Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/10/2009 - 12:02

'Raridades': mostra reúne o melhor da Arte Naif

A Galeria Jacques Ardies realiza de 17 de outubro a 07 de novembro, em São Paulo, capital, a mostra 'Raridades', que reúne 45 obras de nove dos mais importantes artistas naifs brasileiros já falecidos: Carlos Lousada, Grauben, Ivan Morais, José Pinto, Rosina Becker do Valle, José Antônio da Silva, Sílvia de Léon Chalreo, José da Freitas e Manezinho Araújo.

Segundo o curador da exposição, Jacques Ardies, o objetivo é resgatar obras de arte que são essenciais para a cultura. "Queremos cultivar a memória destes artistas pelo importante legado que deixaram para a arte naif. Por isso, nossa busca foi de obras esquecidas e até mesmo deterioradas, restaurando-as e preservando sua história para trazer esta arte ao público, diz.

A exposição 'Raridade's está sendo preparada há três anos Para ela, foram reunidas cerca de cinco obras de cada artista, do período de 1960 a 1990, para oferecer aos visitantes uma visão do trabalho de cada artista. Entre as obras estão as procissões e o Rio antigo de Carlos Lousada, as borboletas e pássaros da Grauben, as baianas de Ivan Morais, o campo fértil da Bahia de José Pinto, as floresta e festas da Rosina Becker do Valle, as cenas expressivas de José Antonio da Silva, o povo carioca em movimento de Silvia de Léon Chalreo, as narrativas preciosas de José de Freitas e o colorido solar de Manezinho Araújo.

A Arte Naif - A expressão naif é empregada para o gênero de pintura chamado também de ingênuo e às vezes primitiva (no Brasil). Os naifs, em geral, são autodidatas, às vezes, chamados também dos poetas anarquistas do pincel, pois não são submetidos às regras acadêmicas de simetria e perspectiva, permitindo expressar-se com total liberdade. Podemos encontrar pintores naifs entre sapateiros, engenheiros, donas de casa, médicos, operários, diplomatas ou camponeses. A arte naif transcende o que se convencionou chamar de arte popular.

O Brasil junto com a França, a ex-Iugoslávia, o Haiti e a Itália, é um dos "cinco grandes” da arte naif no mundo. Um número importante de obras de pintores naifs brasileiros faz parte do acervo dos principais museus de arte naif existentes no mundo.

. [Exposição Raridades, de 17 de outubro a 07 de novembro de 2009, de segunda a sexta, das 10h às 18h30, sábado das 10h às 16h, na Galeria Jacques Ardies - Rua Morgado de Mateus, 579 - Vila Mariana – São Paulo –SP | Tel.: (11)5539 -7500 | http://www.ardies.com | [email protected] ] | Por: Bette Romero Burlamaqui/Background

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira