7, de 7.6 litros, que atendem as novas normas de emissões requeridas pelo mercado mexicano, EPA 04. Além disso, a companhia fornece os propulsores MaxxForce 4.8 e 7.2, com a tecnologia EGR que atendem as norma Euro IV de emissão de poluentes que também é adotada naquele país. Os modelos são aplicados em caminhões e ônibus da Navistar.

A MWM INTERNATIONAL também possui contrato de licenciamento com a DongFeng Chaoyang Diesel Engine Co, uma das maiores fabricantes chinesas de motores diesel, para fabricar e comercializar motores, NGD 3.0E. Os motores produzidos na China serão aplicados em utilitários esportivos, caminhões leves, pick-ups e microônibus, para o mercado asiático.

A companhia tem ainda uma joint venture na Índia, com a Mahindra & Mahindra, para fabricação de motores diesel de 7.2 litros da família Acteon. Os modelos serão aplicados em ônibus e caminhões médios e pesados.

Linha de produtos diesel: A MWM INTERNATIONAL Motores conta com uma vasta linha de motores de alta tecnologia – de 2,5 a 9,3 litros e de 50 a 375 cavalos de potência – que cumprem as mais rígidas normas de emissões de poluentes.

A companhia possui três unidades industriais instaladas no Mercosul: Santo Amaro (SP), Canoas (RS) e Jesús Maria (Argentina), e conta com 3 mil colaboradores. Além disso, mantém um Centro Mundial de Desenvolvimento de Motores no Brasil, localizado em São Paulo, com 320 colaboradores que atuam na engenharia brasileira e respondem pelas plataformas de motores desenvolvidos no País, utilizando ferramentas modernas de simulação no desenvolvimento virtual de motores. Com isso, a empresa exporta tecnologia para países como México, China, Estados Unidos e Índia, e conta com o reconhecimento da Corporação que considera a área um centro de competência técnica.

Unidades Industriais: Na planta de Jesús Maria, região de Córdoba, Argentina, a MWM INTERNATIONAL é responsável pela usinagem e montagem de diversos sistemas de motores, que são exportados para o Brasil e para as plantas nos Estados Unidos.

No bairro de Santo Amaro, São Paulo, são produzidas as famílias de motores eletrônicos Sprint e Acteon, e também os propulsores da Série 10 e Série 229. A unidade conta com a mais moderna linha de usinagem, onde são produzidos os blocos dos motores Big Bore MaxxForce 11 e 13.

A unidade de Canoas, no Rio Grande do Sul, produz os motores veiculares NGD 9.3E e 3.0E, e os MaxxForce 7 e 9, além de motores agrícolas e industriais. Nessa planta também são montados os cabeçotes dos propulsores seis cilindros, que são exportados para os Estados Unidos.

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