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10/10/2009 - 08:26

Segundo lugar do Concurso defende ligação entre São Paulo e Aeroporto de Viracopos

Em busca de uma alternativa para ligar os 99 quilômetros que separam a Região Metropolitana de São Paulo do Aeroporto Internacional Viracopos/Campinas, o Engenheiro Civil, Luiz Fernando de Melo, desenvolveu o trabalho que garantiu o segundo lugar do 5º Concurso de Monografia CBTU. Com o título: “Estruturação do problema de escolha da ligação ferroviária entre a região metropolitana de São Paulo e o Aeroporto de Viracopos”. A monografia, embasada no histórico da ligação ferroviária da região, trouxe à tona hipóteses antigas e comparou com as atuais, utilizando uma ferramenta de decisão. O trabalho teve co-autoria de Maria Lúcia Galves, Juliana Silva Watanabe e Ísis Sartori, também engenheiras civis.

O estímulo para participar do Concurso surgiu quando a Dra. Maria Lúcia Galves alertou para a genial iniciativa da CBTU. “Entramos no site da Companhia e obtivemos mais informações. O interesse cresceu muito quando vimos o título deste concurso “A Cidade nos Trilhos”, iniciativa que fomenta o estudo das opções modais sobre trilhos para o transporte público”, declarou o engenheiro premiado.

Formado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, Luiz Fernando, atualmente exerce a função de Analista de Infraestrutura Ferroviária e participou pela primeira vez do Concurso da Companhia. Com a segunda colocação, o trabalho será contemplado em R$ 6 mil, participação no XXIII ANPET - Congresso de Pesquisa e Ensino em Transporte, a ser realizado nos dias 09 a 13 de novembro de 2009, no Hotel Ilha do Boi, em Vitória – ES, com passagens e hospedagem incluídas, certificado e ainda publicação impressa e eletrônica. O autor revelou que apesar da premiação ter sido uma surpresa, ao término do trabalho o grupo ficou muito satisfeito com o resultado.

O grande destaque do trabalho é a própria estruturação do problema que auxilia na decisão de investimentos em qualquer projeto de transportes. De acordo com a dissertação, este método é uma ferramenta poderosa para elucidar questões importantes em projetos deste tipo. Tanto este tema específico, como outros temas, acompanham o dia a dia de quem trabalha com modais de transporte. “Ao término da estruturação o sentimento do grupo foi de uma abordagem bastante abrangente sem, contudo, perder o foco do problema”.

Após o desenvolvimento da monografia, o Analista de Infraestrutura Ferroviária destaca planos futuros para a área, “Agora, o desafio é elaborar uma avaliação multicritério, embasada nesta estruturação, para podermos de forma qualitativa e quantitativa decidir qual a melhor forma de ligação ferroviária entre a Região Metropolitana de São Paulo e o aeroporto de Viracopos”. | CBTU

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