Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/10/2009 - 08:04

XVI Festival de Teatro do Rio anuncia os vencedores


Espetáculo dirigido por Oswaldo Montenegro vence em seis categorias.

Três espetáculos dividiram a premiação da 16ª edição do Festival de Teatro do Rio. A peça Filhos do Brasil, dirigida por Oswaldo Montenegro, levou seis prêmios; Relações – Peça Quase Romântica, com direção de Leandro Muniz, venceu em quatro categorias; e a montagem Viúva, Porém Honesta, dirigida por Dudu Gama, ganhou três prêmios. A revelação dos indicados e premiados aconteceu ontem durante a cerimônia de encerramento do festival na Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema, no Rio.

Encenada pela Cia. Mulungo, Filhos do Brasil dividiu o prêmio de Melhor Texto com a montagem Relações – Peça Quase Romântica e venceu também nas categorias Melhor Iluminação, Melhor Direção, Prêmio Especial pela trilha sonora, e Melhor Espetáculo pelo júri oficial e pelo voto popular, o que rendeu ao grupo premiação dupla em dinheiro. “Participar do festival foi uma alegria enorme porque tira os grupos de uma solidão que acaba sendo asfixiante. Ali, temos contato com colegas, com profissionais da área, com outros tipos de visão. Além disso, a visibilidade que o festival proporciona é muito importante para os grupos iniciantes. Me sinto profundamente honrado em receber todos esses prêmios”, declara Oswaldo Montenegro.

Outra vencedora da noite foi a montagem Relações – Peça Quase Romântica, que arrebatou os prêmios de Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Ator Coadjuvante e dividiu o prêmio de Melhor Texto com Filhos do Brasil. Para Leandro Muniz, diretor do espetáculo, a participação no festival foi uma importante vitrine para a companhia. “Espero que a gente consiga fazer uma temporada maior depois desse sucesso no festival. Como o evento é gratuito, muita gente assistiu ao espetáculo, e os prêmios foram importantíssimos para a carreira da peça”, afirma. Já o grupo Cia. do Foco foi o vencedor nas categorias Cenografia, Figurino e Atriz Coadjuvante com a montagem Viúva, Porém Honesta, dirigida por Dudu Gama.

Promovido pelo Centro Cultural Veiga de Almeida, a 16ª edição do festival movimentou a Casa de Cultura Laura Alvim durante os dez dias, reunindo mais de dois mil espectadores. “Essa edição do festival foi um sucesso porque tivemos casa cheia todos os dias, com lotação esgotada, e pessoas de fora querendo assistir aos espetáculos. Acredito que o festival cumpriu o seu papel de dar a oportunidade para que todos possam ter acesso e experiência do teatro. Muitos espectadores do festival estiveram pela primeira vez no teatro e esse era o nosso objetivo”, comemora Anunciata de Almeida, idealizadora e diretora do evento.

Aplausos de especialistas e do público - Ao longo dos seus 16 anos de existência, o Festival de Teatro do Rio vem fomentando a cultura teatral na cidade. Além das apresentações, o festival abre espaço para debates e oficinas gratuitas com importantes nomes da cena teatral. A mistura de gêneros é característica do evento.

Para o ator e diretor Cláudio Handrey, que fez parte do júri, os festivais dão a oportunidade de o público assistir a espetáculos distintos, o que estimula a formação cultural do povo. “Esse ano tivemos gêneros muito diferentes como comédias, musicais, texto de nomes como Nelson Rodrigues, o maior dramaturgo desse país, e Oswaldo Montenegro, que produz um outro estilo de teatro. Esse encontro é muito interessante. O Festival de Teatro do Rio está fomentando cultura e isso é imprescindível”, declara.

Outra singularidade do festival são os debates que acontecem após cada espetáculo. De acordo com o escritor Sérgio Fonta, um dos debatedores dessa edição, eles servem para pontuar o trabalho que foi encenado, esclarecer a plateia. “O debate é uma boa ponte entre artistas e público, ajudando a conscientizar e a agregar. O Festival de Teatro do Rio merece todo o nosso aplauso”, celebra.

Para Júlia Albuquerque, uma das espectadoras que marcou presença em vários dias do festival, a participação do público contribui para o sucesso do evento. “Me sinto muito feliz, já que meu voto foi para o espetáculo vencedor. O festival é ótimo, as peças são muito bacanas, e, o melhor, é tudo de graça, qualquer um pode assistir. O público só tem a agradecer essa oportunidade”.

Ainda durante o encerramento do festival, a diretora do evento já anunciou: “O sucesso foi tanto que gostaríamos que o XVII Festival de Teatro do Rio novamente acontecesse aqui, na Laura Alvim”, planeja Anunciata de Almeida.

O XVI Festival de Teatro do Rio contou com os seguintes apoios: Governo do Estado do Rio de Janeiro, FUNARJ, Casa de Cultura Laura Alvim, Prefeitura do Rio, TV Globo, Grupo Garota, Restaurante Galitos na Brasa, Vinicius Bar e Restaurante, Belmonte, Floricultura Biendonne, Consultoria Cultural, Lion Image, Paradise, Daniele Dessin, Ótica Gipsy, Água DAVIDA e Salão Label M.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira